O setor de meios de pagamento saiu do estado de inércia e vem passando por profundas mudanças. Nos últimos anos, houve uma proliferação de novos métodos, na maioria dos casos, atrelados ao uso de dispositivos móveis. Esse movimento acompanha a transformação do perfil dos consumidores, que vem se tornando cada vez mais conectado e exigente.

Nesse sentido, é essencial para os varejistas oferecer diferentes opções de pagamento a seus clientes, visto que isso impacta diretamente na experiência de compra e consequentemente, nas vendas.

No comércio eletrônico isso é ainda mais perceptível: Segundo levantamento da E-Commerce Radar,  em 2017 a taxa de abandono dos carrinhos de compra foi superior a 80%. Dentre as principais razões encontram-se o valor do frete, o prazo de entrega e o fato da loja online não oferecer a opção de pagamento que o cliente deseja.

Como o varejo caminha para uma estratégia omnichannel, a oferta de diferentes opções de meios de pagamento é uma necessidade tanto para as lojas online quanto para as lojas físicas.

Continue a leitura para entender um pouco mais sobre os novos meios de pagamento e como eles podem impactar nos resultados do seu negócio!

A transformação do dinheiro

meios de pagamento

A digitalização do dinheiro é um projeto que está em curso já há algum tempo. Ano após ano aumentam as transações efetuadas por cartões de débito e crédito, em detrimento do uso de cédulas. Em alguns países europeus já se fala na extinção do papel-moeda nos próximos anos, tal qual vem acontecendo com o cheque.

A tendência é que meios de pagamento digitais ganhem cada vez mais espaço e se consolidem como a principal forma de transferência de valores em um futuro próximo. Essa transformação é motivada, principalmente, pela mudança do perfil do consumidor que, cada vez mais, concentra suas atividades diárias em dispositivos móveis.

Além disso, o avanço da tecnologia, o surgimento das fintechs e moedas digitais tem colaborado para que novos meios de pagamento se popularizem no mercado. As vantagens oferecidas são, principalmente, segurança, praticidade e agilidade nas transações.

A importância de oferecer diferentes meios de pagamento

Como dito anteriormente, no comércio eletrônico, muitas compras são abandonadas quando a empresa não oferece a opção de pagamento desejada. Esse comportamento, certamente, também ocorre em lojas físicas, no entanto, é mais difícil de ser captado.

Além do mais, atualmente, percebe-se um movimento cada vez mais intenso visando reduzir as barreiras que separam as lojas online e offline.

Dessa forma, contar com diversas opções de pagamento é crucial para garantir melhores resultados. E não apenas isso: fornecer o método desejado pelo cliente é essencial para enriquecer sua experiência de compra, fator decisivo para a fidelização.

Ou seja, disponibilizar diversas formas de pagamento não apenas impacta nas vendas atuais, mas também nas futuras.

Segmentação etária

A idade tem se mostrado um fator determinante do método de pagamento preferido do cliente. Assim, os millennials estão mais inclinados às soluções digitais porque buscam conforto, rapidez, rastreabilidade e funcionalidade em suas transações. Por outro lado, os usuários de gerações anteriores preferem o pagamento em dinheiro ou em cartão, pois preferem uma maneira mais tangível, segura e disponível em qualquer caso.

Sendo assim, as empresas que desejam atrair esse novo público, precisam oferecer meios de pagamento mais modernos e digitais. Vale lembrar que os millennials representam, atualmente, cerca de 30% da população brasileira e, em 2025, já serão 75%.

Dessa forma, as empresas que desejam ter sucesso no futuro precisam desenvolver, desde já, estratégias para conquistar esse novo público. Oferecer soluções e meios de pagamento desejados é um passo fundamental.

O que vem por ai?

O setor financeiro viu uma evolução substancial e avanços tecnológicos nos últimos anos – e o setor de pagamentos está na vanguarda dessas mudanças. O mercado global de provedores de pagamento está ficando cada dia mais diversificado, composto tanto de antigos players, como de novos empreendimentos focados em fornecer soluções altamente inovadoras.

Confira a seguir os métodos de pagamento que estão em voga e as soluções que prometem mudar completamente as formas de pagamento.

Cartões

Atualmente, o dinheiro de plástico ainda tem a preferência dos consumidores, mas mesmo essa opção vem sofrendo grandes transformações. O uso de cartões pré-pago, por exemplo, apresentou grande alta recentemente.

As estratégias das empresas também mudaram significativamente. Nos últimos anos, houve um aumento crescente de lojas que oferecem o cartão próprio e, com ele, uma série de benefícios, que visam à fidelização do cliente.

Mas os consumidores querem mais. É crescente a procura por experiências de pagamento mais integradas, como soluções de cartões que também permitem o pagamento por meio de um aplicativo que ajuda a superar a divisão físico-digital.

Outra inovação que esse método de pagamento apresentou foram os cartões contactless. Essa solução visa a agilizar transações para valores menores.

Estes cartões permitem fazer pagamentos sem a necessidade de digitar a senha, basta aproximar o cartão (a menos de 4 centímetros de distância) de um terminal de pagamento automático preparado para receber pagamentos contactless.

Pagamentos baseados na tecnologia NFC

Após um incerto começo, a NFC surgiu como uma das principais tecnologias de pagamento por proximidade. Essa solução reduz significativamente a complexidade para bancos e varejistas que implementam essas modalidades de pagamento, permitindo que os usuários façam transações sem contato, a partir de seus dispositivos móveis.

A posição da NFC dentro do ecossistema foi então consolidada pelo lançamento das várias plataformas que usam essa tecnologia. Além dos smartphones, ela está presente em outros wearables, como relógios digitais, pulseiras, etc.

Em se tratando de consumidores hiperconectados, esse meio de pagamento, sem dúvidas, conta com grande potencial para se tornar um dos principais métodos utilizados em um futuro próximo.

Retorno do QR Code nos meios de pagamento

O crescimento mais impressionante nos pagamentos por proximidade móvel, no entanto, tem sido os QR Codes. Até agora, isso foi, em grande parte, impulsionado pela China. Plataformas de pagamento baseadas em QR Code, como o AliPay e o WeChat Pay surgiram como fenômenos culturais, tornando o dinheiro obsoleto em áreas urbanizadas.

No entanto, o sucesso dos QR Codes não se limita apenas à Ásia. De fato, as maiores plataformas de varejo de pagamentos móveis do mundo todo estão unidas no uso dessa tecnologia, incluindo gigantes do mercado como Walmart e Starbucks.

Os varejistas em todo o mundo estão, portanto, buscando alavancar a simplicidade e a flexibilidade oferecidas pelos QR Codes nos seus pontos de venda.

Sem dúvida, cartões, NFC e QR Code serão responsáveis pela maioria dos pagamentos nos próximos anos. Vale lembrar que, cada uma dessas opções podem incluir um leque imenso de opções e os varejistas precisam estar atentos às tendências do mercado e ao perfil de seu público-alvo.

Vantagens da diversificação dos meios de pagamento

Como vimos, uma das principais vantagens de contar com diversos meios de pagamento é proporcionar uma experiência de compra positiva, garantindo, assim, compras atuais e futuras.

Mas esse não é o único benefício. Para os lojistas, os pagamentos digitais representam transações seguras e documentadas, redução da inadimplência e, claro, aumento do volume de transações.

Por isso, é importante começar agora mesmo a avaliar quais métodos de pagamento faz sentido implementar em seu empreendimento para que você não perca mais vendas e para preparar seu negócio para o futuro.

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]