O comportamento de compra do consumidor moderno é muito diferente do que já foi e isso se deve muito a tecnologias como smartphones e o Google, que respondem a perguntas e apresentam produtos e serviços.

E se você acha que a tecnologia está disponível apenas no ambiente digital, você precisa conhecer o conceito de lojas inteligentes!

Você já ouviu falar na Amazon Go? Para comprar no estabelecimento, você só precisa escanear um QR Code para entrar na loja, pegar os produtos que deseja e sair. As câmeras no teto e os sensores nas prateleiras são responsáveis por registrar a compra e dar início ao pagamento automático na conta do cliente.

Já existem lojas inteligentes semelhantes no Brasil, mas de modo geral, esse modelo ainda não é comum. Isso significa que essa pode ser uma oportunidade de inovar e ser referência no mercado.

Você quer saber como fazer isso? Leia o artigo e entenda o que são lojas inteligentes, seus benefícios e como você pode, com base nesse conceito, promover a inovação na sua empresa.

O que são lojas inteligentes?

O conceito faz referência à utilização de dispositivos eletrônicos e softwares, que permitem às empresas automatizar muitas atividades gerenciais e proporcionar ao cliente uma experiência de compra incrível!

Por meio de sensores, etiquetas de radiofrequência e outras tecnologias, uma loja inteligente consegue, por exemplo, aprimorar a gestão de estoque, reduzir as filas no caixa e, ainda, gerar dados valiosos sobre o comportamento de compra dos consumidores.

No Brasil, a Zaitt, um mercado em São Paulo, é uma fonte de inspiração nesse sentido. O cliente efetua o cadastro no aplicativo da empresa, escaneia o QR Code e faz um reconhecimento facial para entrar e o pagamento é debitado automaticamente na saída. Assista ao vídeo a seguir para conhecer melhor esse case de sucesso.

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/RRmEI6oLmcE” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>

Como esse conceito pode beneficiar a sua empresa?

Uma das primeiras vantagens ao utilizar soluções tecnológicas é que a inovação atrai consumidores curiosos e apaixonados por tecnologia. Além de convidar pessoas à loja, se a novidade agradar, é provável que ajude a fidelizar clientes.

Se o consumidor tiver acesso a informações sobre produtos e conseguir pagar sem ter que ir a uma frente de caixa, a qualidade do atendimento também é beneficiada. E isso não exclui a presença de um vendedor, se algum consumidor ou consumidora solicitar.

Você também pode utilizar soluções tecnológicas para automatizar atividades operacionais e gerenciais. O importante é melhorar a experiência do consumidor e otimizar a administração da loja.

A geração de dados sobre o comportamento de compra do consumidor também é um grande benefício, pois ajuda na tomada de decisões mais estratégicas.

Como criar uma loja inteligente?

Se você quiser adotar esse conceito na sua empresa, precisará contratar alguns produtos e serviços. Já comentamos sobre isso em nosso artigo sobre Retail Techs.

As possibilidades são muitas. A Sam’s Club tem um aplicativo que permite ao cliente escanear os códigos de barras dos produtos com o celular e criar o carrinho de compra no sistema. Depois, é só ir em um caixa específico para realizar o pagamento. Se grandes filas são um problema na sua loja, essa pode ser uma solução interessante.

E, se você deseja reduzir os gastos com vendedores, pode utilizar displays ou mesmo um aplicativo para compartilhar informações e sugerir produtos aos consumidores.

No entanto, talvez você pretenda ter uma loja como a Amazon Go e a Zaitt. Nesse caso, você precisará, principalmente, de um sistema RFID (radio-frequency identification). Soluções de reconhecimento facial e mapas de calor também podem ser importantes aliadas.

Assim, você poderá saber quais rotas a maioria dos consumidores faz e seus principais interesses e, com base nisso, criar uma melhor distribuição de produtos na loja.

Além disso, você precisará de um meio de pagamento digital com cartão cadastrado e integrado aos sensores e à conta do cliente na loja. Assim, o sistema pode efetuar o débito automático.

Você ainda pode utilizar, ainda, outras tecnologias, como a Inteligência Artificial e a Realidade Aumentada para outras demandas. As soluções ideais dependem da experiência de compra que você pretende proporcionar aos consumidores e os desafios que deseja vencer.

Imagine como pode ser interessante para o cliente apontar a câmera do smartphone para um produto, como acontece em jogos como o Pokemon Go, ou conversar com um assistente virtual, e ter acesso a informações sobre o catálogo da loja.

Você pode estar imaginando que tecnologias como essas são inacessíveis a pequenas e médias empresas. No entanto, mesmo que isso seja verdade, o conceito pode ser adaptado. Se você não pode investir na criação de um aplicativo, um chatbot pode ser uma alternativa interessante!

Além de todas essas tecnologias, você precisará de sistemas gerenciais. Um ERP (Enterprise Resource Planning) e um CRM (Customer Relationship Management) te ajudarão a salvar e relacionar dados importantes, como históricos de compras, de cada consumidor da loja, o que permite criar estratégias, sugerir produtos e oferecer descontos exclusivos.

É importante lembrar que para otimizar a gestão, não basta gerar dados, é preciso analisar e tomar decisões inteligentes.

Esperamos que você tenha entendido o que são lojas inteligentes e como a tecnologia pode ajudar empresas de comércio a melhorar a experiência de compra do cliente. Naturalmente, algumas dessas soluções não são acessíveis a muitas empresas de pequeno e médio porte, mas o conceito pode guiar ações incríveis! Ainda que você não consiga instalar dezenas de câmeras na sua loja ou investir em um aplicativo próprio, vale a pena pensar em como utilizar tecnologias mais simples, como um chatbot e sistema gerencial, para melhorar a satisfação do cliente e gerar dados valiosos para a gestão da empresa.

Você quer saber mais sobre por que a tecnologia é importante para o futuro das empresas? Então aproveite que está aqui e leia o artigo ‘Transformação digital: o que é e qual a sua importância‘ agora.

[gs-fb-comments]