Digital influencers é uma expressão utilizada para descrever pessoas que criam e compartilham conteúdo na internet e, assim, conquistam um grande número de seguidores, engajamento nas mídias sociais e se tornam referência em determinado assunto.

Os influenciadores digitais, como são conhecidos no Brasil, podem ser celebridades, como atrizes, cantores e jornalistas, pois já têm visibilidade, razão pela qual estrelam campanhas publicitárias de grandes empresas.

No entanto, o termo digital influencer costuma ser utilizado para pessoas comuns, conhecidas na internet por compartilharem suas ideias em canais como o Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e blogs.

Essas pessoas não costumam estar associadas a campanhas publicitárias tradicionais, como comerciais na TV, apenas por que foram pagas para atuar. Por isso, suas opiniões costumam ser consideradas mais confiáveis.

Produzir conteúdo interessante é o trabalho dessas pessoas e, para serem remuneradas, muitos digital influencers fazem parcerias com empresas.

Neste artigo dizemos por que influenciadores digitais são importantes, como podem ajudar a sua empresa a gerar mais vendas e de que maneira essa parceria pode ser realizada. Acompanhe!

social commerce

A importância dos digital influencers

digital influencer

Em primeiro lugar, os influenciadores digitais são importantes para seus seguidores. Afinal, o trabalho consiste em estudar, produzir e compartilhar conteúdo de qualidade a respeito de assuntos relevantes para essas pessoas. No entanto, essa atitude contribui para o mercado.

Afinal, quando um digital influencer compartilha conteúdo de valor sobre algum assunto nas mídias sociais, ele cria relevância e conhecimento para o mercado, o que pode gerar interesse.

Eles são importantes para empresas, portanto, por que podem ajudar a divulgar marcas na internet. Por meio de seu poder de influência e de sua credibilidade junto aos seus seguidores, a empresa consegue atrair público e clientes.

Mais do que isso: quando um influenciador endossa seus produtos, em tese, ele o apoia, garante qualidade, o que cria uma associação entre a marca e a imagem do digital influencer, importante para a construção de credibilidade no mercado.

Para pequenas e médias empresas, os digital influencers podem ser ainda mais relevantes devido à capacidade de investimento dessas companhias em campanhas de marketing. Fazer parcerias com influenciadores pode custar menos à companhia e gerar resultados mais relevantes, em menos tempo.

Como alavancar as vendas na sua loja com digital influencers

Antes de tudo, você precisa definir seus objetivos e metas com as campanhas de marketing e vendas. O papel do digital influencer é divulgar conteúdo para ajudar a empresa, mas antes você deve saber quais resultados deseja conquistar.

Conheça as suas prioridades. Você precisa aumentar o conhecimento de marca? Ganhar mais seguidores? Atrair clientes para a loja? O planejamento é essencial para guiar a produção do conteúdo e as ações da campanha.

Assim, a empresa estará mais bem preparada para selecionar a pessoa com quem trabalhar, o que vai além de considerar a quantidade de seguidores na internet.

Avaliar o engajamento, o poder de influência, a relevância do conteúdo criado, a credibilidade no mercado, o nicho e, principalmente, o perfil da audiência do influenciador são pontos importantes.

É importante escolher um digital influencer cujos seguidores tenham o mesmo perfil que o público-alvo da sua empresa. Não adianta fazer parceria com um influenciador homem que fala sobre tênis se você tem uma loja de sapatos femininos.

Além disso, estude sobre a pessoa. A identidade do digital influencer deve combinar com os valores da sua marca. Se a empresa investe em ações sustentáveis, não faz sentido associar a sua imagem a de alguém que tenha opiniões e hábitos opostos.

digital influencer

Após selecionar o influenciador digital ideal, é hora de propor a parceria e isso pode ser feito de diferentes maneiras, como:

  • evento: suponhamos que você vai inaugurar uma loja e quer atrair os primeiros clientes. A presença de um influenciador pode ajudar a empresa a conquistar esse objetivo;
  • afiliado: geralmente, a loja disponibiliza um código de desconto para que o influenciador ofereça aos seus seguidores e o digital influencer ganha uma comissão por venda gerada;
  • permuta: você envia produtos como presentes para o digital influencer, que comenta sobre os itens com seus seguidores, emitindo sua opinião. A parceria pode ser combinada ou não, mas nesse caso há garantia de promoção.
  • publipost: você paga um valor combinado para que o digital influencer publique um post ou um artigo em seus canais digitais, divulgando a empresa.
  • sorteio: para ganhar produtos gratuitamente, internautas devem seguir tanto o perfil do influenciador, como o da empresa e interagir com a publicação, geralmente por meio de um like e comentário com marcações. A ação em conjunto potencializa o alcance da publicação e, assim, a conquista de novos seguidores.

Observe que os diferentes modelos de parceria podem exigir mais ou menos dinheiro e, naturalmente, influenciar diferentemente nos resultados de vendas. Por isso, analise bem seus objetivos e metas e invista na opção que fizer mais sentido para a sua empresa.

Mas antes, considere essas duas dicas: crie campanhas com transparência e seja consistente. O influenciador digital, assim como a sua empresa, precisa prezar por sua credibilidade e, portanto, seus seguidores devem saber que o conteúdo faz parte de uma parceria, melhor ainda se esta for contínua.

Por que você realmente deve considerar campanhas com digital influencers

Já falamos sobre a importância de associar a imagem da sua empresa a uma pessoa que tem credibilidade no mercado. Segundo um estudo, 92% dos consumidores acreditam mais em recomendações de outras pessoas do que na opinião de empresas.

E as recomendações por digital influencers parecem ter muito valor perante seus seguidores, já que de acordo com outra pesquisa, as campanhas de marketing de influência têm um retorno financeiro 11 vezes maior do que ações tradicionais.

Se você analisar o custo para veicular anúncios para alcançar um público segmentado, poderá notar que parcerias com digital influencers podem ter custos baixos e retornos muito interessantes.

Ganhar a atenção do seu público-alvo por meio de influenciadores digitais é também relevante devido à nova jornada do cliente. Antes de decidir comprar um produto, muitos consumidores utilizam a internet para pesquisar e podem encontrar respostas nos conteúdos por influenciadores. É aí que está a oportunidade.

Os digital influencers se tornam conhecidos na internet por publicar conteúdo de qualidade, geralmente sobre um determinado nicho, e por isso, são considerados autoridade no assunto e conquistam um grande número de seguidores engajados. Para empresas, fazer parcerias com eles representa uma oportunidade de aumentar a credibilidade no mercado e atrair clientes, ações que podem ter baixo custo e retornos financeiros sensacionais.

Gostou deste artigo e gostaria de saber mais sobre o assunto? Então confira nosso artigoMarketing de Influência: por que você precisa utilizá-lo‘.

Também recomendamos para você

social commerce

[gs-fb-comments]