Todos os anos, no dia 15 de março, é comemorado como o Dia do Consumidor. Essa data tem se tornado cada vez mais importante no calendário do varejo e representa uma grande oportunidade para as empresas venderem mais.

 

Essa data vem ganhando tanta relevância que já é considerada a “Black Friday” do primeiro semestre, o que mostra o grande potencial que pode ser explorado pelos comerciantes.

 

Continue a leitura para saber um pouco mais sobre o Dia do Consumidor e para conhecer algumas dicas de ações que podem ajudar a sua empresa a vender mais nessa data!

 

A história por trás do Dia do Consumidor

consumidor

O Dia do Consumidor, também chamado de “Dia Mundial dos Direitos do Consumidor”, foi inspirado pelo presidente norte americano John F. Kennedy.

 

No dia 15 de março de 1962, ele fez um discurso especial no congresso dos EUA, no qual abordou formalmente a questão dos direitos do consumidor. Ele foi o primeiro líder mundial a se posicionar sobre esse assunto.

 

Em sua mensagem, Kennedy destacou que todo consumidor possui uma série de direitos, incluindo direito à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido.

 

O posicionamento do presidente americano gerou debates ao redor do mundo e o tema passou a ser matéria de vários estudos, principalmente de juristas. Esse também foi o fator que deu visibilidade e fortaleceu diversos grupos que visavam a garantir o direito dos consumidores.

 

Somente em 1985, 23 anos após o ato de Kennedy, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor.

 

Dia do Consumidor: uma oportunidade para vender mais

O Dia do Consumidor está cada vez mais popular. Segundo estudo da Social Miner, conduzido pela Opinion Box, 64,1% dos consumidores online já conhecem essa data tão importante para o varejo.

 

Além disso, o estudo constatou que mais de 54% dos entrevistados pretendem aproveitar Dia do Consumidor de 2020 para fazer compras, ao passo que cerca de 31% ainda estão em dúvida.

 

Esses números revelam que essa data já é muito relevante para o mercado nacional e que ainda possui grande potencial para crescimento.

 

Vai perder essa oportunidade? Confira a seguir algumas dicas de como vender mais nessa data!

 

Dicas de como aumentar suas vendas no dia do consumidor

metas de vendas

Este ano, o dia do consumidor será em um domingo. Por isso, o ideal é que você utilize a semana seguinte para realizar suas ações para vender mais. Confira algumas delas!

 

Informe seu público sobre a data

Embora o estudo da Social Miner tenha atestado que a maior parte dos entrevistados já conhecem a data, ainda há uma grande parcela que desconhece. Além disso, não custa lembrar a todos que as comemorações estão chegando.

 

Por isso, use seus canais preferenciais, como e-mail, SMS, redes sociais, etc. para comunicar a seu público sobre a data e também sobre as suas ações exclusivas.

 

Pesquise as tendências de mercado

Dentre seus produtos, procure dar destaque àqueles que possuem maior demanda. É uma excelente oportunidade para atrair seu público para sua loja física ou seu e-commerce.

 

Se você possui um sistema ERP, essas informações podem ser obtidas facilmente por meio de relatórios gerenciais de vendas.

 

Você também pode usar outros meios para descobrir o que está sendo mais buscado no mercado, por meio de ferramentas do Google, por exemplo.

 

Aposte em uma decoração especial

Chame a atenção para a sua loja física por meio de uma decoração comemorativa e atraente. O consumidor precisa sentir que essa, realmente, é uma data especial para que desperte o desejo de ir às compras.

 

Se você possui um e-commerce, vale a pena apostar em um design diferenciado para os dias em que forem realizadas ações de vendas especiais.

 

Ofereça descontos incríveis

descontos

Nada melhor do que descontos para motivar os clientes a comprarem. No entanto, você precisa de ofertas realmente atrativas. O sentimento de “enganação” deve ser evitado a todo custo.

 

Para que você consiga oferecer descontos incríveis, é essencial conhecer a margem de contribuição de cada produto para que você consiga vender mais por um menor preço, sem abrir mão da lucratividade.

 

Crie o senso de urgência

Clientes, em geral, gostam de fazer pesquisas antes de comprar. Isso, muitas vezes, faz com que as empresas percam muitas vendas devido a uma série de fatores.

 

Por exemplo, o cliente pode estar de passagem pela rua da sua loja, ver um produto de seu interesse, com bom preço, ir pesquisar em outras lojas e não voltar. Não porque achou um preço melhor, mas porque ficou tarde, apareceu um imprevisto ou já está muito longe da sua localidade.

 

A mesma coisa pode acontecer em seu site. O consumidor pode, por exemplo, ir navegar em outras lojas e esquecer seu endereço.

 

Por isso, é muito importante criar o senso de urgência, ou seja, fazer com que o consumidor sinta que se não realizar a compra naquele momento, estará perdendo uma grande oportunidade. Algumas formas de fazer isso são:

  • Criar ofertas por tempo limitado;
  • Enviar mensagens com ofertas exclusivas para clientes recorrentes (e deixar claro que é uma oportunidade exclusiva);
  • Oferecer número limitado de produtos em oferta;
  • Oferecer descontos progressivos;
  • Preparar seu estoque

 

Valorize a experiência do cliente

dia do consumidor

Em datas especiais você tem uma chance de ouro para encantar seu cliente e transformá-lo em um comprador recorrente. Para isso, você deve oferecer uma experiência de compra inesquecível.

 

Isso envolve uma série de fatores, dentre os quais podemos destacar:

  • Ofereça um atendimento acima das expectativas;
  • Aposte em uma abordagem omnichannel;
  • Ofereça as opções de pagamento da preferência de seu cliente;
  • Evite demoras no processo de finalização da compra;
  • Considere utilizar ações de marketing sensorial.

Prepare seu estoque

Em datas especiais como o Dia do Consumidor, espera-se que haja aumento significativo no volume de vendas. Isso significa que sua empresa precisa ter estoque suficiente para atender a demanda e, assim, não frustrar as expectativas de nenhum cliente.

 

Por isso, é essencial fazer uma análise histórica de vendas em datas semelhantes, para que você consiga efetuar previsões realistas e, acima de tudo, adquirir um estoque de acordo com suas vendas.

 

Nesse sentido, um sistema de controle de estoque é muito importante para que você consiga fazer uma previsão realista que atenda às suas necessidades.

 

Agora você já sabe mais sobre o Dia do Consumidor e conhece algumas dicas para aumentar suas vendas nessa data.

 

E, que tal aumentar o seu volume de vendas durante o ano todo? Conheça nossas 13 dicas de como alcançar esse objetivo!

 

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]