As redes sociais, hoje, são importantes veículos para promoção e divulgação de marcas dos mais diversos segmentos.

Com milhões de usuários ativos, elas também são frequentemente utilizadas como canais de venda. Anunciar produtos da sua loja no Instagram, nesse sentido, pode ser uma estratégia eficaz para alavancar a lucratividade.

Segundo levantamento recente, realizado pela We Are Social e pela Hootsuite, o Instagram é a quarta rede social mais usada no Brasil em 2021, com mais de 110 milhões de usuários. Com tantas pessoas conectadas, essa plataforma representa uma das ferramentas mais poderosas para vender produtos e serviços – se você souber se destacar na multidão. 

Além disso, como se trata de uma plataforma visual, é um lugar perfeito para anunciar os produtos da sua loja. Saiba como fazer isso de forma eficaz a seguir!

Por que vender diretamente pelo Instagram?

Em 2018, o Instagram disponibilizou no Brasil uma funcionalidade que permite que usuários realizem compras diretamente na plataforma. Conhecida como Instagram Shopping, esse recurso vem sendo cada vez mais utilizado, tanto pelas empresas, como pelos consumidores.

Hoje, os resultados impressionam. Segundo o estudo Social Commerce, realizado pela All iN | Social Miner em parceria com a Etus e a Opinion Box, dentre os usuários que realizam compras pelas redes sociais, 50% recorrem ao Instagram.

Portanto, trata-se de um mercado com grande potencial, dado o grande número de usuários e a recente tendência de mudança no perfil do consumidor brasileiro. 

Durante o ano de 2020, o e-commerce ganhou cerca de 13 milhões de novos adeptos, dentre os quais aproximadamente 80% revelaram que repetiriam as compras online e 69,5% afirmaram que promoveriam a loja onde realizaram a compra. Os dados são da pesquisa Webshoppers 43, realizada pela consultoria Ebit/Nielsen em parceria com o Bexs Banco.

Porém, incorporar o Instagram Shopping à sua estratégia de negócios ainda requer alguma criatividade. Afinal, há muitas maneiras de fazer isso.

Confira algumas dicas eficazes de como anunciar os produtos da sua loja no Instagram a seguir!

O que você precisa para vender pelo Instagram Shopping

Para permitir anunciar os produtos da sua loja no Instagram, você precisa atender aos seguintes requisitos:

  • Ter uma conta empresarial no Instagram;
  • Vender produtos físicos que estão em conformidade com as políticas comerciais do Instagram;
  • Associar a sua conta empresarial a um catálogo do Facebook no Business Manager. 
  • Utilizar uma plataforma de e-commerce para que os clientes possam fazer cadastro e realizar o pagamento.

Depois de cuidar dos detalhes acima, você deve estar pronto para começar a vender seus produtos no Instagram.

Se você deseja obter maiores detalhes sobre como colocar sua loja no Instagram, confira nosso passo a passo completo clicando aqui!

Quais recursos o Instagram oferece?

Antes de mergulharmos em exemplos específicos de como as principais marcas usam o Instagram Shopping, vamos delinear rapidamente algumas ferramentas que você pode usar em conjunto para impulsionar as vendas orgânicas do Instagram:

Postagens compráveis 

Resumindo, as postagens compráveis ​​permitem que você adicione tags de produtos ao seu conteúdo para que as pessoas possam comprar diretamente deles. 

As tags de produto no Instagram, também conhecidas como Sacolinhas, são semelhantes à marcação de outros usuários em suas postagens, exceto que você está marcando seus produtos. 

Isso permite que os compradores cliquem em suas tags e comprem rapidamente seu catálogo de produtos.

LEIA TAMBÉM | Como colocar a Sacolinha no Instagram

Adesivos (stickers) de produtos em Stories 

Com os adesivos de produtos, você pode marcar produtos específicos nos Stories, assim como você faz nas postagens.

Para isso, siga as seguintes etapas:

Confira abaixo o passo a passo de como adicionar um sticker (adesivo) de link nos Stories do Instagram.

  • Passo 01: Escolha a foto ou vídeo que você deseja postar nos stories.
  • Passo 02: Selecione o botão de adesivos nas opções localizadas no topo da tela.
  • Passo 03: Toque no botão do sticker “Link” e adicione a “URL” (Link) desejada e conclua.

Essa função é bastante similar ao “arrastar para cima” e pode ser utilizada por todos os usuários. A diferença é que o link fica visível na publicação.

A guia Loja em seu perfil

A guia Loja é onde os visitantes do seu perfil podem encontrar todos os produtos que você marcou em suas postagens do Instagram, incluindo o conteúdo que os apresenta.

Como anunciar os produtos da sua loja no Instagram?

Agora, confira as principais técnicas para anunciar os produtos da sua loja no Instagram de forma eficaz:

  1. Crie fotos de produtos de alta qualidade

Na atualidade, dada a grande competitividade, as empresas precisam caprichar em suas postagens para atrair e convencer o seu público a adquirir seus produtos.

Isso significa, dentre outras coisas, postar fotos de produtos em alta qualidade. Mas não se preocupe – as câmeras dos smartphones atuais costumam ser mais do que suficientes para tirar fotos de produtos que irão atender às exigências dos públicos mais exigentes.

Mas, para não errar, confira os três elementos que ajudam a garantir a alta qualidade de suas fotos:

  • Pano de fundo.  Use um fundo preto, branco ou cinza claro atrás de seu produto para dar às suas fotografias uma aparência limpa e consistente em vários produtos.
  • Mesa.  Utilize uma mesa para que seu produto fique mais alto, o que tornará mais fácil fotografá-lo.
  • Iluminação.  A opção mais econômica é a luz natural. Configure seu produto e equipamento perto de uma grande janela para permitir bastante luz em seu quadro. Se não houver iluminação natural disponível, use uma lâmpada maior ou utilize um kit do tipo softbox e lembre-se de que a luz “branca” é ideal para capturar produtos.

Pode parecer muito trabalhoso para capturar fotos de produtos de qualidade, mas terá um grande impacto nas vendas a longo prazo. Lembre-se: você está criando ativos que podem ser reaproveitados e reutilizados com o tempo.

  1. Mostre seus produtos como parte de um estilo de vida

Se você está procurando conhecer a natureza visual do Instagram, não há maneira melhor do que mostrar seu produto em ação. 

Isso ajudará os compradores a realmente se visualizarem usando seu produto e darem o próximo passo no processo de compra.

O que torna essa estratégia de marketing do Instagram tão eficaz é que, em vez de usar uma frase chamariz como “Compre” nas fotos de seus produtos, você pode simplesmente compartilhar histórias de pessoas reais que amam seus produtos.

Mas se você não tem tempo ou recursos para implementar essa estratégia, não se preocupe. Ainda há outras maneiras de anunciar os produtos de sua loja de maneira eficaz.

  1. Aproveite o conteúdo gerado pelo usuário

Se as pessoas estão comprando e curtindo seus produtos, é provável que estejam postando sobre ele nas redes sociais. 

O conteúdo gerado pelo usuário é uma ótima maneira de preencher seu feed com conteúdo de qualidade e, ao mesmo tempo, anunciar os produtos de sua loja no Instagram.

Você pode utilizar, por exemplo, as guias em destaques, para organizar todas as postagens dos usuários em um só lugar.

  1. Use as hashtags certas

Hashtags do Instagram são uma forma de criar consciência de marca e conectar seu conteúdo a conversas ou tópicos específicos. 

Esse recurso torna seu conteúdo comprável detectável no Instagram e ajuda sua loja a alcançar mais pessoas. 

Quando você publica uma postagem com uma hashtag, ele pode ser mais facilmente localizado por usuários que não seguem sua marca.

Se você já tem uma boa ideia de hashtags que funcionam bem para sua marca, considere usá-las em suas publicações compráveis.

  1. Considere implementar estratégias de marketing de influência

O marketing de influência é uma estratégia que visa a fazer parcerias com usuários com grande alcance para promover sua marca e seus produtos.

Os influenciadores do Instagram são pessoas que construíram uma reputação em um determinado nicho na plataforma. Portanto, é seguro dizer que eles podem ajudar a sua loja a vender mais.

Eles trabalham como embaixadores da marca para o seu negócio, compartilhando seus produtos com o público-alvo em troca de recompensas financeiras, produtos gratuitos ou visibilidade.

Os influenciadores podem impactar os hábitos de compra por causa de sua autoridade em um determinado setor. E isso não significa dizer que você precisa formar parcerias com artistas ou celebridades.

Nano e microinfluenciadores (contas com menos de 5.000 e entre 5.000 e 20.000 seguidores, respectivamente) tendem a obter grandes taxas de engajamento e, muitas vezes, estão genuinamente interessados nos produtos.

Isso faz com que a publicidade tenha maior apelo, além de ajudar a gerar um grande tráfego orgânico para sua loja no Instagram. Tudo isso sem precisar gastar muito. 

  1. Eduque ou entretenha o seu público

Educar ou entreter seu público em vez de ir diretamente para a venda garantirá que seus seguidores tenham mais interesse em suas publicações.

Os stories são excelentes ferramentas para divulgar informações interessantes e conteúdos criativos que farão com que os usuários interajam com suas postagens. Assim, os algoritmos do Instagram entenderão que eles possuem interesse em suas publicações e ajudará a aumentar a visibilidade do seu conteúdo.

Assim, quando você anunciar os produtos da sua loja no Instagram, eles terão maior alcance e maior probabilidade de vendas.

  1. Faça uma transmissão ao vivo

Você também pode anunciar os produtos de sua loja no Instagram por meio de transmissões ao vivo.

Utilizando o recurso Live Shopping, as marcas e criadores podem vender produtos em uma transmissão ao vivo. Pense nisso como uma rede de compras de TV, mas com mais interação e no seu celular. 

O Live Shopping permite que você mostre produtos, interaja com seguidores e faça parceria com outras marcas e criadores. 

Como vendedor, você pode marcar um produto de seu catálogo para aparecer na parte inferior da tela durante uma transmissão ao vivo. Os compradores só precisam clicar no botão Adicionar à sacola e finalizar a compra.

  1. Utilize anúncios patrocinados

Uma das maneiras mais efetivas para anunciar os produtos da sua loja no Instagram e alcançar um público maior e mais qualificado é utilizar os recursos de anúncios pagos.

Assim, você pode definir o perfil do usuário para o qual seu produto é destinado e deixar que a plataforma faça a mágica acontecer.

A dica é utilizar esse recurso com os seus produtos mais atrativos e caprichar na foto que será anunciada.

Dessa forma, você aumenta a visibilidade da sua publicação, as chances de vendas e ainda pode conseguir novos seguidores.

Dica de gestão

Como você pode perceber, o Instagram é uma poderosa ferramenta para alavancar as vendas de sua loja.

Para utilizar essa rede social ao seu favor, além de utilizar os recursos e estratégias de forma adequada, você também deve ter especial atenção à gestão.

Ao incorporar um novo canal de venda, pode se tornar mais difícil, por exemplo, ter controle sobre o seu estoque. Isso pode gerar alguns problemas como vender produtos que você já não tem mais à disposição.

Inconvenientes como esse acabam gerando comentários negativos em suas publicações, o que pode manchar sua reputação e invalidar todos os seus esforços de divulgação de seus produtos.

Para que problemas como esses não aconteçam, a dica de ouro é utilizar um sistema de gestão que integre sua loja física e sua plataforma de e-commerce.

Assim, além de ter visualização em tempo real de seu estoque, você também pode controlar seus recebimentos, emitir notas fiscais, extrair relatórios gerenciais dentre muitas outras funcionalidades que permitirão controle total sobre sua operação. Isso tanto para a loja física como para sua loja no Instagram.

Nesse sentido, vale destacar a solução CakeERP, um sistema de gestão baseado em nuvem que possui planos sob medida para as necessidades do seu negócio.

Com o CakeERP, você pode contar com funcionalidades como gestão de vendas, de compras, financeira, de estoque, ferramentas de PDV para sua loja física, integração com plataformas de e-commerce e muito mais.

Entre em contato agora mesmo, fale com um de nossos especialistas e descubra como o CakeERP pode potencializar sua estratégia de vendas pelo Instagram!

[gs-fb-comments]