Você sabe como organizar produtos em araras e nas prateleiras de sua loja? Pode parecer um detalhe, mas existem técnicas avançadas de posicionamento que ajudam a estimular as vendas em seu estabelecimento.

Elas fazem parte da estratégia conhecida por trade marketing, um conjunto de táticas aplicadas nos pontos de venda ou canais de distribuição de sua marca que prioriza os interesses dos shoppers (compradores) e, é claro, te ajudam a vender mais!

Como preparar sua loja para vender mais

 

organizar prateleiras

 

Antes mesmo de darmos as dicas sobre como você deve organizar produtos em araras ou mesmo organizar prateleiras, é preciso considerar sua loja em um contexto geral: como essas ferramentas de incentivo às compras estão dispostas.

Planejamento é primordial, independentemente do tamanho do espaço, mas certamente, quanto menor ele for, mais estratégico ainda você precisará ser. Afinal, é preciso que o seu cliente saiba onde encontrar facilmente o que busca e tenha uma boa visão da diversidade de opções de produtos.

 

Conte com ajuda profissional para a escolha do mobiliário

O ideal para a escolha do mobiliário é contar com a ajuda profissional de um arquiteto, que medirá os espaços, entenderá seus objetivos, levará em consideração os itens que serão comercializados e poderá te dar até mesmo dicas sobre como organizar prateleiras.

Além disso, ele levará em conta a decoração de sua loja como um todo, o perfil do seu público e como fazer com que tudo orne a favor das vendas. Tudo isso considerando o espaço que você possui e prezando pela experiência e sensação de conforto para sua clientela.

 

Invista em sinalização interna

Um outro ponto muito importante ao considerar como organizar produtos nas araras e prateleiras é a sinalização interna para ajudar o cliente a se locomover com facilidade entre os itens, encontrando rapidamente o que buscam.

O ponto-chave é ter itens estratégicos dispostos, como nas dicas que daremos sobre organizar prateleiras e produtos nas araras. Dessa forma, você promove uma melhor experiência de compra e incentiva o aumento do ticket médio – ou de novas visitas desse cliente em outras oportunidades.

 

Preços devem estar visíveis

A melhor forma de dispor os preços dos produtos de sua loja dependerá de como você irá organizar produtos em araras ou prateleiras.

Nas etiquetas já é um padrão habitual, o que favorece a experiência. Contudo, a depender do seu espaço, tendo o uso de produtos em quantidade considerável ao organizar prateleiras, vale a inclusão de tags com os valores também no móvel – mesmo que de forma abrangente como “a partir de R$ preço”.

 

Como organizar prateleiras em sua loja

Já que enfatizamos sobre organizar prateleiras, é hora de compartilhar algumas dicas para o sucesso da distribuição dos itens e das vendas nelas.

 

Posicione-as em áreas de transição, pagamento, corredores e abaixo das araras

Por comportarem itens menores, com menor facilidade de visualização ou manuseio, as prateleiras devem estar dispostas em áreas de oportunidade. Locais de transição, corredores, área de pagamento e abaixo das araras são bons lugares para o tipo de produto que ali são comportados.

 

Use as prateleiras para peças mais básicasorganizar prateleiras

Se tratando de uma loja de roupas, por exemplo, é importante levar em consideração o tipo de produto que será disposto nas prateleiras. Nesse caso, opte por peças mais básicas, empilháveis, que não amassam com facilidade e demonstrem diversidade.

Caso seu estabelecimento trabalhe com itens complementares, como sapatos e acessórios, elas também são uma excelente escolha para o posicionamento desses produtos. Nesse caso, escolha produtos que visivelmente ajudem a compor uma produção. Isso pode estimular ainda mais as compras adicionais.

 

Organizar prateleiras com produtos por tamanhos ou cores

Uma outra dica, complementar à anterior, para organizar prateleiras, é ordenar os produtos nela dispostas por cores ou tamanhos, utilizando sinalização visual para referenciar os itens.

Você pode, inclusive, mesclar as duas coisas! Isso ajudará o cliente a ter mais autonomia no seu estabelecimento e ter uma boa percepção da diversidade que você oferece!

 

Utilize um sistema de gestão empresarial para determinar os produtos expostos

Se você possui um software ERP, pode se amparar no módulo de vendas para determinar quais itens deverão, preferencialmente, estar dispostos nas prateleiras e até mesmo organizar produtos em araras.

Com o relatório de produtos mais vendidos, compreendendo a chamada “Curva ABC”, você terá mais claramente quais são os itens sucesso em vendas na sua loja. Ao priorizá-los, a chance de chamar a atenção de novos clientes para comprá-los ou incentivá-los a buscar por outros itens em seu estabelecimento cresce consideravelmente.

 

Dicas para organizar produtos nas araras da loja

Muitas das dicas que demos anteriormente se aplicam também nas araras – ou, pelo menos, podem ser adaptadas. O uso dos dados de compra em seu ERP para determinar quais terão destaque nas araras principais é uma delas.

A distribuição por cores e tamanhos ao organizar prateleiras, nesse caso, pode ser ampliada também para a variação de tamanhos das peças em si. Vestidos, calças e blusas têm tamanho físico diferentes na araras. Organize por cor e, depois, priorize o alinhamento incluindo peças de menor tamanho na frente, para uma maior visibilidade do cliente.

Além desses pontos, são também boas dicas para organizar produtos nas araras:

Roupas passadas e cabides adequados são indispensáveis

A primeira impressão não só fica, como ajuda seu cliente a visualizar o item disposto no corpo, antes de experimentá-lo, e compondo uma produção com o que ele já possui em casa. Nesse sentido, ao organizar produtos nas araras, certifique-se de que eles estejam devidamente passados – e limpos, é claro!

Um outro ponto de atenção é nos cabides que serão escolhidos para o mostruário. Eles devem firmar as peças, evitando danos, além de garantir uma visão adequada de como ela é. Por isso, tenha variações adequadas para suportar cada tipo de item, considerando tamanho e peso.

 

Tenha araras que comportem looks completos organizar prateleiras

Assim como os manequins de suas vitrines, é importante ter no interior da loja araras que possam demonstrar a composição de peças para um “look”. Vale incluir, inclusive, calçados e acessórios de parceiros, caso você não os comercialize.

Além da percepção de variedade de peças, você ainda ganha dando ideias que ajudarão o seu cliente a ser criativo e ainda, quem sabe adquirir outros produtos!

Agora que você já sabe os principais pontos de atenção para organizar produtos em araras e prateleiras, que tal conhecer algumas dicas para atrair mais clientes para a sua loja e conferir o espaço que você montou?

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]