Acompanhar indicadores de performance é indispensável para qualquer negócio que visa o crescimento. Eles servem como termômetro para dizer se as ações delineadas estão no caminho certo para o atingimento das metas de sua estratégia. Mas você sabe quais métricas no varejo devem ser acompanhadas?

Para te ajudar a analisar adequadamente a evolução de sua loja, selecionamos as principais:

Métricas no varejo para marketing

Definir estratégias e traçar um plano de ações para atrair novos clientes e incrementar as vendas é indispensável. Contudo, não basta decidir o que será feito, é preciso descobrir se o que foi planejado realmente entrega o resultado esperado e alcança o público almejado.

Por isso, quando falamos sobre métricas no varejo para marketing, é importante considerar:

Taxa de atratividade

A taxa de atratividade serve para indicar se a sua estratégia de atração de clientes para a loja é realmente efetiva. Ela leva em consideração a quantidade de pessoas que passam em frente ao seu estabelecimento e quantas realmente entraram, sendo o cálculo da taxa realizado pela divisão do segundo item pelo primeiro.

Esta métrica no varejo gera insights valiosos para considerar reformulações nas vitrines e a definição de estratégias em frente ao negócio.

Tempo de permanência na loja

Esta métrica, como o próprio nome indica, consiste em avaliar o tempo médio de permanência do cliente na loja. Quando baixa, ela serve como alerta para reavaliar a experiência proporcionada ao consumidor, considerando novas ações de marketing e reposicionamento de produtos.

Aqui vale, inclusive, uma pesquisa rápida junto aos clientes para potencializar os pontos positivos (que ajudam manter o consumidor no ambiente) e replanejar o que foi apontado como não funcionar bem.

Clientes cadastrados

Dos clientes que estiveram em sua loja, quantos você possui algum dado para contato? É sobre isso que se trata a métrica no varejo de clientes cadastrados. O indicador é importante, pois são estes dados que permitem a você realizar o contato com o cliente para estimular o incremento das vendas.

Faturamento por metro quadrado

Quanto maior for o espaço de uma loja, mais produtos podem ser comercializados. Consequentemente, é esperado um maior volume nas vendas. Por isso, o faturamento por metro quadrado é uma das métricas no varejo que vale a pena acompanhar.

A análise pode apontar necessidades de reavaliar os produtos disponíveis e sua disposição, trabalhando o merchandising mais estrategicamente.

ROI (retorno sobre o investimento)

Esta métrica é considerada a mais importante no marketing – e não apenas para o Varejo. O retorno sobre o investimento, também conhecido como ROI, mede quanto você lucrou em relação ao quanto investiu. Ele serve tanto para avaliar campanhas específicas quanto uma visão geral dos investimentos em marketing.

O cálculo deve ser realizado da seguinte maneira:

ROI = (Lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento

Métricas de venda no varejo

É preciso acompanhar o desempenho comercial quando falamos sobre métricas no varejo. Elas servirão como termômetro para indicar o quão produtivas estão sendo as estratégias de marketing, já que elas são criadas para impulsionar as vendas.

Também servem para mostrar a performance da equipe de vendas, indicando se eles estão conseguindo converter os visitantes em clientes. Por isso, é recomendado acompanhar:

Taxa de conversão

Das métricas no varejo, esta é uma das mais importantes – e vale tanto para estabelecimentos offline quanto online. A taxa representa a média de vendas realizadas, mas levando em consideração a quantidade de visitantes. O cálculo se dá dividindo o número de vendas realizadas pelo número de clientes que estiveram, mesmo que virtualmente, em sua loja.

Lucratividade

Mais do que uma métrica de vendas, a lucratividade é um indicador de saúde financeira de sua loja. Ela visa indicar se os negócios que foram gerados para sua empresa são suficientes para mantê-la sustentável financeiramente. Ou seja: se há lucro após arcar com todas as despesas da operação.

Para mensurar a lucratividade você deve dividir o valor do lucro obtido pelo da receita de vendas.

Custo de Aquisição de clientes

Esta métrica no varejo corresponde a quanto você investe para trazer um cliente efetivo para a sua loja, ou seja, alguém que realizou uma compra. Para chegar ao valor deve-se considerar os custos das equipes de marketing e vendas, bem como os investimentos em ações, campanhas, mão de obra, tecnologia, dentre outros.

Divida este valor pelo total de clientes que realizaram compras na loja em determinado período que você deseja acompanhar. Geralmente o CAC (custo de aquisição de clientes) é acompanhado mensalmente.

Ticket Médio

Este indicador trata sobre o valor médio gasto por cliente em sua loja. O acompanhamento desta métrica no varejo é periódica, sendo também usual a comparação mensal (mês após mês).

Para encontrar o valor do ticket médio deve-se dividir o valor total de vendas pela quantidade de pessoas que compraram em sua loja.

Métrica de satisfação (NPS)

Clientes satisfeitos são mais fiéis. Eles não apenas compram mais, como também recomendam, indicam e até defendem a marca em situações de contestação por outros consumidores. Por isso, a satisfação deles tem muita importância dentre as métricas no varejo.

O NPS (Net Promoter Score) é uma das metodologias mais utilizadas atualmente para esta mensuração. Um dos motivos é a simplicidade de sua aplicação e facilidade de resposta pelo cliente, propiciando uma maior adesão à pesquisa.

Após a compra, o cliente é convidado para responder à seguinte pergunta: “De zero a dez, o quanto você recomendaria nossa empresa a um amigo?”. O consumidor, por sua vez, envia a resposta selecionando o seu nível de satisfação com uma nota de 0 a 10.

Por meio das respostas obtidas, os consumidores são classificados como detratores (votantes de 0 a 6), neutros (notas 7 e 8) e promotores (9 e 10). Para cada um destes perfis, um plano de ação deve ser traçado, seja para reverter quadros negativos ou para impulsionar os positivos.

Para acompanhar a evolução destas métricas no varejo, o cálculo do NPS se dá na subtração do percentual de promotores pelo de detratores.

Você já conhecia as principais métricas no varejo que devem ser acompanhadas? Já realiza controles periódicos para analisar os resultados e tomar decisões de forma estratégica? Conte para a gente, no espaço para comentários abaixo, qual você considera mais relevante na rotina do seu negócio!

Também recomendamos para você!

 

[gs-fb-comments]