Janeiro e fevereiro são tradicionalmente conhecidos como o período em que os consumidores reduzem seus gastos.

É nesses meses que as pessoas começam novos planejamentos e orçamentos para o ano que se inicia e, normalmente, as promessas de controle de gastos acabam afetando no faturamento de um comércio.

Pesquisas apontam que os consumidores brasileiros fazem cortes de, em média, R$ 500 – ou mais – por mês durante esse período do verão. Portanto, para você que é varejista, essa não é das melhores notícias.

Mas nem tudo está perdido, se você é proprietário de uma loja física ou de um comércio eletrônico e tem interesse em aprender a como alavancar as vendas da sua loja nos meses de verão, o nosso artigo de hoje é exatamente para você!

Embora as vendas extras no período que antecede o Natal sejam empolgantes, o faturamento da sua loja pode cair consideravelmente do ano novo até o carnaval e se você não estiver preparado para essa crise, isso pode comprometer seriamente o seu futuro financeiro.

Mas não se desespere, tudo tem um lado bom! Esses meses de pouca clientela exigem que você seja criativo e não meça esforços para manter o seu negócio funcionando em um bom ritmo, e isso resulta no seu amadurecimento como empreendedor.

De antemão, já saiba que o primeiro erro que você pode cometer é decretar que o movimento de janeiro e fevereiro será inexistente. É verdade que ele será mais lento, mas leve isso como um incentivo para você trabalhar e se esforçar ainda mais!

Também, é bem provável que você esteja extremamente cansado pelo trabalho duro realizado nos meses de novembro e dezembro e queira relaxar e tirar umas férias. Se esse for o seu caso, você deve considerar levar os meses de verão com mais tranquilidade.

Agora, se o seu desejo é aprender como alavancar as vendas da sua loja nos meses de verão para não deixar que janeiro e fevereiro sejam tão sombrios quanto parecem, leia este texto até o final e fique por dentro de como fazer isso.

Aqui reunimos algumas dicas que acreditamos que empresas de todos os portes devem considerar para enfrentar com sucesso a queda nas vendas durante os meses que se aproximam.

Acompanhe seus clientes nos meses de férias

É extremamente importante que você saiba aproveitar o pico de clientes – especialmente os novos clientes – que sua loja teve em novembro e dezembro. Considere a implementação de táticas de marketing de retargeting, como anúncios e e-mails personalizados, com foco em categorias ou produtos nos quais os seus clientes mostraram interesse, mas não compraram durante o período de festas de fim de ano.

Você também pode fazer um acompanhamento com esses consumidores que compraram de você no quarto trimestre dando alguns produtos de cortesia.

Ficar acompanhando os seus clientes ajuda a diferenciá-lo de seus concorrentes em meses tradicionalmente lentos. Isso pode fazer com que eles sempre se lembrem primeiro de você e consequentemente, pode ajudar a alavancar vendas da sua loja nos meses de verão.

Aproveite as temáticas de Ano Novo

Para essa etapa funcionar, você não precisa vender roupas de ginástica para se beneficiar das promessas de Ano Novo dos seus clientes.

Qualquer segmento do varejo pode posicionar seus produtos para ajudar os clientes a cumprirem o que prometeram para 2022. Por exemplo, “comer mais saudável”, “fazer mais exercícios” e “economizar mais dinheiro” são três promessas de ano novo muito comuns entre a população.

Nesse sentido, seus produtos podem ajudar os clientes a se estressar menos, a ser mais eficientes, mais saudáveis ​​ou a progredir no trabalho. Com quase 25% das pessoas decididas a focar no autocuidado, promover a ideia de se tratar bem também pode funcionar.

Embora muitos clientes tenham metas de Ano Novo relacionadas a gastar menos dinheiro após a temporada de festas, eles provavelmente estarão focados em cumprir as outras promessas também. Relaxar mais, experimentar uma experiência nova, viajar e passar um pouco mais de tempo com a família são outros exemplos muito frequentes. Nesta época do ano, os compradores costumam estar especialmente receptivos a campanhas direcionadas a esses tipos de temáticas.

Você vende produtos de saúde e linha fitness? Aparelhos digitais? Artigos de decoração, livros ou material de escritório? Muitos tipos de produtos podem ser utilizados para fazer uma promoção de “Ano Novo”.

Coloque-se no lugar de seus clientes e pense em como seus produtos podem ajudá-los a atingir suas metas para 2022. Essa dica é ótima para alavancar vendas da sua loja nos meses de verão e também estabelecer um ótimo relacionamento com seus clientes.

Faça promoções e campanhas de férias

Aproveitar as datas promocionais existentes é uma maneira fácil e eficiente de promover sua marca, atrair novos clientes e manter os existentes sempre por perto.

Embora seja vital planejar ofertas específicas em feriados de compras como a Black Friday e Natal, aproveitar os feriados existentes ao longo do ano permite que você use mensagens precisas e pode ajudar a aumentar as vendas mesmo em meses de baixo desempenho, como janeiro e fevereiro.

Crie mensagens inteligentes que conectem as festas de fim de ano à sua marca ou aos seus produtos para dar um impulso adicional à sua loja física ou online.

Com certeza existe algum feriado no primeiro trimestre do ano que sua marca pode utilizar em novas campanhas promocionais. E se não, crie uma campanha de promoção de férias!

Aproveite para mover o seu estoque antigo

Independentemente de quantos produtos você vendeu durante as festas de fim de ano, provavelmente você ainda tem itens que não venderam tão bem quanto esperava. Agora é a hora de colocá-los em ação!

Manter o estoque antigo não faz nada além de gerar custo. Em vez disso, coloque seu estoque em movimento fazendo, por exemplo, uma liquidação de janeiro. Considere dar aos clientes descontos maiores conforme a quantidade de itens que eles comprarem.

Nesta etapa, se você tiver dados sobre as preferências dos seus compradores, será um ótimo momento para enviar a eles recomendações de produtos personalizadas. Aproveite o e-mail e as mídias sociais para anunciar suas vendas pós-feriado e direcionar o tráfego para sua loja online.

Outra ótima maneira de movimentar o estoque antigo é incentivar os clientes a comprar produtos de preços mais altos e receberem algo de cortesia. Ofertas como “Gaste R$ 100 ou mais e receba um boné grátis” é uma forma bem usual de se livrar de estoque antigo que está acumulando poeira. Todo mundo quer algo de graça!

É momento de cuidar das suas despesas!

Como para o resto da população, janeiro é um período para as empresas também definirem seus orçamentos. Embora possa ser tentador gastar todos os lucros do Natal, não faça isso. Mantenha-os para que possam financiar meses mais lentos (como janeiro); ou usá-los para investir em algo importante para você.

Seu orçamento ficará mais apertado em janeiro, então você pode analisar todas as coisas gratuitas que você pode fazer e que serão benéficas para o seu negócio.

Algumas dessas áreas de foco podem ser administração e marketing. Reserve um pouco de tempo para fazer algum curso básico sobre como vender nas redes sociais ou melhorar a sua gestão empresarial.

Traçar planos de conteúdo de mídia social e pensar em um sistema melhor de gestão são coisas possíveis de se fazer sozinho, mas que levam tempo. Se você conseguir fazer isso em janeiro e fevereiro, significa que tem uma coisa a menos em que pensar quando as vendas na sua loja aumentarem.
Se você precisar de ajuda nesta etapa, nós temos um sistema de gestão de PVD sem caixa que pode lhe ajudar muito! Clique aqui para saber mais .

Planeje o seu ano

Como já falamos, janeiro é um mês de reflexão e você deve usar o tempo ocioso para traçar seus planos de negócios para o ano que começa.

A partir do orçamento que você elaborou, comece a atribuir investimentos e despesas para as diferentes áreas que mantêm o seu negócio. Pense bem na sua estratégia.

Janeiro também é uma época para considerar onde você gostaria que sua empresa estivesse no próximo ano. Talvez você seja um varejista online, mas sonha em abrir sua loja física. Reveja os custos e a logística que isso demanda, para que você possa passar o ano dando os passos na direção certa.

Cuide de suas análises online

O ano novo é o momento perfeito para acompanhar todos os seus clientes recentes, pedindo que deixem um comentário. Seja do Google ou do Facebook, cada revisão positiva deixada será benéfica para você.

E se você receber uma crítica negativa? A coisa mais importante que você pode fazer é responder. Ninguém quer que sua reclamação seja ignorada. Mesmo um simples “sinto muito em ouvir isso, por favor, você pode nos enviar um e-mail com mais informações e nós daremos uma olhada” será suficiente. Mesmo que você não queira que tudo seja exposto ao público, você precisa que todos saibam que você está agindo.

Concentre-se em oferecer bons programas de descontos

O dinheiro sempre será mais apertado para os consumidores em janeiro e fevereiro.

Além de aproveitar as temáticas de Ano Novo para alavancar vendas da sua loja nos meses de verão, esteja sempre oferecendo uma promoção ou desconto.

Você pode oferecer um desconto exclusivo de 20% no mês de janeiro para todos os clientes que compraram na sua loja em dezembro. Ou envie e-mails em janeiro oferecendo 15% de desconto em qualquer item da loja.

Prepare-se para as devoluções de presentes

Você sem dúvida teve um aumento nas vendas durante o período festivo, mas precisa estar preparado para a taxa de devolução acima da média no novo ano.

Com a temporada de ofertas de presentes oficialmente encerrada, é inevitável que muitas pessoas se dirijam diretamente às lojas querendo devolver ou trocar seus presentes.

Não importa se você tem uma empresa online ou tem lojas físicas, você precisa estar preparado para essa correria.

Aqui no Brasil não é muito comum que as lojas ofereçam reembolso em dinheiro, mas, se o seu negócio tiver essa política, tente primeiro oferecer uma solução alternativa aos clientes. Por exemplo, se um comprador deseja devolver um item de R$ 50, veja se ele gostaria de um crédito de R$ 55 em sua loja. E sempre que algo chegar quebrado, veja se os clientes concordariam em receber um item de reposição o mais rápido possível em vez de um reembolso.

Garantir que sua marca tenha uma boa política de devolução de férias é crucial para construir lealdade e manter relacionamentos sólidos com seus clientes.

De acordo com pesquisar, 96% dos consumidores brasileiros voltariam a fazer compras em um varejista se tivessem uma boa experiência com o processo de devolução. Portanto, oferecer uma experiência de qualidade neste momento é uma forma incrível para as marcas garantirem mais vendas futuras.

Esses tipos de táticas ajudarão a alavancar vendas da sua loja nos meses de verão, uma das épocas de pior desempenho do ano.

Conclusão

Embora você não seja capaz de lutar contra a queda nas vendas de janeiro, depois desta leitura você está apto a pelo menos lidar com ela.

Janeiro e fevereiro podem ser meses particularmente desafiadores, especialmente se você acabou de sair de uma temporada de Natal super agitada.

Lembre-se então que se você não se preparar para o tempo de baixo movimento, sua empresa poderá ter dificuldades financeiras depois.Essas dicas são muito eficazes, coloque-as em prática!

Este artigo foi útil para você ? Então deixe seu comentário abaixo e clique aqui para saber como montar a sua vitrine de Natal!

[gs-fb-comments]