O manequim para loja de roupa não é apenas um equipamento, ele funciona também como um facilitador de vendas, pois colaboram com a estética das vitrines e da loja, e inclusive ajudam a valorizar as peças expostas, podendo até mesmo vender um “look” completo.
Aliás, atualmente não existe apenas um tipo específico de manequim de loja como antigamente. Há uma variedade imensa de modelos de manequins, como os coloridos, com diversos tamanhos e biotipos.
Por isso, é importante que o lojista saiba qual é o ideal para o seu público antes de escolher qual irá comprar.
E, pensando em ajudá-lo nesta tarefa, produzimos este artigo sobre dicas para escolher o manequim para loja. Boa leitura!
5 dicas para escolher o manequim ideal para sua loja
Antes mesmo de começar a pesquisar por modelos, é importante fazer uma análise da marca e do público da empresa. Isso porque é necessário entender qual é a imagem que a loja quer passar para os clientes, e isso irá se refletir na vitrine, por exemplo.
É importante lembrar que a vitrine e os manequins que estão nela são a primeira impressão que o cliente tem dos seus produtos. Ou seja, ali está a identidade da sua marca, o seu conceito.
Então, reflita sobre isso. Se o seu público é mais conservador, mais despojado, predominantemente feminino, masculino ou misto. Se é uma marca voltada para o público infantil ou adulto, entre outras características.
Compre diferentes modelos de manequim para loja
Vale ressaltar que cada tipo de produto exige um tipo de manequim para que as peças sejam relevantes e agreguem valor na vitrine.
Por isso, é interessante ter manequim para loja que sejam diferentes um do outro, tanto em gênero (caso trabalhe com ambos), mas também nos tamanhos, sempre pensando em acolher a diversidade de biotipos.
Ou seja, o ideal é contar com manequins que representam pessoas magras e também plus size. Pois, isso faz com que os clientes sintam-se representados e confortáveis no ambiente e criem afinidade com a marca.
Conheça alguns modelos de manequim
Além da estética, existem diferentes tipos de manequins e finalidades. Os mais conhecidos são os manequim para loja, que servem como expositores para as peças, porém existem outros tipos que auxiliam os costureiros e o trabalho dos estilistas:
- Manequim de modelagem;
- Manequim de peça piloto;
- Manequim para interior da loja;
- Manequim para vitrine;
- Manequim busto;
- Manequim fixo;
- Manequim rotatório.
Pense em seu público e estilo dos produtos
Dependendo do estilo dos seus produtos e do público que a marca atende, um tipo de manequim para loja específico será mais adequado.
Por exemplo, uma loja que tem como cliente o público mais recatado e roupas mais elegantes, é interessante pensar em ter manequins em tons sóbrios, e não abusar nas poses, chamando a atenção especificamente para as roupas e acessórios.
Já as lojas de produtos infantis, além de precisar ter manequins com biotipo e tamanho de crianças, se faz necessário pensar em comprar manequins coloridos, mais atraentes e até mesmo lúdicos. Isso porque crianças têm mais apelo visual que adultos, além de dar um tom mais divertido para a loja.
As lojas com alternativas e com público jovem, voltadas para a moda urbana ou roupas de festa, por exemplo, podem investir em manequim para loja com estilo contemporâneo. Como manequins em tons metálicos ou coloridos e que sejam articulados, pois dão um toque especial no ambiente, nas roupas e acessórios.
Opte por produtos de boa qualidade
Bem, você já sabe que existem vários tipos, formatos, tamanhos e cores diferentes. Com certeza, após uma boa pesquisa você irá encontrar um manequim para loja que se adeque ao estilo e o público-alvo da sua marca.
Então, agora é o momento de avaliar a qualidade e materiais dos manequins. Por conta desses dois fatores os valores variam muito e a durabilidade também.
O manequim para loja feito de polipropileno é resistente ao choque e seu valor por unidade é mais barato, porém o design é de qualidade inferior. Já o manequim de poliuretano é mais resistente a impactos e possui mais detalhes, sendo assim mais caro.
Hoje em dia, o manequim de fibra de vidro é considerado como o de melhor qualidade, pois tem alta durabilidade e não suja tanto, além de ter a cor e textura mais parecidos com a humana, e seu valor ser acessível. O único ponto negativo é que não são ecológicos.
Diferente do manequim para loja feito de fibra de vidro, o manequim feito de polietileno é ecologicamente correto e tem um excelente design, além de serem leves. Por conta desses detalhes, ele costuma ser mais caro.
Além de todos esses tipos acima, existe o manequim para loja feito de madeira e são articulados. Existe ainda os bonecos confeccionados em com materiais reciclados, e até mesmo com o corpo em tecido.
Faça uma pesquisa de fornecedores de manequim para loja
Depois de decidir os 3 pontos acima, o próximo passo é fazer uma lista com todos os fornecedores de manequins que você acredita que vale a pena conferir valor e condições de pagamento.
Levante informações mais aprofundadas sobre cada um. Isso consiste em saber se existem reclamações na internet, quais são os materiais que usam para fabricar os manequins, tempo médio de uso para manutenção, e por aí vai.
Vale ressaltar que o tempo de mercado e conversar com clientes ajuda a saber qual é a credibilidade e seriedade da empresa. Os manequins são peça chave em sua loja, lembre-se disso antes de fazer a compra.
Reserve um valor para a compra e manutenção dos manequins
Bem, além do investimento na compra dos manequins, você precisa já deixar um valor reservado para a manutenção de cada um deles.
Isso porque os manequins normalmente exigem uma manutenção frequente, principalmente os que são mais realistas e com fibras melhores. Por isso, já contar com um orçamento específico para essas eventuais manutenções é importante.
Inclusive, vale a pena conversar com o fornecedor se já existe uma cobertura para essas manutenções, ou se pode ser feito um acordo para essas situações.
Sempre pense que o manequim para loja faz parte da estética do estabelecimento. Ou seja, ter um boneco quebrado, lascado ou sujo pode acabar causando uma impressão ruim nos clientes.
Gostou do artigo ou tem alguma dúvida? Fale conosco nos comentários ou entre em contato através do e-mail pensegrande@cakeerp.com.
Também recomendamos para você
- Instagram para lojas: aproveite a ferramenta para alavancar suas vendas
- Youtube, IGTV e stories: Como utilizar para sua loja vender mais
[gs-fb-comments]