A expectativa por mudanças significativas em modelos de negócios já existe desde a década de 90, com a popularização dos computadores pessoais, da internet e a evolução de outras soluções tecnológicas.

No entanto, a transformação digital ainda é assunto atual — e de muita importância. As inovações que surgiram desde aquela época foram responsáveis pelo crescimento e declínio de muitas empresas.

A Blockbuster, famosa locadora de filmes em videocassetes, por exemplo, chegou a ter mais de 8.000 estabelecimentos, em alguns países. Atualmente, possui apenas uma loja nos Estados Unidos.

A empresa não conseguiu acompanhar as novidades tecnológicas e, quando teve a oportunidade, escolheu não comprar a Netflix.

Esta, no início, enviava DVDs para a casa dos clientes por serviços de remessa postal. Atualmente, é a maior plataforma de streaming do mundo.

Essa história ajuda a entender por que é tão importante entender os movimentos do mercado e, sobretudo, os avanços tecnológicos que podem mudar definitivamente o cenário em que atuam empresas.

Este artigo tem o objetivo de esclarecer o que significa e a importância da transformação digital. Acompanhe a leitura até o final e entenda como adaptar a empresa a essa era de importantes inovações.

Conceito

A transformação digital é um processo que consiste, basicamente, no uso de tecnologia, como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Cloud Computing, para otimizar empresas e seus resultados.

Assim, o conceito também está relacionado à geração, análise e ao uso de dados, o que permite otimizar diversos processos gerenciais e a experiência do consumidor.

No entanto, não basta adotar soluções tecnológicas para adaptar o modelo de negócios de uma empresa às demandas do consumidor. Afinal, “inovação não é tecnologia, é transformação de processos e produtos“.

Isto significa que, para inovar, é preciso, também, mudar a cultura da organização. As empresas precisam integrar a tecnologia em seu cotidiano, em diversos processos e, assim, agregar valor aos clientes.

A transformação digital inclui, ainda, a contratação de talentos e a adoção de uma estrutura organizacional que viabilize esses novos processos gerenciais.

Importância da transformação digital

Inovar é necessário para vencer a concorrência e conquistar a preferência do público-alvo. Sair na frente, como pioneiro, é importante, independentemente do porte e nicho da empresa.

A novidade é que, em uma era de tantos avanços tecnológicos, a inovação está relacionada a soluções digitais que facilitam processos gerenciais e a vida do consumidor moderno.

Hoje, quando uma pessoa deseja comprar um produto, muitas vezes, é no Google que pesquisa informações, busca por opiniões e compara preços, antes mesmo de conversar com um vendedor.

Estar presente em buscadores, nas redes sociais e, em alguns casos, ter um e-commerce, assim, é importante para atender a esse público.

No entanto, essa jornada pode não finalizar na internet. Seja pelo custo do frete, por falta de confiança ou por algum outro motivo, o consumidor pode desistir de comprar online, o que faz muito sentido para alguns itens.

Ele pode, ainda, comprar o produto online e solicitar a retirada em um estabelecimento físico — em linha com as tendências de omnichannel, prática que tem como objetivo unir a atuação offline e online de empresas.

Essa jornada de compra do consumidor moderno, portanto, é uma oportunidade para empresas atuarem de acordo com o conceito de varejo 4.0, o “varejo da era digital”.

Além de, potencialmente, atrair mais clientes online e melhorar a experiência de compra, empresas que inovam, podem, ainda, reduzir gastos.

A redução no uso de papel e impressão de documentos, a economia nas contas de energia e o menor espaço de escritório necessário à armazenagem de documentos — que podem ser gerenciados na Nuvem —, são excelentes benefícios adicionais.

Adaptação às novidades

A inovação é, como comentado anteriormente, em alguns casos, essencial para a sobrevivência de empresas. Se considerarmos que os Millennials, ou Geração Y, no futuro, terão maior poder de compra, isso fica ainda mais evidente.

Afinal, esses jovens são conhecedores de tecnologia. Por isso, empresas que souberem usar soluções digitais para se relacionar, ou mesmo contratar esse público, deverão ter boas chances de sucesso.

Assim, é importante desvendar oportunidades de inovação e se adaptar às demandas do mercado em uma era de soluções digitais e novos modelos de negócio.

A tecnologia de cloud computing, por exemplo, está no centro da gestão de muitas dessas novas empresas inovadoras, pois facilita a digitalização de documentos, de processos ou mesmo viabiliza o produto, como é o caso da Netflix.

Alguns dos Sistemas Integrados de Gestão Empresarial mais inovadores da atualidade, por exemplo, costumam utilizar a tecnologia em nuvem para permitir o compartilhamento e o acesso a arquivos remotamente.

Essa solução, aliás, otimiza o trabalho de equipes remotas, modelo que foi adotado por muitas empresas durante a pandemia do novo coronavírus.

Um ERP em nuvem não só automatiza atividades como o controle de estoque, mas também facilita o processo de tomada de decisões gerenciais.

Os investimentos em marketing digital e a presença das empresas nas redes sociais também são iniciativas alinhadas à transformação digital, pois ajudam a atrair e a comunicar a mensagem da empresa ao público pela internet.

Essas plataformas, aliás, podem atuar como importantes fontes de dados que ajudam a entender o perfil do cliente ideal e otimizar as campanhas de marketing, reduzindo custos e gerando mais oportunidades.

No entanto, não basta investir em tecnologia para acompanhar o mercado, pois como comentado anteriormente, inovar exige mudanças culturais.

Assim, a empresa precisa entender como as soluções ajudarão no processo de transformação digital, planejar estrategicamente as ações e contratar ou treinar colaboradores para utilizar essas soluções.

A transformação digital, em resumo, refere-se à adoção de soluções tecnológicas, a mudanças culturais e ao uso de dados em uma empresa para atender a demandas e otimizar processos gerenciais. Esse conceito está muito relacionado à necessidade de inovação e, portanto, é essencial para manter a competitividade e até mesmo a sustentabilidade de empresas.

Você quer saber mais sobre soluções utilizadas em empresas inovadoras e atuais? Então, sugerimos a leitura do artigo ‘O desafio de simplificar com a tecnologia‘.

Também recomendamos para você!

Limite do Pix? Entenda as regras e como funcionam – https://blog.nubank.com.br/limite-do-pix-qual-e/

[gs-fb-comments]