Não é novidade que as redes sociais têm sido ferramentas indispensáveis para as empresas construírem um relacionamento mais próximo com seus públicos. O que talvez você ainda não saiba é que as aplicabilidades do Instagram para lojas pode resultar em expressivo aumento das vendas.

via GIPHY

 

De fato, foi durante a pandemia causada pelo novo coronavírus que muitos lojistas descobriram o poder dessa ferramenta. No entanto, vale lembrar que seus benefícios podem ser notados igualmente em cenário de normalidade.

Continue a leitura para descobrir como é possível utilizar os recursos do Instagram para lojas e vender mais!

Otimize seu perfil comercial no Instagram

instagram para lojas

 

Cada vez mais consumidores estão utilizando o Instagram para realizar busca de produtos e empresas das quais desejam consumir.

Isso significa que você deve dedicar tempo e esforço ao seu feed do Instagram quanto você dedica ao seu site, por exemplo.

No entanto, por se tratar de uma rede social, você deve levar em conta as suas peculiaridades. O primeiro passo para começar a desenvolver um perfil comercial adequado é responder a seguinte pergunta: Se minha empresa fosse uma pessoa, como ela seria?

A partir daí, você deve pensar em questões como:

  • Foto do perfil: escolha uma foto com marca (como um logotipo) e facilite sua identificação.
  • Biografia bem elaborada: sua biografia no Instagram é incrivelmente importante. Deve incluir uma descrição clara do seu negócio que fale com seu público. Deixe-os saber exatamente o que você tem a oferecer.
  • Link para sua loja: a seção de URL da sua biografia é o único link clicável que você pode adicionar à sua página do Instagram, por isso, use-a! Este é um ótimo lugar para direcionar o tráfego de suas postagens e stories. Criar um URL exclusivo para esta seção também permitirá que você acompanhe as visitas ao seu site que partiram do Instagram.

Além disso, é importante planejar a estética do seu feed.  Ele deve ser atraente, consistente e coerente com o propósito e essência de sua marca.

Lembre-se que seu perfil comercial do Instagram pode ser o primeiro ponto de contato que um cliente terá com sua marca. Portanto, é importante causar uma ótima impressão e atrair as pessoas a seguir seus negócios.

Ao criar uma história e uma estética consistentes da marca, você pode transformar novos clientes em seguidores dedicados, o que significa que eles estarão a poucos passos de investir em seus produtos.

Utilize postagens patrocinadas

instagram para lojas

Com mudanças contínuas nos algoritmos e maior concorrência na plataforma, é importante usar os recursos que realmente funcionam.

Nesse sentido, os anúncios do Instagram para lojas representam estratégias de marketing eficientes e com altas chances de conversão de clientes.

Depois de configurar um perfil comercial, você pode decidir quanto deseja gastar, onde deseja que seus anúncios sejam vistos e por quanto tempo deseja que eles sejam exibidos.

O Instagram oferece uma variedade de opções de segmentação, para que você possa escolher as que melhor representam o público-alvo de sua loja.

A execução de sua própria campanha publicitária no Instagram não é tão difícil, mas pode ser intimidadora para muitos proprietários de pequenos empreendimentos. Felizmente, não é tão difícil quanto você pensa!

A maneira mais fácil de exibir anúncios é promovendo postagens que você compartilhou no seu feed. Basta selecionar a postagem que você deseja potencializar o alcance e clicar no botão “promover”.

O Instagram atrai automaticamente um “público semelhante” com o qual já segue e interage com seu perfil.

No entanto, você pode criar facilmente seu próprio público-alvo para a publicação, escolhendo um interesse, faixa etária e sexo(s).

Você pode começar com um orçamento pequeno e exibir seu anúncio por alguns dias para avaliar os resultados. Para acompanhar o desempenho do seu anúncio, clique em “Visualizar resultados” no canto inferior esquerdo do seu anúncio.

Lembre-se de que para obter os maiores benefícios do Instagram para lojas pode exigir prática.  Portanto, continue ajustando suas postagens e públicos-alvo até obter os resultados desejados.

Um ponto que deve ser observado é que os melhores anúncios do Instagram para impulsionar as vendas incluem mensagens que explicam claramente como fazer uma compra. Portanto, vale a pena caprichar na sua mensagem.

Invista no Instagram Story Ads

Existe um outro ótimo recurso no Instagram para lojistas chamado Story Ads. Trata-se de mais uma ferramenta paga para alcançar mais pessoas.

Esses anúncios imersivos em tela cheia permitem que sua empresa use a segmentação que torna suas ações de marketing mais relevantes para as pessoas que você deseja alcançar.

Em suma, são anúncios que aparecem entre os stories do Instagram das contas que os usuários seguem e podem causar um grande impacto nos clientes em potencial.

Você pode utilizar um vídeo ou uma foto. O mais importante é que seja um anúncio impactante e que leve os usuários a querer saber mais, seja visitando o link que acompanha o storie ou visitando o seu perfil profissional na plataforma.

Os stories do Instagram se tornaram uma ótima maneira de as empresas fazerem conexões mais profundas com seus seguidores e mostrarem a personalidade de sua marca. Além disso, eles aumentam as chances de sua marca ser notada, visto que, mesmo por alguns segundos, ela ocupará a tela inteira de seu público-alvo.

Além disso, os stories oferecem a chance de sua loja se conectar com seus seguidores diariamente sem sobrecarregar o feed deles.

Utilize o Instagram Shopping

instagram para lojas

O Instagram Shopping é um recurso relativamente novo da plataforma e pode ajudar os lojistas a impulsionar as vendas.

Essa função permite que você marque seus produtos nas suas publicações, da mesma forma como é possível marcar pessoas. Dessa forma, os clientes podem visualizar uma etiqueta virtual, na qual consta informações como preço, tamanhos, cores e modelos disponíveis, etc.

Faça parcerias com influenciadores

O marketing de influência é uma das ações em alta na atualidade. Consiste em formar parceria com pessoas que possuam muitos seguidores, os quais possuem características do seu público-alvo.

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas por essas celebridades da internet, também conhecidas como digital influencers e por isso, ter presença nesta plataforma é essencial para os lojistas.

Dessa forma, é possível planejar uma série de ações que visem a aumentar o alcance de sua marca, a promoção de produtos, etc.

Com isso, é possível aumentar o número de seguidores, divulgar sua marca a um público maior e, claro, aumentar as vendas.

Promova o engajamento de seus seguidores

No Instagram, como em outras redes sociais, não basta ter seguidores, é preciso que eles vejam produtos. Ou seja, é preciso que eles interajam com suas publicações para que as postagens apareçam em seus feeds. Essa é a condição para que o uso dessa ferramenta seja efetiva.

Por isso, faça publicações relevantes, incentive comentários, etc. Você também pode realizar promoções e sorteios, cujas regras incluam marcação de amigos nos comentários, compartilhamento de publicação, curtidas, etc.

Uma vez que sua página se torne relevante para seu público, você terá um alcance muito maior em suas publicações e poderá explorar diversas ações para vender mais.

Agora você já conhece algumas das vantagens do Instagram para lojas.  Utilizando essa ferramenta com estratégia, você poderá ter um relacionamento muito mais próximo com seus consumidores, expandir seu público e, claro, vender mais.

Outra importante ferramenta que pode ajudar a aumentar suas vendas é um sistema ERP. Clique aqui e saiba como!

Também recomendamos para você

[gs-fb-comments]