Como colocar a Sacolinha no Instagram

Sim, a famosa sacolinha que permite que os usuários comprem os seus produtos é algo que muitos lojistas desejam, não só para poder criar um canal de vendas extra, mas também para gerar um engajamento nas postagens e, é claro, beneficiar-se das compras por impulso, muito comuns em compras online.

E as vantagens não param por aí!! Boa parte dos brasileiros teve as suas primeiras experiências de compra online no período da pandemia e, boa parte deles, quer alternar entre compras na loja física e compras online.

Pensando nisso, o CakeERP preparou um material mostrando passo-a-passo para configurar a sua loja e finalmente ter a tão visada sacolinha do Instagram. Confira:

 

 

 

Leve este conteúdo na mão, baixe o e-book acima

Pré-requisitos:

É preciso ter um e-commerce

Sim, isso é fundamental!! O Instagram Shopping e Facebook Shopping (em seguida explicaremos porque ele também é necessário) trabalha com a marcação de produtos nas fotos (da mesma forma que vc marca pessoas no seu Instagram pessoal) e para que esta marcação possa acontecer com os produtos da sua loja, é preciso que você tenha um catálogo de produtos lá do seu e-commerce, integrado ao Instagram, permitindo que vc identifique o produto, o preço seja reconhecido pela ferramenta e o usuário possa seguir para o seu e-commerce para finalizar a compra.

Um bom sistema de e-commerce, com um catálogo bem configurado, certamente farão a diferença na sua operação, afinal, a ideia é que o processo, depois de configurado, seja de fácil operação.

O sistema ERP da sua loja precisa estar integrado ao e-commerce

A não ser que você queira ter muitos problemas. O sistema ERP da sua loja é parte importante deste processo, pois é ele que cuida de toda a operação de retaguarda da sua loja. Imagine se as suas vendas no Instagram surpreendam e você não tenha estoque para entregar? O risco é muito grande, não é mesmo?

Existem sistemas ERP já preparados para atender a sua loja em operações de “Social Commerce”, que é como são chamadas as vendas por redes sociais.

É fundamental que você tenha um bom controle de estoque, gestão de compras, de vendas, controle financeiro, relatórios e tudo mais que um ERP de qualidade pode te oferecer.

Mas atenção: o ERP deve ter integração com seu sistema de e-commerce para que tudo funcione corretamente.

Nem todo ERP tem integração com as melhores plataformas de e-commerce, por isso, é preciso estar atento para não ser surpreendido negativamente.

Tenha um sistema de pagamento online

Se você já tem um e-commerce, esse processo já está configurado no sua plataforma, mas caso não tenha, você precisará ter uma prestadora de meio de pagamentos, para que você inserir a URL no Instagram e para que o seu cliente consiga fazer o pagamento, com facilidade.

Tenha logística para entrega

Lembre-se que que para vender online, é preciso, na maioria das vezes, entregar ao cliente no endereço por ele escolhido. Para isso, é fundamental que você tenha um bom serviço de entrega, monitoramento. A satisfação do cliente com a entrega é parte importante da sua loja no Instagram.

Tá, mas e a sacolinha?

Certo. Depois de solucionados estas questões nada simples, é chegada a hora de configurar o seu Facebook e Instagram, para finalmente colocar a sacolinha para funcionar. Abaixo, segue o passo-a-passo:

Verificações básicas para iniciar:

  • Utilize a última versão do Instagram
  • Tenha um perfil comercial no Instagram
  • Seja o administrador da página da loja no Facebook
  • Tenha a página do Facebook Vinculada a conta do Instagram
  • Crie (caso não tenha) uma conta no gerenciador de negócios do Facebook
  • Tenha uma loja no Facebook ou catálogo de produtos no Gerenciador de negócios

Passo a passo para criar sua loja no Instagram

 


O Perfil comercial

    Para início de conversa o perfil da sua loja no Instagram precisa estar configurado como “comercial”, seguido os seguintes passos:  Vá até “conta” e “mudar para conta profissional”. Depois selecione a opção que identifica a sua loja “empresa”. Selecione a categoria que a sua loja se enquadra escolhendo as opções. Lembre-se de tornar a conta pública para que o perfil comercial possa ser criado.    


Vincular a Conta no Instagram com a página da loja no Facebook

    No perfil do Instagram toque em “Opções”. Em seguida, em “Contas vinculadas” e selecione “Facebook”. Caso seja o primeiro acesso. Faça o login e a senha do Facebook. Em seguida, sua conta será vinculada a sua linha de tempo PESSOAL no Facebook. Para vincular a PÁGINA, clique em Facebook novamente e escolha a página que você gerencia.    


Criando o seu catálogo no Facebook

    Acesse a página da loja no Facebook e clique em “criar catálogo”. Escolha a categoria de produtos da sua loja e selecione “Carregar informações de produto”. Escolha um nome para o seu catálogo e clique em “Criar”. Você receberá um texto do com o “Catálogo criado”. Para editá-lo, basta clicar em “Visualizar catálogo”. O Facebook trabalha com dois tipos de catálogos:      

 












                        • Anúncios dinâmicos – para alcançar pessoas com interesses em comum;

                       

                       

                   

                   

               

               

           

           

       

       

 

 

 












                        • Anúncios para gerar tráfego – para aumentar as visitas no site da marca.

                       

                       

                   

                   

               

               

           

           

       

       

 

            Você precisará escolher qual dos dois se enquadra melhor no objetivo da loja e depois disso, basta clicar em “Adicionar produtos”.  O passo seguinte é fazer o upload da foto e incluir as informações do produto: nome, descrição, site e preço.     Feito isso, agora é preciso esperar a aprovação do Facebook para depois, montar a sua loja no Instagram (sim, uma depende da outra).     Se tiver dúvidas, consulte a seção “Criar catálogo” na central de ajuda do Facebook para Empresas.    


E se eu já tenho um e-commerce?

    Caso você já tenha um e-commerce, você não precisa criar o catálogo no Facebook para habilitar a sacolinha do Instagram, basta integrar o gerenciador de negócios a plataforma do e-commerce ou subir o catálogo do e-commerce por API, o que direciona os posts do seu Instagram diretamente para o seu e-commerce.    


Como criar um catálogo de loja virtual?

    Se você já trabalha com e-commerce, não é preciso criar um catálogo de produtos no Facebook para criar sua loja no Instagram.     Nesse caso, você tem duas opções:      

 












                        • integrar o Gerenciador de Negócios à sua plataforma de comércio eletrônico

                       

                       

                   

                   

               

               

           

           

       

       

 

 

 












                        • habilitar a opção de plugins de redes sociais na sua loja virtual e direcionar os posts da loja do Instagram direto para a sua plataforma de e-commerce.

                       

                       

                   

                   

               

               

           

           

       

       

 

            Para isso, você só precisa selecionar a opção “Conectar à plataforma de comércio eletrônico” quando estiver adicionando produtos no Instagram.     


Habilitando a sacolinha no Instagram

    É chegado o grande momento, fácil não foi, mas também não foi difícil (mentira).     Com todas as etapas que citamos realizadas, finalmente iremos colocar a salinha no Instagram (oh glória).     Acesse “Configurações” no seu perfil comercial, clique em “Empresa” e em seguida em “Compras no Instagram” e sua conta será enviada para análise.     As vezes o Instagram demora, o que é bem normal, mas você pode ir acompanhando o processo acessando o “Compras”.     Após o pedido aprovado, você já conseguirá marcar produtos nas fotos dos posts do seu Instagram, e funciona da mesma forma com que você costuma marcar amigos nos seus posts pessoais.     Se as opções de marcar os produtos ainda não aparecer para você, talvez a sua conta ainda não tenha sido aprovada e você pode fazer contato diretamente com o Instagram por aqui.    


Marcando produtos na sua loja do Insta

    Agora que o mais trabalhoso já passou, basta criar um post com a foto do produto e escolher a opção “marcar produtos”.     No FEED, a opção fica abaixo do conteúdo e da marcação de pessoas e nos STORIES, fica junto da aba de stickers.    


Algumas dicas do Instagram

     

 












                        • crie, no mínimo, 9 posts na loja do seu perfil comercial para ativar a guia de compra;

                       

                       

                   

                   

               

               

           

           

       

       

 

 

 












                        • marque o máximo de produtos possível nas imagens. Isso ajudará o público a navegar;

                       

                       

                   

                   

               

               

           

           

       

       

 

 

 












                        • DIVULGUE sua loja no Instagram! Use o Stories para isso (faça um tutorial ensinando a navegar pelo feed da loja);

                       

                       

                   

                   

               

               

           

           

       

       

 

 

 












                        • use os diferentes formatos para vender: imagem única ou carrossel;

                       

                       

                   

                   

               

               

           

           

       

       

 

 

 












                        • tenha certeza de que as marcações estejam corretas! Isso garante a qualidade da experiência dos usuários na sua loja no Instagram e na sua loja virtual.

                       

                       

                   

                   

               

               

           

           

       

       

 

            O Instagram criou um passo-a-passo para te ajudar, basta acessar neste link.    


Quer saber mais sobre “Como Vender no Instagram?”

   


 

Confira nossos conteúdos aqui e aqui e conheça a nossa solução de Social Commerce, que é ideal para sua loja física vender no Instagram, no Facebook, e, é claro na sua loja física.

Dica: Nunca compre seguidores, prefira sempre fazer um trabalho profissional e dentro das regras do Instagram. Isso vai fazer a diferença na sua loja!!!

Quer saber como montar uma vitrine na seu Instagram e tornar ele mais atrativo? Nossos parceiros da Vitrine Perfeita têm dicas, cursos e muitos materiais interessantes para a sua loja. Confira aqui