Atrair mais clientes é um dos objetivos de todos os empresários, mas essa não é uma tarefa fácil. Mas, também não é impossível. Existem algumas estratégias eficientes e inovadoras que você pode empregar para destacar seu negócio da concorrência.

Aqui estão algumas estratégias que você pode utilizar para começar a conquistar novos clientes hoje mesmo!

Capriche na fachada e na vitrine

A fachada e a vitrine de sua loja servem como cartão de visitas para o grande público. Muitas vezes, esse é o primeiro contato da sua marca com o cliente e, por isso, merece especial atenção.

Trabalhe para que elas sejam chamativas e, ao mesmo tempo, transmitam a identidade de sua marca e diferenciem sua loja da concorrência.

Claro que isso irá depender muito do seu segmento e do perfil do seu público-alvo. No entanto, existem diversas estratégias que você pode utilizar. Você pode, por exemplo, abusar das cores ou utilizar uma decoração minimalista ou ainda utilizar figuras animalescas, que chamam a atenção.

Valorize o Marketing boca a boca

Esta é, definitivamente, a forma mais antiga de marketing e publicidade utilizada pelas empresas e mesmo nos dias atuais ainda funciona muito bem.

Quando um cliente está feliz e satisfeito com um produto ou serviço, há uma tendência humana natural de compartilhar a experiência com pessoas em seu círculo de confiança e influência – família, amigos, colegas, vizinhos e, às vezes, estranhos. Ele se torna evangelista e defensor de seu produto.

Atualmente, com as redes sociais, isso ganha ainda maior alcance. Uma simples publicação pode render centenas de visualizações e atrair mais clientes para sua loja.

Mas como sua loja pode incentivar o marketing boca a boca? Veja algumas dicas!

  • O primeiro e mais importante passo é vender um produto ou serviço que realmente funcione e ofereça grande valor a quem os usa; A maioria das pessoas compra produtos ou serviços para resolver um problema ou satisfazer uma necessidade. Se um produto ou serviço cumprir sua promessa e fizer mais do que diz, ele tem grandes chances de ser divulgado por seus clientes!
  • Ótima experiência do cliente. Para conquistar seu público e, com isso, se beneficiar do marketing boca a boca, você precisa entender quais as necessidades do seu público-alvo. Na maioria das vezes, não importa o tamanho da sua concorrência, você pode conquistar a fidelidade do seu cliente por meio de um ótimo atendimento e uma experiência de compra agradável.

As pessoas gostam de comprar produtos e serviços de empresas que os tratam com respeito e que demonstram entender suas necessidades. Isso envolve, além de bom atendimento, condições e formas de pagamento diferenciadas, diferentes canais de venda, entrega em domicílio, etc.

  • Dê aos seus clientes uma razão para anunciar sua loja. Às vezes, a propaganda boca a boca não vem automaticamente; você tem que incentivar e motivar seus clientes a fazer isso por você. Inicie um programa de indicação ou recompensa para seus clientes existentes. É um método ganha-ganha que sempre funciona.

Esteja presente nas redes sociais

A mídia social está mudando a forma como os negócios são feitos no mundo de hoje. Atualmente existem diversas plataformas e você deve estar presente naquelas que sejam mais compatíveis com a identidade do seu negócio e com seu público-alvo.

O twitter, por exemplo, é uma mídia social muito utilizada pelo público mais jovem. O LinkedIn, por outro lado, tem como foco um público mais adulto e profissional. Já o facebook é mais geral e agrega um total de 130 milhões de usuários somente no Brasil.

Por isso, vale muito a pena criar perfis de sua loja nessas plataformas digitais. É uma forma fácil e barata de atrair mais clientes, divulgar produtos e promoções e de manter um contato direto com seu público.

Invista em publicidade online

A publicidade online é o caminho a seguir para atrair mais clientes. A cada dia, mais pessoas dependem da internet para obter informações sobre compras. Mesmo que elas não comprem online, é pela internet que elas tendem a fazer suas primeiras consultas.

Para você ter uma ideia, atualmente mais pessoas assistem ao YouTube do que assistem à televisão. Mais pessoas lêem sites de notícias e revistas online em vez das versões em papel.

Por isso, é essencial que sua loja esteja presente na web. Existem diferentes formas de publicidade online, mas um dos mais populares continua sendo o Google Adwords Program.

O Google é de longe o maior mecanismo de busca na internet e milhões de pessoas em todo o mundo dependem dele todos os dias para obter informações. Com pequenos investimentos diários você pode atrair mais clientes para sua loja.

Envolva-se com a comunidade local

Uma forma de fazer sua marca conhecida e, assim, atrair mais clientes é participando de atividades da comunidade onde sua loja está localizada.

Patrocine eventos que gerem benefícios para a comunidade local. É uma forma de divulgar a sua marca e reforçar sua imagem.

Você pode, por exemplo, patrocinar uma feira de adoção de animais ou algum evento voltado a crianças carentes. Muitos clientes dão preferência a empresas engajadas em causas sociais.

Firme parcerias

Iniciar parcerias é uma maneira eficiente de aumentar o alcance de seus negócios. No entanto,  encontrar bons parceiros alinhados ao seu modelo de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil.

Existem vários tipos de parcerias que você pode seguir, por exemplo:

  • Anúncio no seu site;
  • Colaboração em redes sociais;
  • Co-produção boletins informativos;
  • Disponibilizar panfletos nos estabelecimentos, etc;

O importante sobre esse tipo de estratégia de marketing é que você pode identificar parceiros que possam ajudá-lo a atrair mais clientes e a quem você pode fazer o mesmo. Assim, haverá um aumento em ambos os públicos.

Promoções e descontos

atrair mais clientes

Todo mundo adora descontos. Essa é uma das táticas mais conhecidas e eficazes de atrair mais clientes. No entanto, é preciso ter cuidado para que isso não impacte negativamente no resultado da empresa.

É muito importante que você conheça a margem de lucro de cada produto para que você saiba exatamente quanto pode dar de desconto.

Seguindo essas dicas, seguramente você conseguirá atrair mais clientes para sua loja. Vale ressaltar que, para que você tenha mais sucesso em suas estratégias, é ideal que você conheça seu público-alvo, seus hábitos e sua rotina. Somente assim você conseguirá elaborar ações de marketing adequadas e criar uma experiência de compra espetacular.

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]