Aumentar as vendas e reduzir os custos são os dois principais pilares para melhorar os resultados de uma empresa. Por isso, não é surpresa que os varejistas estejam sempre buscando formas de vender mais.

Em um mercado cada vez mais concorrido, é preciso buscar diferentes meios para potencializar as vendas, seja aumentando o número de clientes, o ticket médio de cada cliente ou ambos.

Embora não exista nenhuma receita mágica que vá ajudar sua empresa a vender mais, existem procedimentos capazes de aumentar as suas chances consideravelmente. Confira as principais a seguir!

Defina seu público-alvo para vender mais

publico alvo

A primeira medida relevante para que sua empresa possa vender mais é entender para quem ela está fornecendo produtos.

Definir o seu público-alvo ajuda você, dentre outras coisas, entender as necessidades de seus potenciais clientes e, assim, oferecer produtos que realmente façam sentido para eles.

Além disso, ao conhecer o seu público, você saberá exatamente como chegar até ele, quais meios e qual linguagem utilizar. Quanto mais você aprender sobre seus gostos, necessidades, poder aquisitivo, etc, melhor.

É obtendo informações relevantes sobre seu público-alvo que sua empresa terá condições de oferecer produtos, condições e métodos de pagamento, programas de fidelidade e tantos outros atrativos que façam a diferença no momento da escolha entre sua empresa e a concorrência.

Desenvolva uma equipe de vendas vencedora

O atendimento ainda é a alma do varejo. Por isso, para vender mais é necessário desenvolver uma equipe com uma abordagem apropriada para o seu público, para conquistá-los e oferecer uma experiência de compra agradável e única.

Para isso, você deve levar em consideração uma série de pontos que ajudarão a manter uma equipe motivada e vencedora:

  • Contrate vendedores apaixonados e conhecedores dos produtos que você vende. Isso exige um grande compromisso com o processo de entrevista e contratação.
  • Treine esses associados para criar ótimas experiências de compra com todos os clientes. A maioria dos varejistas treina sua equipe apenas para realizar vendas. Se você deseja construir uma relação de longo prazo com seus clientes, é preciso ir além. Hoje em dia, é essencial focar na experiência do cliente e torná-la inesquecível. Lembre-se que entre bom atendimento e preço baixo, certamente a maioria dos clientes escolhem a primeira opção.
  • Capacite seus funcionários de vendas a interagir com seus clientes – não os sobrecarregue com atividades secundárias como limpeza, deixe-os colocar seus clientes em primeiro lugar. Para isso, é importante ajudá-los a conhecer bem o seu público-alvo e deixá-los a par do atendimento que seus clientes esperam receber.
  • Ofereça remuneração e recompensas adequadas – uma equipe satisfeita trabalha melhor e isso ajuda a vender mais. Por isso, esteja seguro de que sua empresa oferece uma remuneração competitiva e uma estrutura de comissão que estejam em linha com as expectativas de seus colaboradores.

Esses são apenas alguns pontos que devem ser observados na gestão de sua equipe de vendas. Muitos outros programas podem ser implementados a fim de obter resultados ainda melhores.

Para vender mais, tenha uma presença digital

digital

Atualmente, a pesquisa na internet tornou-se um passo fundamental na jornada de compras dos consumidores. É o que confirma uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). Segundo o levantamento, 97% dos brasileiros busca informações online antes de realizar uma compra em lojas físicas

Logo, é essencial para sua empresa estar presente no meio digital, apresentando seus produtos, suas ofertas, tirando dúvidas e muito mais.

Você pode ter um site detalhado, um blog, redes sociais e muito mais. Tudo irá depender do perfil do seu público-alvo e de quais canais eles costumam consultar em sua jornada de compra.

Elabore metas de vendas desafiadoras, mas alcançáveis

Uma das chaves para vender mais é definir metas de acordo com a realidade da empresa. No entanto, é preciso ter cuidado ao estabelecer os objetivos: eles precisam ser desafiadores, mas alcançáveis.

O ideal é que as as metas sejam alcançadas pelo menos 70% das vezes. Caso contrário, elas são muito altas e correm o risco de desmotivar sua equipe. Da mesma forma, se elas forem alcançadas 90% dos casos ou mais, isso pode indicar que são muito baixas e não estão pressionando sua equipe.

Depois de definir seus objetivos, comunique-os à sua equipe e mantenha-os em mente. É muito importante realizar um acompanhamento tempestivo e atualizar seus colaboradores sobre o cumprimento ou não das metas.

Atualize seus elementos visuais regularmente

produtos

Ter uma loja bonita e uma vitrine sofisticada é apenas o primeiro passo. Para continuar gerando tráfego e vendas, você precisa manter o visual atualizado. Isso significa renovar regularmente para acompanhar as últimas tendências e estações do ano.

Passar a impressão de “novidade” sempre é uma forma de tornar seu espaço mais atraente e convidativo, mesmo para clientes que não estão necessariamente em busca de realizar uma compra no momento.

A principal dica é: seja relevante! Atualize as principais exibições na loja regularmente para refletir o que está acontecendo sazonalmente e localmente para conectar-se melhor às necessidades dos compradores.

Em outras palavras, não deixe passar temporadas e eventos em sua loja. Coloque ocasiões especiais e datas de compras no seu calendário de varejo e planeje-as com bastante antecedência. Como será a sua loja no Dia das Mães? E na black friday ou no Natal?

Planeje suas iniciativas de exibição de vitrines e merchandising. Ter sinalização relevante e adotar estratégias de trade marketing também podem ajudar sua empresa a vender mais. À medida que um feriado de compras se aproxima, crie grandes sinais óbvios para lembrar os clientes de fazer compras para a ocasião.

Considere abrir uma loja on-line

A cada ano, o comércio digital aumenta no Brasil e essa é uma forte tendência para o futuro. Por isso, ter uma loja on-line pode ser uma grande oportunidade para sua empresa vender mais.

Caso você opte por abrir um e-commerce, é fundamental entender os métodos de precificação de seus produtos e divulgação de sua loja virtual. Além disso, você precisa investir em técnicas de marketing para que sua loja conste nos resultados dos principais motores de busca e, assim, aumentar suas chances de vender mais.

Se você já possui uma loja on-line, é de suma importância estar atento às tendências, como técnicas de remarketing para garantir que seu empreendimento esteja sempre relevante e atualizado.

Para vender mais, otimize a sua frente de caixa

PDV

A frente de caixa, também conhecida como PDV, é um ponto crucial na estratégia de vendas do varejo. Em muitos casos, esse é o primeiro contato do cliente com sua marca, então é de suma importância que seja uma visão convidativa.

Por isso, atente-se aos seguintes pontos:

  • Implemente um layout atrativo: A frente de caixa é um espaço interessante para apresentar novos produtos ou produtos que tendem a ser comprados por impulso. Para que ele seja funcional, é de suma importância que ele esteja propriamente organizado e que possua um layout que atraia a atenção dos clientes.
  • Evite filas: Se uma pessoa chegar em sua loja e se deparar com uma fila gigantesca, provavelmente sua atitude será procurar a concorrente mais próxima. Por isso, adote estratégias para agilizar o atendimento e reduzir filas. Um sistema de PDV é uma ótima alternativa para isso.
  • Ofereça opções de pagamentos flexíveis: a demora do atendimento, em alguns casos, pode ser por falta de troco, ou demora do cliente em encontrar moedas, cartões, etc. Oferecer opções de pagamento diversificadas pode ser a chave para eliminar esse problema. Atualmente, muitos clientes utilizam formas de pagamentos mais ágeis, como o pagamento por celular (NFC), cartões contactless e muito mais. Além disso, oferecer o método preferido de seu cliente pode ser uma excelente estratégia para conquistá-lo.

Melhore a comunicação com seu cliente

A comunicação efetiva com o cliente é uma das principais formas de conquistá-lo e, consequentemente, vender mais. Para isso, é muito importante que sua empresa desenvolva uma abordagem sob medida para seu público-alvo.

Com a revolução digital, surgiram diversos canais de comunicação. É muito importante que sua empresa desenvolva uma padronização do atendimento para que seu cliente se sinta em contato com a marca, independentemente do canal utilizado.

Uma boa comunicação é capaz de reverter impressões negativas e construir uma relação muito mais forte e duradoura.

Seja centrado no cliente para vender mais

vender mais

“Centrar no cliente” é um daqueles chavões que todo mundo usa, mas que poucos realmente entendem o valor que essa expressão carrega em termos de estratégia para as empresas.

De fato, centrar no cliente significa, nada mais, nada menos, entender seus clientes e torná-los o centro de suas idéias e iniciativas.

Considere o seguinte: sempre que o fundador da Amazon, Jeff Bezos, realiza uma reunião, ele faz questão de ter um espaço vazio na sala para representar o cliente, para que nunca percam de vista as pessoas para as quais estão vendendo.

Aponte para esse nível de foco no cliente em seus negócios.

Pare de ficar obcecado com o preço e até com o produto, seja obcecado com o cliente. Faça com que se sintam maravilhosos quando entrarem nas suas lojas. Essa é receita para que eles voltem e também para que eles comprem mais.

Também é importante entender seus clientes além de como eles se envolvem com seus negócios. Sua própria loja só aparecerá como uma parte muito pequena da vida de seus clientes, portanto, fique ocupado conhecendo seu comportamento mais profundo, gostos e desgostos e o que eles mais valorizam.

Atente-se às zonas quentes e zonas frias em sua loja

Toda loja possui espaços que são mais frequentados por seus clientes. Essas são as chamadas zonas quentes, ou seja, regiões com alto fluxo de pessoas durante o funcionamento da loja. O oposto, por outro lado, são as zonas frias.

Conhecer as zonas quentes e as zonas frias pode ser de grande valia para ajudar a sua empresa a vender mais. O local onde você dispõe seus produtos tem grande relevância em suas vendas.

Logo, um produto com alta demanda pode ter baixo desempenho caso esteja em uma zona fria. O ideal, é que sua empresa promova rotatividade de produtos e mudanças de layout a fim de reduzir as zonas frias e contribuir para as vendas de diferentes produtos.

Explore as opções de marketing para vender mais

marketing

Hoje em dia, as empresas possuem uma grande gama de opções para divulgar seus produtos. É muito importante que as empresas utilizem aquelas que apresentam melhores resultados para seus clientes potenciais.

Aqui também é de suma importância conhecer o seu público-alvo a fim de definir qual a estratégia possui maior apelo e quais, possivelmente, apresentarão melhores resultados.

Sua empresa pode, por exemplo, explorar marketing sensorial para criar uma experiência memorável em sua loja. Ou ainda utilizar o marketing digital para atrair o cliente para sua rede social, loja on-line ou site. Ainda há a opção de utilizar o marketing de influência para divulgar sua loja ou um produto específico.

As opções são muitas. Cabe a sua empresa definir qual as estratégias mais adequadas, implementar as ações e medir os resultados a fim de avaliar quais delas apresentam melhores retornos e ajudam a sua empresa a vender mais.

Tenha controle de seu estoque

A falta de produtos em estoque pode ser altamente prejudicial para a imagem de uma empresa e pode custar a perda de um cliente para sempre.

Cada venda é uma chance única para oferecer uma experiência de compra incrível e, assim, conquistar um cliente. Por outro lado, quando o cliente vai até uma loja e não encontra o que está procurando, isso pode fazer com que ele nunca mais volte.

Por isso, para vender mais é essencial manter um nível de estoque apropriado para atender à sua demanda. Isso só é possível por meio de um bom sistema de controle que possibilite analisar dados históricos e acompanhar o volume atual em tempo real.

Contar com um estoque de segurança também é uma ótima estratégia para garantir que seus clientes não passarão pela frustração de não encontrar o produto que procuram quando forem à sua loja física ou virtual.

Tenha um sistema de gestão integrado para vender mais

vender mais

Para vender mais, todos os processos de sua empresa precisam estar corretamente desenhados e funcionando perfeitamente.

Logo, contar com um sistema de gestão integrado (ERP) é essencial para que sua empresa alcance bons resultados operacionais.

Para você ter uma ideia, um sistema ERP pode contribuir para o aumento das vendas da seguintes formas:

  • Oferecendo gestão efetiva das vendas: análise de dados históricos, identificação de clientes-chave, definição de metas realistas, acompanhamento tempestivo dos resultados alcançados.
  • Controlando as comissões: para cada vendedor é possível definir as regras de comissionamento e acompanhar o desempenho de cada um deles em tempo real.
  • Gerindo o estoque apropriadamente: como o sistema é integrado com a gestão de suas compras e vendas, você tem precisão no controle do seu estoque. Além disso, pode fazer consultas em tempo real e de qualquer lugar. Dentre as vantagens, isso garante que sua empresa não irá sofrer com a falta de produtos.
  • Integrando diferentes áreas: com um sistema ERP você passa a contar com integração entre diferentes áreas, como compras, fornecedores, estoque, vendas, clientes, etc. Isso ajuda a ter uma visão gerencial muito mais assertiva e tempestiva, ajudando o processo de tomada de decisões. Além disso, você consegue automatizar uma série de atividades do dia a dia, liberando muito mais tempo para seus colaboradores se dedicarem a atividades mais rentáveis para a empresa.
  • Integração com o e-commerce: se você tem ou pretende ter um e-commerce é essencial contar com um sistema que possibilite a integração com sua loja on-line para que seja possível efetuar uma gestão unificada e eficaz.

Além disso, com um sistema de gestão, você pode acompanhar facilmente a evolução das vendas e, assim, avaliar a efetividade das ações de marketing, treinamentos de colaboradores e todos os esforços realizados para vender mais.

Para vender mais, conte com o Cake ERP

Se você ainda não tem um sistema de gestão integrado ou se procura uma solução sob medida para a sua empresa, então você precisa conhecer o Cake ERP.

Trata-se de uma ferramenta desenvolvida pela NL Informática, uma empresa nacional que há mais de 38 anos vem construindo uma das mais sólidas carteiras de clientes na área de softwares de suporte à gestão.

Todos os produtos NL são certificados e possuem um dos mais altos níveis de confiabilidade.

Oferecemos soluções de gestão online, baseados no conceito SaaS, o que significa que, em vez de efetuar pagamentos elevados, pontuais e únicos, você efetua pequenos pagamentos mensais, semestrais e anuais para contar com nossas soluções.

Essa é uma grande vantagem para empresas que possuem restrições do fluxo de caixa.

Dentre nossos produtos, contamos com uma solução completa para:

  • Gestão financeira;
  • Gestão de vendas;
  • Gestão de estoque;
  • Gestão de compras;
  • Frente de caixa – PDV;
  • Integração com plataformas e-commerce.

Com o Cake ERP sua empresa estará preparada para ter uma gestão muito mais eficaz de todos os processos, oferecendo toda estrutura necessária para que ela possa vender mais.

O Cake é o sistema de gestão online, com inteligência e melhores práticas de mercado, feito para varejo e franquias.

Confira os nossos planos e nossas soluções para sua empresa. Aproveite e faça o teste grátis!

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]