Tornar o negócio lucrativo é um dos maiores desafios para o micro e pequeno empreendedor. Quando falamos no segmento varejista, o sucesso nas vendas é o fator principal para que isso seja possível.
Pensando nisso, é de extrema importância que o empreendedor esteja atento a vários processos dentro da sua empresa que irão de forma direta ou indireta afetar no resultado final: seu lucro.
Por isso separamos algumas dicas para que você utilize no dia a dia da sua loja e, com isso, consiga impulsionar ainda mais as suas vendas:

 

1º Planeje

Para o seu negócio progredir é necessário um planejamento de metas e ações a serem tomadas. Com base nos resultados, é possível avaliar quais ações estão surtindo efeito nas suas vendas e como você pode melhorá-las. Quando temos uma meta bem definida, trabalhamos melhor para alcançá-la.

 

2º Estabeleça o preço correto

O seu produto está com preço compatível com o mercado? Nem sempre o mais barato atrai mais o público. Existem muitas variáveis, como a força da sua marca, os benefícios que o seu produto traz, bem como a necessidade do consumidor em adquirir esse produto.

 

Construa uma boa equipe de vendas

O seu vendedor deve estar preparado para atender diferentes tipos de clientes que buscam o seu produto. Troca de informações e experiências entre os próprios vendedores pode agregar muito na finalização da venda. Afinal, não basta o cliente entrar na loja, ele deve ser conquistado pelo seu vendedor para efetuar a compra.

4º Trabalhe o Pós-venda

Não basta vender uma vez, é preciso fidelizar seu cliente. Quando satisfeito e bem atendido, ele se torna um replicador da sua marca. O mesmo deve ocorrer quando surge algum problema com esse consumidor, a equipe deve estar preparada para atendê-lo e buscar uma solução o mais prontamente possível.

 

5º Separe a sua vida financeira da sua loja

Erro comum do micro e pequeno empreendedor é usar o dinheiro da empresa para despesas pessoais ou vice-e-versa. O ideal, para não ocorrer quebra de caixa, é fixar um valor para retirada mensal dos lucros do seu negócio (pró-labore). Sempre que a empresa obter lucros extras, invista na própria empresa, impulsionando ainda mais o seu crescimento.

 

6º Otimize suas operações

Com o auxílio de um sistema de gestão, você torna muito mais prático os processos administrativos da sua empresa. Ele controla seu fluxo de caixa, seu estoque e ainda por cima gera relatórios, como DRE para a contabilidade. Teste aqui o Cake ERP gratuitamente e descubra os demais benefícios que um sistema de gestão pode trazer para você.

[gs-fb-comments]