Uma das celebrações mais especiais do ano está chegando: o Halloween, também conhecido por aqui como o Dia das Bruxas.

Comemorado no dia 31 de outubro, essa data representa uma grande oportunidade para os varejistas impulsionarem suas vendas.

E engana-se quem pensa que essa celebração, que possui forte tradição nos Estados Unidos, beneficia apenas lojas de fantasias ou de artigos decorativos. 

Quando bem trabalhado, o Dia das Bruxas pode beneficiar qualquer tipo de segmento, incluindo lojas de roupas.

E então, você já tem alguma ação planejada para essa data? Se a resposta for negativa ou se você deseja implementar ainda mais sua abordagem, confira nossas dicas a seguir!

Dia das Bruxas e o comércio

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma comemoração que ganha cada vez mais adeptos no Brasil.

Por isso, os lojistas devem ficar atentos a essa tendência e “entrar no clima”, traçando estratégias para vender mais.

Apesar dessa data favorecer especialmente alguns setores, como lojas de fantasia, de doces e de decoração festiva, etc., todo empreendimento comercial pode implementar ações para impulsionar a sua atividade.

Um bom exemplo são as escolas de idiomas, que aproveitam o fato de ser uma comemoração típica da cultura americana para criar todo um ambiente de imersão para seus alunos.

De fato, o Dia das Bruxas pode ajudar na estratégia de marketing de sua loja se acreditarmos que o nosso público-alvo pode reagir bem a este tipo de celebração e, sobretudo, se o beneficiarmos de alguma forma. Para saber como aumentar as vendas neste tipo de festas populares, é fundamental compreender o seu comportamento e conhecer as suas preferências.

No entanto, mesmo que sua loja não venda nenhum artigo ou serviço diretamente relacionada ao Dia das Bruxas, ainda assim, vale a pena aderir a essa comemoração.

De fato, essa data comemorativa pode ajudar na estratégia de marketing de qualquer loja, desde que seu público-alvo possa reagir bem a este tipo de celebração. 

A seguir, você irá conhecer uma série de dicas que podem ser implementadas em sua loja no mês de comemoração do Dia das Bruxas. Confira!

Dicas para sua loja

Existem diferentes formas de utilizar a comemoração do Dia das Bruxas em sua loja para obter benefícios comerciais. Para isso você pode, por exemplo:

Preparar a sua vitrine

A sua vitrine é o principal chamariz de sua loja. De fato, ela é o cartão de visitas para os transeuntes e, portanto, é fundamental usá-la para se destacar da concorrência. O Dia das Bruxas oferece uma grande oportunidade para isso.

Independentemente do setor de atuação da sua loja, você pode decorar sua vitrine com a temática do Dia das Bruxas.

É possível, por exemplo, fazer trocadilhos com a data, utilizando frases de impacto como “preços de aterrorizar a concorrência”.

Preparar sua vitrine para o Dia das Bruxas também ajuda a chamar a atenção dos consumidores para sua loja. Isso porque, ao passar diferentes vezes por um mesmo lugar, as pessoas acabam se acostumando com o cenário e começam a não prestar muita atenção aos detalhes.

Ao decorar sua vitrine, você cria um elemento novo na paisagem, que acaba atraindo a atenção, mesmo das pessoas que já estão acostumadas com o cenário no qual sua loja está inserida.

Decorar sua loja

Morcegos, aranhas, abóboras… Todos esses elementos podem ser utilizados no interior da sua loja para criar um clima “aterrorizador” de Dia das Bruxas.

Uma decoração temática pode ser um grande atrativo para o seu público. Vale lembrar que hoje, além de produtos e serviços, os consumidores buscam por experiências de compra e uma loja que explora os diferentes sentidos com essa finalidade tende a obter melhores resultados.

Criar conteúdo digital

A proximidade de datas comemorativas faz crescer o número de pesquisas sobre o tema na internet.

Isso representa uma excelente oportunidade para escalar a sua visibilidade no universo digital e, assim, aumentar as vendas.

Você pode, por exemplo, utilizar técnicas de SEO para criar conteúdos de marketing digital com a finalidade de atrair novos leads para o seu site.

Uma loja de roupas, por exemplo, pode criar conteúdos explicando como criar fantasias customizadas a partir de peças simples, que todos possuem em casa.

Assim, você pode, de maneira direta ou indireta, divulgar seus produtos ou criar gatilhos mentais para favorecer a sua marca.

Oferecer vantagens

Toda data comemorativa combina com descontos e ofertas especiais. Por isso, além da decoração temática, ofereça vantagens para atrair mais clientes para sua loja.

Se você possui produtos que se relacionam com o Dia das Bruxas, eles devem ser priorizados em sua estratégia.

Em uma loja de roupas, por exemplo, uma estratégia eficaz é oferecer descontos em peças pretas ou que possuam em sua estampa elementos como monstros, caveiras, bruxas, etc.

Também é recomendável aproveitar essa data para vender produtos que estão “encalhados” no seu estoque.

Se sua loja possui um bom sistema de gestão, você pode facilmente identificar quais produtos possuem pouca saída, por meio de relatórios de movimentação de estoque.

Depois disso, você deve avaliar qual a margem de lucro de cada produto, a fim de oferecer descontos dentro de suas possibilidades.

Divulgar a comemoração do Dia das Bruxas nas redes sociais

Dependendo da estratégia de comunicação que sua empresa segue, as redes sociais permitem que você seja mais flexível na forma de se comunicar durante celebrações como esta. 

As redes são a voz da empresa, portanto, combine o tom e o design para a ocasião. É importante oferecer em cada rede o que melhor se adapta ao seu público. Por exemplo, se sua loja possui um público mais jovem e sua presença é mais relevante no twitter, você pode utilizar assuntos virais do momento para promover sua comemoração do Dia das Bruxas.

Em todas suas redes sociais, você pode criar uma hasthag de Halloween que você deve adicionar às suas postagens para ajudar a espalhar seu conteúdo. Isso aumenta as chances de que novos usuários o encontrem indiretamente enquanto procuram a hashtag.

Como já mencionado, a proximidade dessas datas comemorativas faz com que aumente o número de pesquisas sobre o tema. Portanto, é uma ótima oportunidade da sua loja melhorar o engajamento e, assim, garantir novas vendas futuras.

Potencializar o comércio eletrônico

A pandemia da covid-19 gerou diversos impactos nos hábitos dos consumidores. No Brasil, por exemplo, ela foi responsável pelo aumento significativo das vendas no comércio eletrônico.

Segundo dados da consultoria NeoTrust, o faturamento do e-commerce brasileiro registrou um aumento de 72,2% no primeiro trimestre de 2021, quando comparado ao mesmo período no ano anterior.

Isso significa que as lojas que ainda não investiram nessa estratégia estão perdendo grandes oportunidades de negócio.

Hoje, existem diferentes formas de realizar vendas online. Sua loja pode, por exemplo, ter um e-commerce próprio, utilizar um marketplace ou ainda vender pelo Instagram ou Facebook.

LEIA TAMBÉM | Qual a importância de um ERP para e-commerce

Escolhida a forma como comercializar seus produtos pela internet, você também deve deixá-los no clima da celebração do Dia das Bruxas.

Vale adicionar um banner com uma oferta específica para a ocasião, decorar o logotipo com morcegos ou teias de aranha, adicionar temporariamente banners e fundos que fazem referência à comemoração… a imaginação é o limite.

Usar o e-mail marketing

Essa estratégia é antiga, mas ainda é eficaz. Se o seu mailing foi bem construído (formado por clientes e pessoas interessadas nos seus produtos), o envio de emails personalizados com ofertas de produtos e informações sobre promoções e lançamentos pode ser uma boa alternativa para aumentar a conversão.

O Dia das Bruxas, por ser uma data comemorativa, é a oportunidade perfeita para envio de ofertas especiais.

Incentivar a interação com o público

Em sua loja física ou digital você pode introduzir jogos e atividades que incentivem a interação com o seu público.

Você pode, por exemplo, utilizar uma roleta da sorte, que pode proporcionar benefícios, como descontos em sua loja.

Outra ação simples, mas efetiva, é disponibilizar doces, como balas e pirulitos temáticos, no interior de sua loja. Isso pode fazer com que mais clientes entrem para receber o brinde e, assim, tenham contato com suas ofertas especiais.

Esse tipo de interação serve para atrair as pessoas e também incentiva o consumo.

LEIA TAMBÉM | Como gerar mais tráfego na sua loja virtual

Fazer parcerias

Você pode aproveitar a celebração do Dia das Bruxas para fazer parcerias com outras lojas que ofereçam produtos e serviços mais intimamentes relacionados com a data.

Por exemplo, você pode realizar sorteios e oferecer como prêmios fantasias de uma loja especializada ou ainda serviços de maquiagem temáticos que poderá ser utilizado na véspera do Dia das Bruxas.

As oportunidades de parceria podem ser identificadas ao analisar o perfil do seu público-alvo.

Realizar concursos em suas redes sociais

Para aumentar o conhecimento e o engajamento da sua marca nas redes sociais, sua loja pode, por exemplo, promover concurso de fotos para a fantasia mais assustadora, maquiagem de Dia das Bruxas mais bem feita, etc.

Apesar dessa ação não se traduzir em vendas, necessariamente, ajuda na divulgação e promoção da sua marca, o que pode gerar novos negócios futuros.

Por exemplo, uma pessoa que começar a seguir sua página em razão do concurso do Dia das Bruxas, mesmo que não realize nenhuma compra nessa data, poderá ter acesso às suas promoções de Black Friday.

Quanto maior o alcance da sua marca, maiores as chances de realizar novas vendas.

LEIA TAMBÉM | Black Friday: Como evitar prejuízos nas vendas 

Preparar o estoque

Se sua loja deseja vender mais, ela deve estar preparada para isso. Em outras palavras, ela precisa estar com o estoque preparado para atender o aumento da demanda.

Por exemplo, se sua loja vende roupas, você sabe que existe a possibilidade de que as peças pretas ou que possuam estampas relacionadas com a data tenham aumento de procura.

Portanto, você deve reforçar seu estoque para garantir a disponibilidade desses produtos.

Um bom parâmetro para preparar seu estoque é avaliar o desempenho em anos anteriores, para verificar quais produtos tiveram aumento de demanda e em qual proporção.

No entanto, se você não realizou nenhuma ação especial em anos anteriores, é preciso contemplar essa variável em suas projeções de vendas.

Um bom sistema de gestão pode ajudá-lo a avaliar o seu histórico de demanda em determinados períodos e, assim, oferecer dados seguros para que você faça estimativas confiáveis.

Assim, você evita problemas de gestão de estoque, como falta ou excesso de determinados produtos.

Agilizar o atendimento

A celebração do Dia das Bruxas em sua loja deve ter como objetivo oferecer uma experiência de compra inesquecível para seus clientes e aumentar as vendas. Esses dois fatores estão diretamente ligados ao atendimento.

A partir do momento em que você investe em decoração e em uma série de outras ações para preparar a sua loja para uma data especial, espera-se que aumente o volume de clientes em seu estabelecimento.

Porém, é preciso implementar estratégias para evitar o aumento das filas e a demora no atendimento. Caso contrário, seu cliente poderá ter uma péssima experiência de compra ou ainda desistir de concretizá-la. 

A solução pode ser a utilização de sistemas de frente de caixa ágeis, que possibilitem o atendimento rápido e fluído e que seja integrado com diversas opções de pagamento, visando a enriquecer a experiência do cliente.

LEIA TAMBÉM: Dicas para escolher sistema para lojas de roupa – da gestão à frente de caixa.

Também é possível incorporar soluções de autoatendimento, permitindo que o cliente concretize sua compra utilizando o próprio smartphone, evitando filas e agilizando o processo de check-out.

Conclusão

O Dia das Bruxas oferece uma série de oportunidades para sua loja ampliar o conhecimento sobre a marca e também vender mais.

Para isso, é preciso olhar para o seu portfólio de produtos e analisar o perfil do seu público-alvo para, assim, definir quais estratégias podem ser adotadas.

Mesmo lojas que não vendem produtos diretamente relacionados com o Dia das Bruxas, podem criar ações, seja por meio de parcerias e concursos, ou simplesmente usando a celebração como plano de fundo para as ações de marketing.

Além da preocupação estética, é fundamental se preocupar também com aspectos de gestão, como preparação do estoque e modernização do atendimento, a fim de garantir aos clientes uma experiência de compra perfeita.

Gostou de nossas dicas sobre como preparar a sua loja para o Dia das Bruxas? Então, aproveite a oportunidade e descubra como ter uma boa gestão financeira na sua loja!

[gs-fb-comments]