Dezembro chegou e isso significa que é a época de preparar a sua vitrine de Natal.

Mais do que preparar uma decoração, essa é a oportunidade perfeita para se destacar na multidão e, assim, aumentar suas vendas.

As vitrines são, de fato, uma das ferramentas de marketing mais eficazes que um varejista tem à disposição. Quando elas são atraentes e de qualidade, podem transformar um transeunte em um cliente pagante.

Por isso, é vital que a fachada de sua loja seja atraente o suficiente para convidar alguém a entrar. Se bem planejada, ela também pode: 

  • aumentar o conhecimento de sua marca;
  • promover produtos e serviços específicos;
  • trabalhar junto com outras campanhas de marketing.

Na dúvida em como montar sua vitrine de Natal? Então, confira essas dicas!

Dicas para uma boa vitrine de Natal

Vitrines eficazes podem ser criadas quer a loja tenha um espaço mínimo ou generosas paredes com fachada de vidro. O segredo é aproveitar ao máximo o espaço de que você dispõe, sem sobrecarregar a visão. Considere as seguintes dicas:

Esteja ciente de quem é o seu público-alvo

Antes de começar a comprar acessórios e outros enfeites para sua vitrine de Natal, pare um pouco para pensar sobre o seu público-alvo. Quem você deseja atrair? Que tipo de pessoa se beneficiaria mais com seus produtos e serviços? Deixe que as respostas a essas perguntas guiem suas decisões.

Sua vitrine precisa ser direcionada o suficiente para atrair os compradores certos, mas não muito específica a ponto de alienar clientes em potencial. 

Portanto, é fundamental que você conheça seu público-alvo, suas preferências e seus gostos. Em seguida, você deve trabalhar sua vitrine de Natal de forma a se comunicar eficazmente com essas pessoas.

Crie uma história

Ao criar sua vitrine de Natal, pode ser tentador simplesmente selecionar alguns itens que fazem referência à data e adicioná-los à sua fachada. No entanto, ao fazer isso, você pode simplesmente perder a oportunidade de implementar um design eclético e impactante, que irá impressionar e atrair os transeuntes.

Para não errar, tente contar uma história. Ao fazer isso, você dá ao seu público algo com o qual ele pode se conectar e que terá um apelo duradouro.

Sem dúvidas, contar histórias é a maneira mais fácil de se conectar com seu público e envolvê-los em um conceito que vai além de simples referências ao Natal. 

Você pode começar com um tema que se conecte com seu público e que, ao mesmo tempo, possa valorizar os seus produtos e trabalhar para construir a partir daí. Você pode até pensar em incluir personagens diferentes e desenvolver uma jornada narrativa.

É possível, por exemplo, imaginar onde seus clientes gostam de ir, seus hobbies, sonhos, preferências, etc.

Assim, ao ver sua vitrine de Natal, seu público-alvo se sentirá naturalmente atraído, aumentando as chances de garantir uma nova venda. 

Coloque os itens principais ao nível dos olhos

Além de considerar seu público-alvo, você também precisa pensar sobre sua perspectiva. O que você quer que eles olhem? Onde você quer que eles olhem primeiro? Como você pode atraí-los para mais perto? Normalmente, isso significa colocar seu item principal bem no nível dos olhos.

Portanto, para uma vitrine de Natal de sucesso, busque identificar seus principais produtos e posicione-os no nível dos olhos para chamar a atenção das pessoas.

Você também deseja ter certeza de que os produtos são grandes o suficiente para serem notados.

Colocar mercadorias pequenas demais para serem vistas facilmente não é uma boa ideia. Você quer chamar a atenção das pessoas com uma peça central incrível que vira a cabeça das pessoas para uma segunda olhada.

Seja único

‘Alto conceito’ pode não ser um termo que você associe prontamente a uma vitrine de Natal. No entanto, deve ser porque você não será a única empresa tentando chamar a atenção dos compradores. 

Isso significa que você precisa tomar as medidas corretas para garantir que sua vitrine se destaque dos demais.

O ideal é que a sua vitrine esteja conectada com a imagem da sua marca. Por exemplo, se sua empresa se posiciona como inovadora e tecnológica, sua vitrine de Natal deve transmitir esse conceito.

Infelizmente, muitas empresas se prendem ao básico da data, utilizando apenas alguns gorros, pinheiros e pisca-pisca.

No entanto, para se destacar, você precisa ir além do que todos estão fazendo. Expositores diferenciados, com modelos personalizados que os clientes não verão em nenhum outro lugar são bons exemplos de como se diferenciar. 

A dica é: busque retratar a imagem da sua empresa, em concordância com as expectativas e preferências do seu cliente.

Adapte os símbolos do Natal ao seu conceito de sua loja

O Natal possui muitos símbolos. Alguns dos que mais se destacam são: Papai Noel, presépio, árvore de Natal, bolinhas brilhantes, estrela, presentes, luzes, anjos, meias, etc.

Ser único não implica, necessariamente, abandonar esses símbolos. Você pode utilizá-los, adaptando-os à sua história e ao conceito da sua loja.

Se sua loja vende roupas de banho, você pode, por exemplo, trazer um Papai Noel na piscina ou na praia, usando uma de suas peças. Uma automotiva pode substituir os tradicionais trenós, por um carro tecnológico e assim por diante.

Ao adaptar os símbolos do Natal ao conceito de sua loja, você se diferencia dos seus concorrentes, cria maior impacto e aumenta suas chances de transformar transeuntes em clientes.

Considere o seu ambiente

Além de pensar sobre quem são seus clientes-alvo, lembre-se também de levar em consideração sua mentalidade, ações e comportamento quando estiverem por perto.

A sua loja fica em um shopping center onde as pessoas podem passear de lazer ou você está em um ambiente agitado? Eles ficarão com os filhos ou farão compras sozinhos? As pessoas estarão a pé quando virem seus displays ou estarão em seus carros?

Pense em quanto tempo as pessoas têm para passear, caminhar ou dirigir por sua loja e, em seguida, projete suas vitrines de acordo.

Por exemplo, se sua vitrine de Natal estiver exposta em um local onde as pessoas passam apressadamente ou em automóveis, prefira limitar o uso de texto em seus displays porque os transeuntes terão apenas alguns segundos para olhar e compreender a sua mensagem.

Use Iluminação

Se você deseja garantir que sua vitrine de Natal se destaque, é importante pensar na iluminação. De fato, ela é uma ótima maneira de chamar a atenção, tornando-a mais viva e surpreendente.

A depender de sua proposta, você pode usar uma iluminação que cause efeitos especiais ou incorporar elementos que você definitivamente deseja que o seu público observe. 

Não se esqueça, a iluminação certa também o ajudará a chamar a atenção para sua vitrine em uma época do ano em que a noite cai, enquanto a maioria das lojas ainda está aberta e as pessoas estão fazendo compras. Também ajuda a sua loja a fazer parte de um ambiente festivo mais amplo.

Evite ser repetitivo

Muitas lojas cometem o erro de repetir o mesmo modelo de vitrine todos os anos, sendo que há casos em que é utilizado a mesma decoração.

No entanto, os clientes aguardam por novidades e essa estratégia pode frustrá-los e até mesmo passar a mensagem de que sua loja está desatualizada.

Além disso, a utilização de enfeites com o aspecto de velho pode, inclusive, ter um efeito contrário e, em vez de atrair clientes, afugentá-los.

Lembre-se que sua vitrine de Natal deve representar o que os clientes irão encontrar no interior da sua loja. Portanto, passar uma imagem desatualizada e repetitiva não é a melhor ideia.

Evite desordem

Mantenha seus designs limpos e evite incluir muitos itens neles. A vitrine deve mostrar o que você tem a oferecer, não revelar tudo. 

Além disso, uma vitrine desordenada pode desvalorizar sua marca e suas mercadorias. No varejo, muitas vezes, menos é mais. Se você empilhar muitos itens em uma vitrine, poderá passar uma imagem de que o interior da loja está caótico.

Além disso, desordenar sua vitrine de Natal diluirá o impacto que sua melhor mercadoria teria sobre os transeuntes e simplesmente tornará sua loja mais fácil de ignorar.

LEIA TAMBÉM | Manequim para loja: 5 dicas para facilitar a sua escolha

Esteja sempre em busca de inspiração

A inspiração está em toda parte. Pode ser um filme, uma série, uma música, cidades, etc. Se houver relação com a mensagem da sua marca ou com os seus produtos, pode ser uma boa ideia investir nessa intertextualidade. Você pode, inclusive, mesclar algumas intervenções artísticas com sua vitrine. 

No entanto, é preciso ter cuidado para não abusar no volume de informações. Você pode utilizar inspirações para criar a história que será contada na sua vitrine de Natal.

Torne sua vitrine “Instagramável”

As redes sociais, hoje, representam poderosas ferramentas de marketing, que podem ajudar a popularizar a imagem de sua marca. Uma das formas de fazer isso é incentivar o marketing espontâneo e sua vitrine pode ser o instrumento perfeito para isso.

Para tornar sua vitrine de Natal “Instagramável”, ou seja, pronta para ser fotografada e compartilhada no instagram, você pode investir em alguns elementos.

O primeiro deles é criar um cenário atraente o bastante para ser fotografado. Isso deve ser feito de acordo com o posicionamento da sua marca, afinal, você quer que sua loja seja conhecida pelo que ela tem a oferecer.

Você também pode implementar recursos para incentivar a interação, como Hashtags, QR Code com filtros ou criar um design que possibilita, por exemplo, que o cliente faça parte do cenário de sua vitrine.

Ouça o que dizem os especialistas

As vitrines seguem e criam tendências. Por isso, nada melhor do que ouvir especialistas que possam dizer o que está em alta, os erros a serem evitados e como criar uma vitrine impactante em sua loja.

A Vitrine Perfeita, por exemplo, é um canal online pioneiro no Brasil que ajuda lojistas a prepararem suas vitrines para vender mais.

Presente nas principais redes sociais, a Vitrine Perfeita oferece dicas, cursos, ebooks e diversos materiais gratuitos em seus canais para ajudar você a transformar a sua vitrine em uma poderosa ferramenta de marketing.

Conclusão

A vitrine é um dos espaços mais valiosos de uma loja física e precisa ser encarado como tal. Utilizando a abordagem certa, você será capaz de potencializar suas vendas e captar muito mais clientes para as compras de fim de ano.

Para isso, é fundamental que sua vitrine de Natal esteja alinhada com a proposta de sua empresa e com a expectativa do seu público-alvo.

Assim, você poderá atrair clientes qualificados, ou seja, com grandes chances de concretizar vendas.

Contar com o auxílio de especialistas, certamente, é a melhor forma de evitar erros e construir uma vitrine de Natal perfeita e conectada com as principais tendências de mercado.

Depois de investir na sua vitrine, é hora de dar o próximo passo e se preparar para o aumento do volume de vendas.

Isso significa implementar ferramentas de gestão e soluções tecnológicas para otimizar a experiência do cliente em sua loja, como o autoatendimento e o PDV sem caixa.

Alinhando esses fatores, certamente sua loja estará pronta para vender mais, e não apenas no natal.

Gostou de conhecer essas dicas para a vitrine de Natal? Aproveite a oportunidade e descubra como anunciar os produtos da sua loja no Instagram!

[gs-fb-comments]