Você quer incrementar as vendas em seu negócio, mas não sabe quais ações de marketing para loja de roupas são mais efetivas para o investimento? Então, o post de hoje é para você!

Em um mercado que parece não ser impactado em momentos de crise econômica, diante do crescimento apresentado ano após ano, e com consumo dobrado conforme desenvolvimento individual de seus consumidores, segundo estatísticas apresentadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), algumas mudanças simples em sua estratégia pode contar pontos.

Confira as dicas para vender mais!

Localização do ponto de venda: explorando o potencial de atração

1

Ao contrário de outros setores, que podem ter suas lojas não tão visíveis ao público, os estabelecimentos comerciais voltados para moda precisam explorar todo o potencial de atração de novos clientes impactando também consumidores que passam em frente à loja.

Nesse sentido, a localização passa a ser uma estratégia de marketing para loja de roupas, sendo indispensável a escolha adequada da rua. Para isso, é importante considerar:

  • A movimentação na região durante o período em que sua loja ficará aberta;
  • O quão fácil é chegar em sua loja;
  • O quão segura é a região escolhida;
  • Quais os tipos de negócio no entorno;
  • Possíveis restrições da prefeitura que impactariam no projeto de sua loja;
  • O quão fácil é estacionar na região;
  • Quais são os concorrentes diretos na região.

social commerce

Fachada e vitrine da loja: invista no projeto para vender mais

Após considerar a localização, é hora de explorar o potencial de atração, aproveitando o fluxo de pessoas do local escolhido.

A fachada e a vitrine de sua loja de roupas precisam ser atraentes o suficiente para impactar as pessoas que passam em frente ao estabelecimento, gerando curiosidade sobre os produtos comercializados.

Contratar um arquiteto para desenhar uma fachada que se destaque dos vizinhos, atraindo os olhares da clientela, bem como considerar o trabalho de um designer de vitrines – ou se desenvolver nesta competência técnica – pode contar pontos a seu favor.

Não negligencie o poder do ponto de venda para o resultado de seu negócio!

Invista em parcerias: a melhor forma de impulsionar o marketing para lojas de roupas

Apesar de o investimento em parcerias ser uma dica genérica para impulsionar a divulgação de qualquer tipo de negócio, algumas peculiaridades para estabelecimentos de moda fazem toda a diferença.

 

Parcerias com estabelecimentos correlacionados

Você pode explorar parcerias com negócios correlacionados ao segmento de moda na região específica escolhida para a sua loja ou com estabelecimentos na cidade, de uma forma geral. O importante é buscar por locais que tenham público-alvo semelhantes ao seu.

Para aproveitar esta dica de marketing para loja de roupas, vale estreitar relações com estabelecimentos na área estética, de beleza e até de saúde. Lojas de calçados, salões de beleza, clínicas, spas, academia… Mire os locais que podem ajudar a levar novos clientes para seu negócio.

Para que a ação seja efetiva, disponibilize um voucher de desconto para que as pessoas que frequentam estes estabelecimentos se interessem em conhecer a sua loja. Uma vez nela, cabe a você e seus vendedores coletarem dados para manter o relacionamento e indicar os produtos certos, conforme as necessidades desta clientela, para fechar vendas.

Além do desconto incentivar a primeira compra destes visitantes, o voucher te ajudará a mensurar o real impacto da ação, indicando se vale a pena investir mais recursos nela.

Parcerias promocionais

2

Uma outra forma de explorar as parcerias nas ações de marketing para loja de roupas é realizando promoções conjuntas. Você pode considerar um sorteio convidando outros estabelecimentos parceiros para melhorar a premiação, incentivando um maior número de participantes.

Esta ação pode ser feita digitalmente, utilizando as redes sociais como vínculo, ou presencial, fazendo com que os participantes passem em sua loja para depositar o cupom de participação.

Na primeira opção, você pode ganhar em número de seguidores, que poderão ser impactados em outro momento com seus produtos. Já na segunda, você garante a passagem deles por sua loja, conhecendo seus produtos e, quem sabe, gerando as primeiras vendas a este público.

 

Parcerias com influenciadores

Em alta, o trabalho com influenciadores pode somar muito para as estratégias de marketing para loja de roupas. Pode ser que você não tenha uma grande verba para trabalhar com aquela blogueira de sucesso, mas algumas táticas podem ajudar:

 

Trabalhe com microinfluenciadores locais

Os microinfluenciadores, pessoas que têm até 80k seguidores em sua rede social, podem gerar mais resultados para o seu negócio que os grandes influencers.

Aposte naquelas figuras públicas com destaque regional. Apesar de não terem centenas de milhares de seguidores, elas geram mais identificação justamente por serem da região. Além disso, eles cobram valores mais acessíveis para negócios que estão começando e se empenham mais para gerar resultados diretos.

 

Considere permutas para divulgação

Uma outra vantagem deste perfil de influenciadores é que grande parte deles aceita permutas pelo trabalho de divulgação, facilitando a adesão desta estratégia de marketing para loja de roupas para comerciantes pequenos ou ainda no início do negócio.

 

Disponibilize um código de desconto para o influenciador trabalhar

Você certamente já deve ter visto algum influenciador anunciando o uso de determinado produto e concedendo um código de desconto para que seus seguidores possam comprar o item mais barato em uma loja, certo?

Faça o mesmo! Crie cupons únicos, com prazo de duração preestabelecida e não esqueça de mensurar o retorno individual de cada um destes parceiros para tomar decisões sobre novos investimentos.

Planeje ações para datas comemorativas

3

As datas comemorativas impulsionam as vendas no comércio. Para aproveitar todo este potencial, considere as principais delas para o seu público e desenvolva ações para impulsionar as vendas.

Esta é uma ação de marketing para loja de roupas bastante comum e efetiva. Não desperdice a oportunidade!

Utilize seus atuais clientes para divulgar sua loja

Existe um enorme potencial a ser explorado em seus clientes atuais e eles podem fazer muita diferença nas estratégias de marketing para loja de roupas:

 

Crie uma # e incentive o compartilhamento de imagens nas redes sociais

Isso mesmo: utilizando uma # personalizada você consegue acompanhar e mensurar o impacto da divulgação de seus clientes em potenciais novos consumidores. A ideia é semelhante ao marketing boca a boca, mas ganha maior proporção ao ser realizada digitalmente, já que consegue atingir um maior número de pessoas.

 

Utilize o conteúdo gerado por seus clientes nas suas redes sociais

marketing para loja de roupas

Invista menos em conteúdo com design rebuscado e mais em fotos de pessoas reais. Se você notar a participação em redes sociais de marcas de destaque no setor de moda, verá que esta é uma dica incrível para o marketing de loja de roupas.

Peça autorização de seus clientes que marcaram o seu @ ou # na mídia e compartilhe a imagem marcando a pessoa. Ela certamente compartilhará o conteúdo para seus amigos, além de mostrar a todos que saiu em uma publicação. Com isso, você conta com uma nova audiência tomando conhecimento do seu negócio.

Ao comparar publicações, você verá como este tipo de conteúdo faz toda a diferença nas métricas de engajamento, envolvimento e alcance dos seus posts!

Viu como o olhar atento a alguns detalhes e mudanças relativamente simples na sua estratégia de marketing para lojas de roupas pode fazer toda a diferença para ajudar o seu negócio vender mais?

Agora que você conhece estas dicas, é hora de colocá-las em prática e colher os resultados nos relatórios de vendas do seu negócio!

Também recomendamos para você!

social commerce

[gs-fb-comments]