Você provavelmente já ouviu falar em otimização de sites para mecanismos de busca (SEO), um conjunto de táticas altamente eficaz para que seu cliente encontre a sua loja no Google, Bing, Yahoo! e outros sites de pesquisa. Mas você já ouviu falar em SEO local?

Esta vertente do SEO tem como objetivo melhorar a experiência de busca dos seus clientes em potencial, considerando a localização deles para sugerir produtos ou serviços na região onde estão. Ou seja: uma poderosa ferramenta para ajudar a levá-los até o seu estabelecimento.

Confira como otimizar a sua loja para se destacar no Google, atrair novos consumidores e aumentar o potencial de vendas – e, consequentemente, – o lucro de sua empresa:

Cadastre sua loja no Google Meu NegócioGoogle meu negócio

Gratuito, o Google Meu Negócio é indispensável para o SEO Local de seu estabelecimento comercial. A ferramenta permite disponibilizar informações completas sobre o seu negócio, incluindo o endereço do seu site, telefones para contato, endereço com link para o Google Maps, horário de funcionamento e diversas outras especificações.

Você também pode interagir com seus potenciais clientes, esclarecendo dúvidas, além de permitir recomendações deles sobre o seu negócio. O cadastro em si já é uma grande vantagem pelo detalhamento de informações que possibilita, e a relevância do seu site para buscas via mobile, que leva muito em conta a geolocalização do usuário, cresce consideravelmente.

Fomente avaliações locais positivas por seus clientes para melhorar o SEO Local

SEO Local

Ao realizar uma pesquisa, um dos primeiros fatores levados em consideração pelos usuários são as avaliações de um estabelecimento. Reviews positivos passam confiança e aguçam o interesse para compras. Este é também um fator considerado muito relevante para o Google, impactando diretamente nos resultados de SEO local.

Por isso, é importante não apenas manter este recurso habilitado no Google Meu Negócio, como também estimular que seus clientes deixem comentários positivos sobre a sua loja. Promoções, descontos e outros bônus são uma boa pedida para estimular a participação.

É possível que nem toda recomendação seja positiva. Em casos como este, nada de deletá-la ou desabilitar o recurso. Encare isso como um ponto de análise e melhoria, traçando um plano de ação para corrigir o problema. Não se esqueça de responder o cliente, tentando reverter o quadro junto a ele e minimizando os impactos para os demais usuários que irão ver aquela mensagem.

Dê atenção aos seus perfis digitais e marca em outros sites e aplicativos

Nesta dica, o foco é gerar relevância para apoiar o SEO local de sua loja, mas ela também vale para posicionar o seu estabelecimento em outros canais de busca do consumidor.

Perfil no Facebook, Instagram ou em plataformas de recomendações; publicações em blogs e sites locais; cadastro em marketplaces (uma espécie de shopping on-line); dentre outras ações que gerem mais informações no ambiente digital ou que aponte o seu site como uma fonte para compras geolocalizadas, indicam ao Google que você é importante para determinado assunto, melhorando o posicionamento do seu site nos resultados de busca.

Invista em um site responsivo

Site responsivo

Muito pouco adiantará investir nas diversas dicas que estamos dando neste texto e não ter um site responsivo, ou seja, que se adapte à resolução de diversos tamanhos de telas e janelas, como celulares e computadores de modelos e marcas diferentes, por exemplo.

Isso porque o objetivo desta especificação determinada pelo Google – talvez, inclusive, possamos chamar de exigência -, é garantir uma melhor experiência mobile, que tem apresentado crescimento relevante em seu percentual de adeptos e é um forte aliado ao SEO local. Não negligencie esta informação!

Produza conteúdo local

O conteúdo é também um fator bastante relevante para construção de autoridade, e os blogs excelentes ferramentas para contribuir com a estratégia. Nele, escreva conteúdos locais e traga notícias sobre a região que você se encontra, levando em consideração palavras-chave específicas, como nome da cidade, do bairro, e informações muito relevantes ao seu público.

Outras dicas importantes de SEO local para o seu blog são:

  • A escolha do domínio, que deve trazer o blog como um diretório do site. Ou seja: minhaloja.com.br/blog;
  • Convide outras pessoas que possam despertar o interesse local e tenham um público similar ao que você pretende atrair, para contribuir com o seu blog;
  • Mantenha frequência e constância nas publicações, eduque seus clientes e mostre ao Google que você é uma excelente referência para as pesquisas do seu público.

Garanta o Net Local atualizado e seguindo as boas práticas de SEO Local

Boas práticas de SEO Local

Uma pesquisa realizada pela Inside indicou que 41% das empresas que apresentam inconsistência nos dados NET têm problemas para ranquear no Google com SEO Local. Por isso, atenção às orientações.

O NET é uma sigla que representa “Nome, Endereço e Telefone”. Para a cumprir as recomendações e usufruir dos benefícios de ter um site otimizados para os mecanismos de busca, é indispensável que estes dados estejam sempre atualizados em seu site.

Para o SEO local, estes dados são considerados como a primeira informação disponível para o usuário, já que facilita a ele entrar em contato com sua empresa ou ir até ela. Em seu site, o NET precisa estar em todas as páginas. Por isso é um padrão inseri-los no rodapé fixo.

Estar no Google Meu Negócio também ajuda neste ponto, pois levará sua loja aparecer diretamente como resultado direto nos mecanismos de busca. Porém, para manter o seu site bem posicionado, é preciso se atentar em:

  • Não adicionar a informação como imagem (formato), mas sim no código das páginas (certo nível de programação);
  • Incluir o código de área da loja no telefone, para ajudar na identificação da localização;
  • Vincule o endereço do Rodapé ao Google Maps, trazendo-o para ser visualizado em seu site.

O site de sua loja já está otimizado com as boas práticas de SEO local para despontar nos mecanismos de busca e levar novos potenciais clientes para o seu negócio? Quais os desafios e dificuldades de marketing digital você gostaria de ver por aqui?

Aproveite o espaço para comentários abaixo para compartilhar dúvidas. Elas podem ser pauta de um novo post no nosso blog!

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]