As redes sociais ganharam força como meio de divulgação de marcas há alguns anos e, assim, qualquer empresa de varejo deve considerar utilizar o ambiente virtual para dialogar com seu público-alvo e aproveitar outros benefícios, como o aumento da exposição de marca, sua humanização e construção de autoridade.

A fim de aproveitar toda a capacidade das mídias sociais, é preciso criar uma estratégia com um bom plano de ação, para que os objetivos sejam alcançados.

Neste artigo você encontra algumas dicas sobre como usar as mídias para impulsionar o seu negócio, mesmo que você não tenha um grande orçamento disponível para investimento. Acompanhe a leitura e descubra o que fazer, do planejamento à mensuração, para colher os benefícios oferecidos pelas redes sociais.

Defina objetivos, metas e indicadores

Antes de fazer os primeiros investimentos, seja em dinheiro ou em ações nas mídias sociais, você deve estabelecer os pilares da sua estratégia no plano de marketing. O documento deve definir importantes aspectos do negócio, como suas personas (perfis ideais de clientes), conteúdos, redes sociais utilizadas, orçamento disponível para investimento e um plano de ação.

Um dos mais importantes tópicos do plano de marketing está relacionado aos resultados que a empresa quer alcançar com suas ações mercadológicas. Você precisa definir quais são os objetivos a curto, médio e longo prazo, para criar um plano de ação que viabilize as conquistas almejadas.

É essencial definir indicadores de performance para mensurar cada objetivo. Se você estiver investindo em uma estratégia de redes sociais para gerar leads, por exemplo, precisar entender se os consumidores estão assinando a newsletter ou solicitando um orçamento, por exemplo, que são indicativos mais importantes do que curtidas e comentários, que não geram lucro.

Gere valor e crie relacionamentos

As redes sociais são excelentes canais para estabelecer um relacionamento genuíno e humano com a audiência da marca e, por isso, deve-se evitar posts de caráter puramente comercial. Ao invés disso, gere valor e mostre o propósito da empresa por meio de conteúdos mais interessantes, como imagens e vídeos motivacionais, dicas sobre produtos, novidades do nicho e até memes, caso faça sentido na estratégia de posicionamento da marca.

As redes sociais são um campo de interação rápida, onde a sua loja poderá tanto estabelecer relacionamentos com clientes já fidelizados, quanto atrair consumidores em potencial, pois os conteúdos também ajudam a lembrança de marca.

E como a ideia principal é relacionamento, não esqueça de dar atenção ao público da marca, okay? Certifique-se de responder a cada comentário e dúvida, de preferência, com agilidade. As redes sociais devem ser utilizadas como um canal de comunicação de via de mão dupla e não como um endereço de e-mail automático que não aceita respostas.

Melhore a qualidade dos seus produtos e do seu atendimento

São comuns comentários nas redes sociais com avaliações sobre produtos, marcas e a qualidade do atendimento de empresas e esse é um motivo a mais para estar sempre atento.

Se você deseja atuar nessas mídias, é importante que você garanta a qualidade dos produtos e serviços, pois um simples post no Facebook pode virar um mural para clientes insatisfeitos. Algumas empresas, aliás, utilizam a seção de comentários em publicações como essas, e até criam um perfil exclusivo no Twitter, para prestar atendimento.

Assim, se houver algum transtorno, como em uma remessa de produtos, por exemplo, seja ágil e solucione o inconveniente antes que o problema vire uma bola de neve e arranhe a reputação da sua marca. Afinal, na internet, um comentário pode viralizar em minutos.

Analise a concorrência

Independentemente de você estar atuando de maneira eficiente nas redes sociais ou não, uma coisa é certa: a maioria dos seus concorrentes está lá, se relacionando com o mesmo público-alvo e divulgando produtos.

Uma excelente estratégia para investir bem nas redes sociais é acompanhar como outras empresas do setor atuam. Analise o que publicam, com que frequência, engajamento, avaliações e todos os aspectos que conseguir conferir.

Aproveite os insights para saber como se diferenciar da concorrência, seja por meio da diversificação de conteúdos, frequência de postagens, design e até o tom de voz. Busque inspirações, mas seja único.

Faça parcerias com influenciadores digitais

Influenciadores digitais são pessoas que contam com um número considerável de seguidores nas mídias sociais. Fazer parcerias com esses usuários pode ser muito interessante e a boa notícia é que não deve custar tanto aos cofres da empresa. Se você não puder patrocinar vídeos no YouTube ou posts no Instagram, talvez enviar presentes ou criar sorteios seja uma solução interessante.

Os influenciadores não precisam ser celebridades famosas, como cantores e atores. O mais importante é que a pessoa tenha seguidores reais, boas taxas de engajamento, que fale sobre assuntos relacionados ao nicho em que a sua empresa atua e cujo perfil faça sentido na sua estratégia de posicionamento de marca.

Se você tiver dúvidas em relação ao custo benefício de fazer parcerias com um influenciador, uma boa dica é comparar os preços que pagaria por um anúncio digital para alcançar um público em quantidade e características semelhantes, mas lembre-se de que essas pessoas já são admiradas por sua audiência e, portanto, pode ser mais fácil conquistar a confiança e atenção.

Realize vendas

O foco das redes sociais deve ser no relacionamento, é verdade, mas isso não quer dizer que você não possa aproveitar as mídias para vender mais, seja organicamente ou por meio de anúncios.

Inicialmente, preencha o perfil com o máximo de informações possíveis — e com palavras-chave importantes —, como nome, descrição, logotipo, contatos, links para o site e endereço da empresa. Assim, se houver um potencial cliente interessado, ele saberá onde encontrar a sua loja.

Você também pode publicar ofertas de produtos no marketplace do Facebook e no Instagram shopping, que permite adicionar etiquetas em seus posts com links para o e-commerce.

É possível, ainda, investir em anúncios para alcançar uma audiência segmentada e, assim, gerar leads e vendas com mais agilidade nas redes sociais.

Mensure resultados

Após investir nas ações, você precisa mensurar os resultados para descobrir se a estratégia está funcionando e, mais importante, para saber o que deve ser otimizado.

Você pode descobrir que o público reage a posts de entretenimento ou que a performance é melhor em alguns dias da semana ou que uma rede social performa melhor que outra e, assim, adaptar sua estratégia.

Além disso, é importante analisar constantemente as novidades e tendências do mercado, pois as mídias sociais estão sempre em evolução, seja devido a mudanças de algoritmo, seja com novos recursos que exigem diferentes formatos de conteúdo para um melhor engajamento com a audiência da marca.

As redes sociais são excelentes canais para relacionamento, construção de autoridade, comunicação e vendas, no entanto, para usufruir dessas e outras vantagens, empresas devem investir algum tempo na criação de um planejamento estratégico e mensurar os resultados para otimizar o plano de ação, quando necessário. Gestores podem criar posts orgânicos, anúncios e fazer parcerias com influenciadores digitais, mas o mais importante é entender que é importante focar no relacionamento com o consumidor, não em ofertas.

Não sabe onde investir? Aproveite e leia nosso artigo sobre como escolher as redes sociais ideais para a sua empresa.

 

Também recomendamos para você

[gs-fb-comments]