Cerca de 60% dos brasileiros admitiram realizar compras por impulso, em 2018. Os dados foram divulgados pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e mostra como apostar em estratégias que fomentem este tipo de consumo ajuda a aumentar vendas no varejo.

Apesar de as táticas ainda serem eficazes, majoritariamente, nas lojas físicas, algumas artimanhas já conquistaram seu espaço no meio virtual. Para obter sucesso, é preciso levar em consideração fatores como: a oferta dos produtos corretos; o posicionamento estratégico dos itens; e artefatos que auxiliem chamar a atenção dos clientes.

Para ajudá-lo a aumentar o ticket médio de seu comércio e favorecer novas compras, selecionamos sete estratégias infalíveis. Confira quais são e coloque-as em prática agora mesmo:

 

1- Posicione produtos com preços baixos e favoráveis ao impulso próximos ao caixa

 

A prática é bastante comum, mas justamente por ser um tanto quanto efetiva para aumentar vendas no varejo. O raciocínio para entender sua eficiência é simples: produtos com preço baixo e que podem ser facilmente consumidos não farão uma grande diferença na compra final. Logo, podem ir para casa!

Vale ressaltar que o valor considerado baixo dependerá do tipo de produto ofertado em sua loja. Por isso, não há um teto estabelecido. Apenas há de se considerar a média gasta pelos clientes e a média de preços dos produtos da loja – além, é claro, de serem itens que não exijam muitas considerações na decisão de levá-los para casa.

Uma outra dica, nesta situação, é incluir produtos que estão com preço promocional nos pontos definidos para atrair as compras por impulso. Combinar os fatores de preço baixo ao senso de urgência de compra é sempre uma boa pedida!

 

2-  Inclua produtos em promoção no checkout do seu e-commerce

 

Para as lojas virtuais, a dica anterior também pode funcionar! Para aumentar vendas no varejo digital, uma tática é estruturar um check-out (página de fechamento de compras do cliente) com espaço para inserção de produtos que podem levar o seu cliente a comprar por impulso.

A lógica é a mesma: selecione itens em promoção ou que tenham baixo custo, levando em consideração produtos complementares que tenham um valor mais baixo que os principais itens selecionados.

 

3 – Considere o layout de sua loja para aumentar vendas no varejo

 

Nenhuma seção ou produto de uma loja deve ser definido porque você acha melhor de uma forma. Existem estudos que mostram que o design de interiores para estabelecimentos comerciais, bem como a disposição dos produtos ajudam consideravelmente a aumentar vendas no varejo.

Conduzir seus clientes por um caminho que “conte uma história” ou se conecte de forma a fazer algum sentido ajudará nesta tarefa. A escolha pode ser em dispor produtos que se complementam ou apenas aproveitando brechas entre a busca pelos itens que eles de fato querem comprar, indicando uma oportunidade imperdível.

Neste sentido, vale lembrar que é preciso acompanhar os resultados para otimizar as ofertas e pontos de contato favoráveis à compra por impulso.

 

4 – Inclua displays de produtos para compras por impulso próximo aos itens que têm muita saída

 

Para aumentar vendas no varejo, você pode e deve aproveitar o tráfego dos clientes no decorrer da loja. Sabe aqueles produtos com alta demanda, que todos vão até o seu estabelecimento para comprar? Aproveite bem este local!

A ideia é a mesma já citada anteriormente: produtos com valor mais baixo e que complementam, de alguma forma, os itens que têm mais saída em sua loja. Para isso, é preciso montar um ambiente favorável, com displays adequados e que propiciem o interesse do consumidor sem dar muita brecha para pensar sobre a decisão.

 

5 –  Ofereça amostras, demonstrações ou degustações dos produtos

 

Proporcionar uma experiência de consumo ou uso do produto, mesmo que momentaneamente, ajuda bastante a aumentar vendas no varejo. Isso porque proporcionar ao consumidor a chance de visualizar, sentir ou provar seu uso gera mais confiança em levar o item para casa.

Isso pode acontecer de diversas formas. Uma loja de móveis pode montar ambientes, como é muito bem feito pela Tok&Stok, por exemplo. Uma loja de produtos de beleza pode disponibilizar produtos de teste, como é o caso da Sephora. Uma loja de roupas, pode vestir seus vendedores com os itens comercializados, como faz a Farm.

É claro que nem toda loja consegue propiciar este tipo de experiência, mas se em seu espaço for possível, faça!

 

6 – Invista no treinamento da equipe de apoio para estimular novas compras pelos clientes

 

Jamais negligencie o poder de uma boa conversa para aumentar vendas no varejo. Apenas é preciso ter atenção em reconhecer o perfil do cliente para não ser inoportuno, deselegante ou favorecer o contrário – que eles saiam incomodados pela abordagem.

Neste sentido, investir no treinamento dos vendedores, caixas e demais colaboradores da equipe de apoio é uma boa pedida. Eles poderão indicar itens complementares ou que tenham o perfil do seu cliente. Tudo isso com o devido consentimento deles, é claro!

 

7 – Disponibilize uma comunicação visual eficaz para as compras

 

Considerar apenas os displays e estantes de produtos para as ofertas não é recomendado. É preciso orientar, segmentar e dar a devida atenção visual aos itens disponibilizados para aumentar vendas no varejo.

As placas não estão ali por acaso. A forma como a comunicação é feita tampouco são definidas de forma aleatória. Cores, luzes e sinalizadores fazem a diferença, assim como a forma como o produto é comunicado.

O tom dado às comunicações é também importante. Além do senso de urgência, utilizar os verbos no imperativo, incentivando a realização da ação descrita, é indispensável. “Compre agora” é um bom exemplo.

Uma outra dica é incluir mensagens mostrando que a perda da oportunidade naquele exato momento pode levar o consumidor a não ter mais aquela oferta. “Últimas unidades” e “Compre antes que acabe” são algumas das opções que se encaixam em comunicações que ajudam a aumentar vendas no varejo.

Independentemente de quais delas você já aplica, a maior dica que podemos dar é que você realize testes e acompanhe os resultados em busca de resultados cada vez melhores. Visite os concorrentes, busque cases de mercado e crie o ambiente mais favorável para estimular a compra por seus clientes.

Você já utiliza alguma destas estratégias para aumentar vendas no varejo?

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]