A maioria das empresas, incluindo lojas de roupas, podem obter muitos benefícios com a implementação de um sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP).

Essa ferramenta, além de ajudar a gerenciar com eficácia suas complexas necessidades diárias, também contribui para o crescimento dos negócios.

No entanto, é importante ter em mente que nem todo ERP é igual. Existem diferenças significativas, tanto em preço, quanto em funcionalidades.

Portanto, antes de escolher um sistema para sua loja de roupas, é preciso pesquisar e avaliar qual solução oferece os melhores recursos para as necessidades do seu negócio.

Sem dúvidas, para uma loja de roupas, é fundamental que, além de otimizar a gestão, o ERP também ofereça uma solução integrada com a frente de caixa.

A seguir, você poderá conhecer mais sobre a importância de um ERP e como escolher o sistema certo para sua loja de roupas. Confira!

Importância de um sistema ERP para loja de roupas

Administrar uma loja de roupas não é fácil. Para obter sucesso, é preciso gerenciar uma série de processos, como compra de produtos, controle de estoques, comissão de vendedores, contabilidade, vendas, etc. De fato, há uma série de complexidades operacionais a serem enfrentadas.

Contudo, uma solução ERP pode ajudar a tornar tudo mais simples e eficaz, organizando diferentes tipos de dados e processos em uma única plataforma centralizada.

Por exemplo, utilizando um sistema integrado à frente de caixa, toda vez que uma venda é realizada, a baixa de estoque acontece automaticamente.

Assim, é possível, a qualquer momento, ter uma visão precisa de seu estoque. Isso ajuda a implementar estratégias de reposição mais assertivas, evitando a falta e o excesso de peças.

Isso contribui, por exemplo, para que sua loja não fique com um grande número de peças de coleções passadas “encalhadas” em seu depósito. Ou ainda, evita que os clientes se frustrem por não encontrar determinado produto que estão buscando.

Dicas para escolher um sistema ERP para sua loja de roupas

As lojas de roupas possuem necessidades específicas. Portanto, é fundamental que você busque soluções desenvolvidas levando em consideração a sua realidade.

É importante que você se atente aos seguintes pontos:

  1. Escolha um sistema que integre a frente de caixa

A frente de caixa, ou simplesmente PDV, é um dos pontos principais de uma loja de roupas. Nela, acontecem diversos processos fundamentais, como vendas, sangria, etc.

Portanto, é fundamental que o sistema ERP de sua loja possua uma solução de PDV integrada.

Mais do que isso, a solução de PDV deve estar preparada para atender as exigências do setor, como emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e), além de otimizar os processos, possibilitando maior agilidade no atendimento.

Por isso, ao avaliar um sistema ERP para sua loja de roupas, certifique-se que ele possui uma solução de PDV integrada e que ela possui os seguintes recursos:

  • Otimização dos processos de vendas: O processo de conclusão das vendas deve ser simples e intuitivo, além de atender exigências como Sistema Autenticador e Transmissor (SAT), se aplicável e a emissão de NFC-e integrada à Secretaria da Fazenda (Sefaz).
  • Operação Offline: Muitas soluções de PDV só funcionam quando conectadas à Internet. Assim, quando há algum problema de conexão, a loja precisa interromper suas vendas, causando filas e irritação por parte dos clientes. Por isso, prefira sistemas capazes de operar mesmo offline. Assim, você realiza suas vendas normalmente e sincroniza as informações com o ERP e com a Sefaz quando a conexão for retomada.
  • Integração TEF: A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) possibilita que transações financeiras em compras por cartão sejam feitas de maneira rápida e segura. Portanto, esse é um recurso essencial para sua solução PDV.
  • Recursos de consulta: Consultas como últimas vendas, últimos clientes, produtos mais vendidos, produtos menos vendidos, vendas por clientes, perfil do cliente, etc. podem ajudar significativamente nas estratégias de vendas da sua loja. Portanto, esse é um recurso que deve constar na sua solução de PDV.
  • Integração com o ERP: Obviamente, sua frente de caixa precisa estar integrada com o seu sistema ERP, possibilitando melhor controle de estoques, vendas e comissões, dentre outras vantagens.
  1. Escolha um sistema baseado em nuvem

Os sistemas ERP possuem estrutura complexa, uma vez que possuem diversos módulos integrados e comportam todas as operações das empresas.

Por isso, eles precisam de recursos de computação mais robustos para que tenham um bom funcionamento.

Quando as empresas optam por soluções on-premise (com o software instalado em sua infraestrutura local), geralmente elas também precisam investir na modernização de sua infraestrutura de TI, para suportar a operação.

Além disso, a instalação de ERP na infraestrutura local geralmente é demorada e complexa.

Portanto, para não se deparar com esses desafios, a melhor solução é optar por um sistema ERP baseado em nuvem.

Com essa solução, você não precisa se preocupar com investimentos na infraestrutura de TI e muito menos com instalações demoradas.

Com um ERP baseado em nuvem, todos os recursos são acessados pela Internet e o sistema é executado na infraestrutura do fornecedor.

Outra vantagem dos sistemas em nuvem é que você não precisa realizar grandes investimentos pontuais na aquisição de licenças, como acontece com as soluções on-premise. Em vez disso, você realiza pequenos pagamentos mensais e pode escolher os planos de acordo com as suas necessidades operacionais.

Com um ERP em nuvem, as empresas maiores, com maiores demandas fiscais pagam mais e as empresas menores, com demandas menores, pagam menos.

  1. Escolha um sistema completo e integrado

Alguns fornecedores vendem a ideia de que seu sistema é um ERP, mas, na verdade, sua solução é baseada em diversos módulos que não “conversam” entre si.

A grande vantagem do sistema ERP é justamente a integração entre os diferentes módulos empresariais, o que permite otimização, automatização e maior agilidade aos processos, além de maior poder de gestão.

Por exemplo, com um ERP de qualidade, quando uma compra é efetuada cria-se um pedido de compra. Assim, no momento de recebimento da mercadoria, é possível visualizar no sistema se o que está sendo entregue está de acordo com o que foi adquirido e se o valor da nota fiscal é o mesmo do valor do pedido.

Quando os produtos são aceitos, são registradas novas entradas no estoque, e cria-se uma obrigação de pagamento junto aos fornecedores.

Como você pode ver, com um sistema ERP de qualidade, sua empresa passa a ter muito mais controle sobre seus processos, seja de compras, vendas, gestão financeira ou de estoque, e a integração entre os diferentes módulos oferece maior segurança e agilidade.

Tudo isso, também contribui para uma gestão otimizada, uma vez que é possível ter uma visão completa e atualizada da empresa a qualquer momento.

Vale destacar que um sistema ERP de qualidade possibilita a emissão de uma série de relatórios gerenciais, que auxiliam nos processos de tomada de decisão.

  1. Escolha uma solução que possua integração com plataformas de e-commerce

Se sua loja de roupas ainda não possui uma loja online, está na hora de você começar a pensar nessa opção.

De fato, a pandemia do novo coronavírus mudou vários hábitos dos consumidores e um deles é que mais pessoas estão comprando on-line.

Segundo pesquisa realizada pela Mastercard e Americas Market Intelligence (AMI), 46% dos brasileiros aumentaram o volume de compras online durante a pandemia, enquanto 7% compraram online pela primeira vez.

Tudo indica que este não é um costume passageiro. O volume de compras online vem aumentando ano após ano e a pandemia apenas acelerou essa tendência.

Portanto, mesmo que você ainda não possua uma loja online, é importante que seu ERP possua integração com plataformas de e-commerce e até mesmo com a plataforma de vendas do Instagram.

Assim, caso você adote essa estratégia futuramente, não precisará mudar toda sua operação para um novo sistema.

Se você já tem uma loja de roupas on-line, um ERP integrado ao e-commerce possibilita um controle muito maior, uma vez que centraliza as operações físicas e digitais em uma única plataforma.

Conheça o Cake ERP, a sistema sob medida para sua loja de roupas

Agora que você já descobriu algumas dicas importantes para escolher o melhor sistema para loja de roupas, chegou o momento de conhecer uma solução que atende a todos os requisitos listados anteriormente.

Trata-se do Cake ERP, uma solução baseada em nuvem e desenvolvida para atender todas as necessidades operacionais de uma loja de roupas.

O Cake ERP conta com diversos módulos que podem otimizar a gestão da sua loja e melhorar a eficiência operacional, tais como Gestão Financeira, Gestão de Estoque, Gestão de Vendas, Gestão de Compras e Frente de Caixa. Ele ainda possui integração com plataformas de e-commerce.

De fato, o Cake ERP oferece todos os recursos que sua loja de roupas precisa e você pode escolher entre diversos planos, de acordo com a necessidade da sua loja.

Quer saber mais sobre esse sistema na medida certa para sua loja de roupas? Então, aproveite a oportunidade e fale com um de nossos consultores!