E-commerce é o canal de vendas online mais conhecido entre as pessoas. Mas assim como ele pode ser uma alternativa, como canal de venda para alguma loja, também é o negócio principal, o único canal de vendas da empresa. 

Para alguns nem sempre é óbvio que um e-commerce pode ser a empresa como um todo, vender online como único fim. 

Como as pessoas estão se acostumando cada vez mais com os negócios virtuais isto ganha uma maior importância para este canal.  

O gerenciamento da loja tende a seguir da mesma forma, por isso uma plataforma ou software para cuidar das funções administrativas deve ser centralizado e integrado e para isto que serve o ERP. O Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema de gestão que permite integrar todas as atividades do negócio, automatizar tarefas, reduzir erros e custos. 

Ele é um software necessário para a administração das finanças, contabilidades, estoque e produtos da sua loja virtual no mesmo sistema.  

Neste artigo você verá o propósito do sistema ERP nas funções administrativas da empresa e como ele lhe ajuda com seu e-commerce.  

Por que integrar e-commerce – ERP? 

Gerenciar um e-commerce requer atenção, tempo e organização. É preciso cadastrar produtos, organizar o estoque, controlar o financeiro, emitir nota fiscal, enviar mercadorias, responder aos clientes, entre outras tarefas. 

Quando o caso é do e-commerce estar em uma etapa de estruturação, esses processos podem ser feitos manualmente, sem impasses. Porém, à medida que o empreendimento cresce e os produtos e as vendas ampliam, esse controle fica mais difícil e complicado de organizar.  

A integração e-commerce e ERP não só simplifica as rotinas administrativas do seu e-commerce, como também ajuda nos bons resultados e objetivos que deseja alcançar.  Dessa maneira, fica mais fácil gerenciar seu e-commerce desde o cadastro de produtos à entrega dos pedidos. 

A utilidade do ERP 

Por que a sua empresa precisa de um sistema para lojas? Uma loja precisa de muito controle e uma boa administração para se manter financeiramente estável. Por isso um sistema para lojas é ideal para ter esse controle e não sair por aí perdendo dinheiro por ter uma má gestão de estoque, financeira ou de vendas e compras.  

As lojas são empreendimentos que precisam, todos os dias, lidar com um grande fluxo de informações e para manter tudo isso em ordem, uma boa equipe de funcionários não é o suficiente. Otimize trabalho, equipe, tempo e dinheiro com um sistema para lojas. Neste sentido, um software ERP pode te ajudar.  

Ele poderá te ajudar com todos os departamentos da sua empresa, desde a gestão do seu estoque, até a gestão financeira, gestão de compras e de vendas, acesso a relatórios, emissão de notas fiscais e muito mais.   

Gestão efetiva de Vendas 

A responsabilidade de aumentar as vendas não é exclusiva do vendedor. É papel do gerente de vendas garantir que a equipe obtenha sucesso e trabalhar todas as áreas que precisam de melhoria.

Com um sistema ERP, o gestor tem acesso rápido e fácil a informações que podem ajudá-lo a melhorar o desempenho de sua equipe de vendas.  

O administrador pode analisar, por exemplo, a quantidade de orçamentos criados, de pedidos efetuados, etc. Assim, ele pode avaliar o desempenho de cada representante e identificar fatores de sucesso e fracasso nas abordagens com o cliente e estratégias de anúncios online.

Controles Fiscais  

Na parte fiscal a primeira pergunta seria “Devo emitir Nota Fiscal?”. Bom, essa é uma das perguntas que ranqueia melhor numa tabela de dúvidas fiscais! 

Vamos ser bem diretos aqui então: Qualquer empresa que comercializa um produto ou serviço deve emitir nota fiscal eletrônica. Isso só não acontece quando há alguma isenção específica por lei, o que é bem raro. 

 Sendo assim, devem emitir notas fiscais: 

  • MEI (Microempreendedor Individual) 
  • ME (Microempresa) 
  • EPP (Empresa de Pequeno Porte) 
  • Empresa do Lucro Real 
  • Empresa do Lucro Presumido 
  • Pessoa física (em determinados casos) 
  • Qualquer outro tipo de empresa que comercialize produto ou serviço. 

Observação: O Microempreendedor Individual (MEI) tem, em regra, a obrigação de emitir nota fiscal apenas para pessoas jurídicas, no caso de pessoa física, não há a necessidade, a menos que o cliente exija. 

Atenção! Se você não emitir nota fiscal ou omitir alguma informação, você está correndo o risco de sofrer penalidades como juros e multas, e, em casos extremos, tem chances até de sofrer sanções penais! Lembre-se: sonegação de impostos é crime

Dúvida é uma palavra danada que vira e mexe toma o mundo fiscal brasileiro para si e complica a vida de muitos empreendedores. Por isso, é importante tentar conhecer pelo menos o básico sobre esses assuntos para conseguir vender mais e respeitar as legislações. 

E lembre-se, não hesite em contratar um contador para te auxiliar com as questões burocráticas, ele será seu braço direito nessa caminhada ao sucesso do seu e-commerce.

Gerenciamento de estoque

Cake Estoque

O estoque é um dos ativos mais valiosos da empresa que o possui. A má gestão de estoque pode comprometer, inclusive, a sobrevivência do empreendimento. Ao mesmo tempo, o estoque pode ser considerado como um passivo (não no sentido contábil). 

Manter um estoque grande acarreta, em certa medida, diversos riscos para as empresas, tais como risco de deterioração, roubo, danos, obsolescência ou perda, em caso de produtos perecíveis. 

Por essas razões, o gerenciamento de estoque é de grande importância para todas as empresas, independentemente de seu tamanho. 

Saber quando reabastecer certos itens, a necessidade de compra e produção, o preço de compra – assim como o de venda – é essencial para a manutenção das atividades, o que torna essa tarefa, além de complexa, muito delicada. 

Para gerenciar os estoques, as empresas utilizam diferentes ferramentas, tais como controles manuais, planilhassoftwares ERP e, mais recentemente, aplicativos SaaS (Software as Service, ou software como serviço, em português). 

Quando seu e-commerce está dentro da sua estratégia Omnichannel  

A estratégia omnichannel se baseia no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente. 

Se destrincharmos o termo omnichannel temos o prefixo “omni”, que em Latim transmite o sentido de tudo e inteiro. Já “channel” é uma palavra inglesa que pode ser traduzida para o português como canal. 

Ou seja, o significado mais próximo seria algo no sentido de todos os canais

Porém, isso não é o suficiente para entendermos sobre o poder e abrangência desse termo. 

Quando nos limitamos apenas a semântica da palavra podemos acabar confundindo omnichannel com multichannel e crosschannel – outros termos também muito usados. 

Todos dizem respeito a experiência do usuário com os canais oferecidos pelas marcas. Por isso, podem transmitir a falsa sensação de terem o mesmo significado. Você pode, mesmo estando dentro da loja física, utilizar o aplicativo da marca para verificar se existe o produto específico que deseja. 

Se encontrá-lo pelo aplicativo, pode fazer o pedido com um dos vendedores da loja física e optar por receber a entrega em casa. 

Conclusão

Fica evidente a necessidade da implantação de um ERP ao gerenciamento do e-commerce, pois o controle de um negócio digital se beneficia de diversas maneiras com uma boa ferramenta. E a centralização das funções administrativas possibilita controle e eficiências nos processos.

Comece hoje conhecendo nossa solução em gestão o CakeERP. Todos os principais pontos vistos são atendidos pelo software. Principalmente a integração com os melhores e-commerce.