2019 começou com ótimas perspectivas para o comércio eletrônico. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa de crescimento para o ano é 16% quando comparado a 2018. Para garantir a sua fatia de mercado, estar atento às tendências para e-commerce é fundamental!

social commerce

As previsões são baseadas na evolução do mercado, principalmente em países que estão à frente das práticas utilizadas aqui no Brasil, nas pesquisas do setor, no comportamento do consumidor e em suas respostas às inovações apresentadas no ano anterior. Confira as seis principais que devem estar em seu radar:

1 – A (R)evolução das lojas físicas com as POP UP stores

Você já ouviu falar nas Pop Up Stores? O novo modelo de lojas físicas surgiu com o conceito do New Retail, ou Novo Varejo em tradução livre, de Jack Ma, proprietário do Alibaba.

Elas consistem em espaços comerciais voltados para a experiência do cliente, proporcionando o contato com o produto. Porém, diferentemente das lojas tradicionais, as compras são realizadas por totens ou mesmo pelo smatphone dos clientes, que recebem a mercadoria em casa.

Em algumas situações, é possível realizar compra on-line e apenas retirar o produto na loja mais próxima, mantendo a ideia de exclusão da distinção entre o on e off-line – que é uma das tendências para e-commerce que aparecem mais fortes no mercado internacional.

Além da redução dos pontos de contato entre clientes e funcionários da loja, e da operação digital aliada à física, serviços e entretenimento são oferecidos ao cliente como diferencial competitivo.

No Brasil, alguns players já iniciaram este tipo de operação. É o caso da Amaro, da Riachuelo e da C&A, grandes varejistas no País.

2 – Comando de Voz para compras

Os assistentes virtuais vêm sendo cada vez mais utilizados. A Alexa, da Amazon, e a Siri, da Apple, abriram espaço para que os comandos de voz se tornassem preferência para encontrar informações e até mesmo realizar pedidos na web. Você já pensou como isso impactará a estratégia de posicionamento da sua loja nos mecanismos de busca?

O chamado Voice Interact, ou interação por voz, em tradução livre, vem como uma das tendências para e-commerce que promete revolucionar não apenas o setor e a experiência de compra dos consumidores, mas também a forma de anunciar sua loja digitalmente. Principalmente de forma orgânica (SEO).

Nos Estados Unidos, A Domin’s Pizza e a Lyft, concorrente da Uber por lá, já permitem que as compras sejam feitas por comando de voz em seus APPs proprietários ou pela Alexa. A evolução e os desafios da prática tendem a ampliar quando a tendência é envolver os mecanismos de busca tradicionais e a concorrência ampliar.

3 – Entregas express: recebimento de mercadoria no mesmo dia

tendências para e-commerceEm grandes centros, como São Paulo, esta é uma das tendências para e-commerce que já tem se tornado realidade. Com parceiros de logística locais, as compras dos consumidores chegam em casa no mesmo dia, valorizando a experiência do cliente e aumentando sua satisfação.

Porém, para atender a esta demanda, mudanças no modelo de distribuição são indispensáveis. Em vez dos tradicionais Centros de Distribuição (CDs), as empresas terão que adaptar sua logística de distribuição de produtos descentralizando-as.

Em outras palavras, será necessário fragmentar o estoque, que pode ser considerado nos pontos de vendas físicas, por exemplo, ou na criação de CDs menores, distribuídos em pontos estratégicos de negócio.

4 – Assinatura de produtos: uma das tendências para e-commerce já consolidadas no Brasil

Pague um valor fixo mensal e receba produtos em sua casa. Você já vivencia esta experiência?

Apesar de ser apontada como uma das tendências para e-commerce, este modelo de negócio já está bem consolidado no Brasil e muito bem aceito, além de requisitado, pelos consumidores. Os motivos são simples: preços melhores, variedade, possibilidade de conhecer novidades e, claro, comodidade.

Assinatura de vinhos, temperos, receitas com ingredientes, roupas, produtos de beleza… Tem para todos os gostos, desejos e anseios!

5 – Atendimento automatizado

Aqui temos uma tendência para e-commerce que começa a se popularizar no Brasil.

O atendimento automatizado é oferecido em alguns estabelecimentos físicos via totem, tanto para compras como para pagamentos. Para as lojas virtuais, o atendimento por meio de FAQs automatizadas por chatbots é uma realidade crescente.

A aceitação tem sido não apenas positiva, como até mesmo esperada pelos consumidores. Em 2016, o Aspect Consumer Experience Index já apontava o interesse de clientes em ter autonomia para resolver seus problemas sem o intermédio de outras pessoas.

Hoje, com a tendência já melhor consolidada, os benefícios do atendimento automatizado via chatbot são claramente percebidos pelas empresas. Otimização de custos para a empresa, escalabilidade do atendimento sem onerar a folha de pagamentos da empresa, redução da espera pelo atendimento, melhora da experiência e, consequentemente, da satisfação do consumidor, são alguns deles.

O melhor: os chatbots não tiram férias, trabalham 24 horas e conseguem, por meio de inteligência artificial, aprender e se relacionar, de forma personalizada, com seus clientes.

6 – Consolidação dos marketplaces

tendências para e-commerce

Os Marketplaces também continuam sendo apontados como uma das fortes tendências para e-commerce e têm crescido consideravelmente no Brasil. Grandes players varejistas, como as Lojas Americanas, o Wallmart e o Extra, por exemplo, reduziram estoques proprietários e disponibilizaram a plataforma para que pequenos, médios e grandes varejistas utilizem sua loja para vender mais.

Além disso, tem sido cada vez mais comum encontrar marketplaces que atuam com nichos, direcionando os esforços de divulgação para públicos altamente segmentados. Com isso, ampliam a possibilidade de vendas, já que conseguem atrair um público cativo e mais interessados nos mix de produtos ofertados – o que estimula o aumento do ticket médio da loja.

É também levado em consideração a possibilidade de ofertar os produtos em diversos e-commerces simultaneamente, o que aumenta o reconhecimento das marcas e as vendas dos que se dispõem a atuar nestes canais.

Das tendências para e-commerce apresentadas, quais são as suas maiores apostas para o setor aqui no Brasil? Você já tem aplicado ou direcionou alguma de suas estratégias para evoluir junto a elas?

Aproveite para conhecer as tendências do Futuro do Varejo e confira novidades que estão fazendo sucesso no setor mundo afora!

Também recomendamos para você!

social commerce

[gs-fb-comments]