A quantidade de produtos que você consegue manter à vista em seu estabelecimento, seja na frente de loja ou na vitrine, não é infinita. Então, como sempre exibir o sortimento ideal de produtos? Uma boa saída é revezar entre “zona quente da loja” e “zona fria da loja”. Mas, o que isso significa?

Os clientes geralmente seguem um itinerário quando entram em uma loja. Dependendo de como você organizou os móveis ou como você organizou os produtos, eles se comportarão de maneira a gerar zonas frias e quentes em seu estabelecimento.

Portanto, sabendo quais são essas áreas e estudando o comportamento do cliente, é possível otimizar a rota para aumentar seu ticket médio.

Continue a leitura para conhecer melhor os conceitos e entender por que é importante revezar entre “zona quente da loja” e “zona fria da loja”.

Zonas Frias

Zona fria representa uma área da loja onde há baixo tráfego de pedestres. É uma localidade onde os clientes, por um certo motivo, não entram e não andam. Uma área pode ficar fria porque, por exemplo, é menos acessível que outras, não suficientemente iluminada ou porque os produtos estão mal organizados nas prateleiras.

Por isso, é preciso prestar atenção ao arranjo dos móveis, não bloquear a passagem para uma parte importante da loja e permitir que os clientes visitem toda a loja. Para os varejistas, os pontos frios representam a metragem quadrada mais cara da loja, portanto, você precisa saber como gerenciar o espaço para otimizar as vendas.

Para melhorar esses pontos específicos e incentivar o tráfego de pedestres, é aconselhável colocar nessas áreas os produtos de necessidades básicas ou aqueles que são mais vendidos no seu estabelecimento.

No entanto, você deve monitorar se esse tipo de estratégia não impacta negativamente as vendas desses produtos. Por isso, ter um software de gerenciamento de estoque é essencial, pois possibilita que você calcule a giro de cada produto. Assim, você saberá se as estratégias adotadas tiveram o resultado esperado.

Zonas Quentes

As zonas quentes, por outro lado, são os espaços da loja com maior tráfego de pedestres, qualquer que seja o interesse gerado pelos produtos daquela área.

É lógico: produtos com a maior demanda geram automaticamente áreas quentes, embora existam áreas de trânsito que sempre terão muito tráfego, como a entrada da loja. Estas são as áreas com maior visibilidade e representam um bom local para posicionar os produtos para os quais que você deseja promover vendas. Outra boa estratégia é colocar nessas áreas os produtos com maiores margens de lucro.

Como reconhecer uma zona quente?

Para organizar corretamente os produtos dentro de seu estabelecimento, você precisa saber quais são as áreas são frias e quentes de sua loja. Atualmente, existem diversos dispositivos disponíveis no mercado que podem ajudar você nesse processo.

Os principais são os dispositivos de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), que conseguem delimitar com segurança quais são as áreas quentes e frias de um estabelecimento. Assim, é possível detectar defeitos no layout da loja, melhorar a acessibilidade e saber quais marcas e produtos são os mais populares.

As soluções são muitas. Você pode usar desde câmeras inteligentes, prateleiras inteligentes ou mesmos dispositivos desenvolvidos especialmente para essa finalidade.

Uma vez que você tenha descoberto os pontos com maior e menor visitação de clientes, é possível planejar a organização de seus produtos a fim de revezar entre “zona quente da loja” e “zona fria da loja” com muito mais segurança e tranquilidade.

Aliás, o uso massivo da tecnologia nesse segmento gerou uma abordagem conhecida como varejo 4.0. Com ela, os varejistas estão conseguindo obter maior eficácia nos negócios, por meio da redução de custos, maximização das receitas e melhoria da experiência do cliente.

Por que revezar entre “zona quente da loja” e “zona fria da loja”

É muito importante para os varejistas eliminar ou reduzir as zonas frias de sua loja. Por isso, primeiro é necessário identificá-las, para depois elaborar estratégias para eliminá-las.

Como dito anteriormente, algumas abordagens apropriadas é organizar os produtos com grande procura em áreas frias e aqueles com alta margem de lucro, mas não tão procurados, em zonas quentes.

No entanto, elas não são suficientes. Produtos com período de validade curto também precisam estar em zonas quentes. Da mesma forma, aqueles que se encontram próximo da data de validade também precisam figurar nessas áreas.

Há ainda outros casos, como produtos que estão sendo lançados, produtos estratégicos, itens relacionados a datas comemorativas, etc.

Ou seja, dificilmente você terá tantas áreas quentes a ponto de acomodar todos os produtos.

O ideal, nesse sentido, é revezar entre “zona quente da loja” e “zona fria da loja”. Dessa forma, você consegue maximizar suas vendas e evitar perdas de estoque.

Além disso, a mudança de layout e de disposição dos produtos pode ser uma forma de atrair mais clientes. Ao perceberem uma mudança na loja, pessoas que passam por ali com frequência podem se sentir atraídos a entrar e conferir as novidades.

No entanto, esse revezamento deve ser feito de forma planejada e ordenada. Um dos requisitos fundamentais é que você possua uma boa gestão de seu estoque e conheça seus produtos com maior margem de lucro, tenha um controle preciso das datas de validade e saiba qual o giro de cada produto.

Logo, contar com um sistema de controle de estoque que atenda às suas necessidade é essencial.

O Cake ERP, por exemplo, é uma solução completa que integra rotinas contábeis e fiscais, gestão financeira, frente de caixa e, obviamente, gestão completa de estoque. Com ele você consegue obter todas as informações necessárias para tomar as melhores decisões sobre como revezar entre “zona quente da loja” e “zona fria da loja”.

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]