Você sabe como montar uma vitrine de loja? Pode até parecer um detalhe, mas definitivamente não é! Esse é um dos espaços mais importantes do seu estabelecimento comercial, responsável por atrair clientes e estimular as vendas.

Segundo dados do Sebrae, uma vitrine de loja pode ser responsável por mais de 80% das vendas realizadas por impacto visual. Exatamente por isso, é indispensável dar atenção ao espaço, planejando e utilizando da criatividade para obter resultados como esse.

Confira as nossas dicas para montar a sua!

Defina um cronograma vitrine de loja

Planejamento faz a diferença. Ele permitirá que você tenha uma melhor organização e, assim, consiga se dedicar à preparação do ambiente ou delegar a responsabilidade.

Por isso, o primeiro passo para montar a vitrine da sua loja é organizar um cronograma indicando a frequência que o espaço será alterado. Feito isso, você terá uma noção dos prazos e o comprometimento de troca.

Planeje como montar a vitrine de loja

Com o cronograma em mãos, é hora de evoluir no planejamento do espaço. Nesse momento, é preciso considerar quem é o público de sua loja para identificar quais temas podem ser explorados e quais elementos farão parte da composição da vitrine.

Ao compreender sobre o público que você atende e deseja atrair para a loja, você deve considerar o levantamento das datas comemorativas, calendário promocional, lançamentos e novidades.

Com essas informações, você conseguirá definir qual a temática trabalhada em cada uma das datas incluídas no cronograma. Em seguida, é hora de usar da criatividade para definir quais elementos serão necessários para montar a vitrine da loja.

Atente-se ao espaço para adequação dos produtos na vitrine de loja

Para montar a vitrine de loja perfeita, é importante considerar o espaço para adequação dos produtos. É bastante comum a vontade de expor uma grande quantidade de itens para mostrar variações. Contudo, isso pode acabar atrapalhando mais que ajudando.

Uma boa ideia é selecionar os produtos que serão expostos por categorias, demonstrando a diversidade trabalhada em sua loja. Leve em consideração também os insumos que você tem para exposição: prateleiras, suportes e manequins.

A organização também deve levar em conta cores, modelos e tamanhos para definir como e onde cada item será incorporado à vitrine.

Dê visibilidade aos itens menores colocando-os em posições estratégicas. Já os maiores precisam de atenção para que fiquem distribuídos proporcionalmente, sem afetar a composição total excedendo o espaço e, assim, prejudicando a visualização das peças.

Vale ressaltar que, assim como o excesso de itens, a falta deles também pode contar pontos negativos para o uso da vitrine como estratégia de atração de clientes. Mantenha o equilíbrio na exposição!

Busque referências para ampliar a criatividade

Com base no cronograma e planejamento definidos, é hora trabalhar com a parte criativa da estruturação do ambiente. Aqui, você deve levar em consideração as temáticas que serão abordadas para buscar referências que contribuam para uma vitrine atraente, divertida e criativa.

A primeira dica é que você esteja sempre de olhos abertos para o que seus concorrentes estão fazendo. Mais que gerar inspiração, essa tática te ajudará a pensar estrategicamente em formas de se sobressair.

A outra dica para ajudar as suas ideias a fluírem é recorrer à internet para pesquisas de referência sobre como montar a vitrine da loja. Você pode buscar no Google por “vitrines de lojas + TEMA” para encontrar imagens que possam te gerar ideias.

Um outro canal muito relevante para esse trabalho é o Pinterest, uma rede social focada no compartilhamento de imagens. Nela existe um grande volume de fotos que poderão te inspirar na parte criativa, além de ideias para redução de custos na produção da decoração.

Garanta uma iluminação adequada na vitrine de loja

Muito pouco adiantará montar uma vitrine de loja bonita, organizada e atraente para o consumidor se não for possível visualizar com clareza o que está nela. Por isso, a iluminação deve ser um ponto de muita atenção.

Evite luzes amareladas na parte interna de sua loja, principalmente na vitrine. Além de atrapalhar a visualização, esse tom de lâmpada acaba gerando uma sensação de cansaço.

Opte por lâmpadas com tonalidade branca e intensas para uma visualização real das cores e detalhes dos produtos. Em alguns casos, pode valer a pena utilizar complementos luminosos que possam colocar itens em evidência.

Iluminação em LED é uma excelente opção, além de atribuir o benefício de redução de custos com a economia gerada.

Cuide da limpeza da vitrine

Não basta montar a vitrine da loja impecável, é também importante mantê-la sempre limpa. Lembre-se de que esse é o primeiro ponto de contato entre o cliente e sua loja. A primeira impressão é a que fica e a falta de cuidado nesse quesito pode gerar uma impressão de falta de cuidado com os itens!

Inclua o preço dos produtos na vitrine de lojapreço

Algumas pessoas evitam incluir o preço dos produtos na vitrine com receio de que isso faça com que os clientes não entrem na loja. Contudo, é importante tê-los visíveis. Isso ajudará, inclusive, a segmentar o público, além de auxiliar na atração de pessoas que realmente tenham intenção de compra.

Nesse sentido, é preciso ser estratégico. Afinal, em momentos de retração econômica, incluir apenas produtos de alto valor pode gerar efeito contrário e afastar clientes. O equilíbrio é fundamental.

A dica é tentar mostrar produtos com preços acessíveis e selecionar uma ou duas peças mais “premium” que tenham um forte apelo de desejo de consumo.

Adeque a comunicação visual ao tema, mas seja fiel aos atributos de sua marca

A comunicação visual é também importante ao montar a vitrine da loja e ela deve ornar tanto com o tema escolhido para a composição, quanto com os atributos visuais de sua marca. Isso leva em consideração tanto fonte quanto cores.

Essa última, vale também a atenção quanto aos tons usualmente utilizados para comunicações específicas. Um bom exemplo são as cores vermelha e laranja, já tradicionalmente utilizadas para comunicar liquidações e promoções.

Nesse caso, estas escolhas ajudarão a deixar claro para o consumidor o que está acontecendo na loja, instigando para que ele se motive a conhecer a loja pelo apelo promocional.

Além de todas essas dicas, o pessoal da Vitrine Perfeita fez uma participação especial nessa matéria e eles vão trazer mais dicas de como você pode ter uma vitrine simples e sofisticada ao mesmo tempo. Confira o vídeo.

 

Agora que você já conhece as principais dicas para montar a vitrine da sua loja, aproveite para descobrir como atrair mais clientes para ela aqui no nosso blog!

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]