Oferecer bons serviços de atendimento ao cliente é um dos pré-requisitos para qualquer marca alcançar bons resultados. Mas, você está preparado para entregar tudo aquilo que o consumidor espera? Confira agora 5 dicas de atendimento essenciais para sua empresa conquistar o cliente e se destacar entre a concorrência.

Qual a importância do bom atendimento ao cliente?

Não é novidade para ninguém que o perfil do consumidor mudou. Muito mais exigente e conectado, ele espera das marcas uma ótima experiência, desde o primeiro contato até o pós-compra.

Portanto, é imprescindível que sua empresa ofereça serviços que satisfaçam o cliente em cada etapa de sua jornada. Caso contrário, ao perceber qualquer tipo de obstáculo, ele não pensará duas vezes e migrará para a concorrência.

Desse modo, podemos dizer que o estabelecer um relacionamento com o cliente é uma peça-chave e incrivelmente influenciadora no momento de sua decisão. Assim, se ele estiver em dúvida entre qual marca escolher, com certeza, ele optará por aquela que lhe proporcionar a melhor experiência.

Então, garanta que todas as suas interações com o consumidor sejam positivas. E lembre-se que, além de oferecer um atendimento de qualidade, é fundamental manter um bom relacionamento com esse cliente.

Como oferecer um ótimo serviço de atendimento ao seu consumidor?

atendimento ao cliente

Depois de entender a importância do bom atendimento ao cliente, veremos agora o que as empresas devem fazer – na prática – para conquistá-lo.

Como falamos, para entregar uma ótima experiência ao consumidor, é necessário disponibilizar serviços que façam sentido a ele. Veja agora 5 dicas de atendimento para satisfazer o cliente:

  • Conheça bem o seu consumidor;
  • Prepare sua equipe de atendimento ao cliente;
  • Ouça o cliente e colha feedbacks;
  • Aposte no autoatendimento e em serviços digitais;
  • Disponibilize uma plataforma de atendimento omnichannel.

Confira o que significa cada uma delas.

1. Conheça bem o seu consumidor

Antes de apostar em qualquer tática ou estratégia, é necessário entender quem é o seu consumidor. Assim, ao estudar sua jornada de compra e descobrir quais os pontos de maior ou menor dificuldade, sua operação será capaz de antecipar possíveis problemas.

Desse modo, quanto mais dados sua empresa tiver, mais eficaz será o atendimento ao cliente. Como consequência, a boa experiência o acompanhará em cada etapa e poderá torná-lo um verdadeiro fã de sua marca.

2. Prepare sua equipe de atendimento ao cliente

Para tudo sair conforme o planejado, é fundamental que seu time esteja alinhado e capacitado para lidar com as demandas do cliente. Por isso, uma dica essencial é oferecer treinamentos recorrentes à equipe.

Ao treinar seus operadores com situações que eles poderão enfrentar no dia a dia você empodera eles a prestar um atendimento ágil e de qualidade.

Além disso, não se esqueça de dimensionar sua equipe, ok? É importantíssimo garantir que todos os seus clientes sejam atendidos com eficácia e rapidez.

Tudo isso proporcionará mais confiança a sua operação e, consequentemente, diminuirá as transferências de chamados entre o time. Ao final, você poderá aumentar consideravelmente a satisfação não só de seu cliente, como também de seus colaboradores.

3. Ouça o cliente e colha feedbacks

feedback

Outra prática fundamental para oferecer um bom atendimento ao cliente é ouvi-lo. Saiba quais são suas principais demandas e expectativas. Com isso, será muito mais fácil oferecer serviços que – realmente – o satisfaça.

Além disso, estude quais são os canais de atendimento preferidos de seu público e trate-o sempre com empatia. Por fim, colha feedbacks sempre que possível. As pesquisas de satisfação são ótimos indicadores do que está dando certo ou não.

Ao colocar em prática todas essas ações, o consumidor se sentirá muito mais próximo e também parte de sua empresa. E para aqueles que estiverem apenas conhecendo sua marca, lembre-se que a primeira impressão é a que fica. Então, não decepcione seu cliente, ok?

4. Aposte no autoatendimento e em serviços digitais

Como falamos, os hábitos e o perfil do cliente mudaram. Dessa maneira, oferecer serviços digitais, como chat e atendimento via redes sociais, já se tornaram uma prática fundamental para as empresas.

Além disso, o autoatendimento também já é uma realidade entre os consumidores. Canais como o chatbot e as Perguntas Frequentes (FAQ’s), por exemplo, são ótimas opções não só para o cliente, mas também para sua empresa. Ao resolver problemas mais simples através desses meios, o consumidor ganha agilidade e também alivia as demandas destinadas aos operadores.

Assim, ao disponibilizar alternativas que sejam úteis ao seu público, você também estará apostando em sua boa experiência. Tudo isso ajudará sua operação a trabalhar de maneira cada vez mais efetiva e entregar os melhores serviços ao cliente.

5. Disponibilize uma plataforma de atendimento omnichannel

Além de oferecer treinamentos recorrentes ao seu time, dispor de uma boa plataforma de atendimento omnichannel também já se tornou fundamental. Assim, o histórico unificado de cada cliente e a integração de todos os canais na mesma ferramenta dará muito mais agilidade e assertividade aos operadores.

Tudo isso possibilitará ao cliente escolher por onde prefere ser atendido, sem nenhuma barreira ou perda de processos. Como consequência, além da boa experiência, sua satisfação aumentará consideravelmente.

Por que oferecer um bom atendimento ao cliente?

Através de um bom serviço de atendimento ao cliente, sua empresa consegue:

  • Estruturar seus processos e mensurar os resultados;
  • Melhorar o desempenho do time;
  • Conquistar uma boa reputação no mercado.

Confira cada uma delas.

1. Estruturar seus processos e mensurar os resultados

Criar estratégias sem acompanhar os resultados é um verdadeiro tiro no pé. Por isso, é crucial mensurar quais os efeitos que cada processo proporciona a sua empresa.

Então, confira o tempo médio de respostas, as taxas de resolução do problema no primeiro contato e a porcentagem de satisfação do cliente, por exemplo. Através de métricas como essas, sua operação poderá estudar novas ações e melhorar, cada vez mais, seu serviço de atendimento.

2. Melhorar o desempenho do time

atendimento ao cliente

Quanto mais organizada e estratégica for sua equipe de atendimento, maior será o desempenho de sua operação. Assim, se algo começar a dar errado, seus operadores saberão exatamente o que fazer para tudo “voltar ao normal”.

Com isso, sua empresa passa mais credibilidade e segurança ao cliente e, assim, consegue resolver suas questões com maior eficácia. Como consequência, isso também aumentará a satisfação de seu consumidor.

3. Conquistar uma boa reputação no mercado

Ao atender às expectativas do cliente e mostrar que a sua experiência importa, você também apostará em um relacionamento saudável e transparente com ele. Desse modo, a satisfação do consumidor contribui muito para a construção de uma imagem positiva de sua marca no mercado.

Em contrapartida, uma péssima experiência também poderá levar sua reputação por água abaixo. Então, confira sempre o que falam de sua marca por aí. Corrigir seus erros e aumentar a boa experiência do cliente são práticas essenciais para fidelizar consumidores e conquistar novos.

Conclusão

Ao chegar até aqui, você certamente conseguiu visualizar a importância do atendimento ao cliente, certo? Ainda, é fundamental destacar que um ótimo relacionamento começa com uma boa primeira impressão. E tudo isso tem relação com os serviços de atendimento que você oferece ao seu público.

Então, siga nossas dicas e proporcione ao cliente um atendimento de qualidade. Só dessa maneira o consumidor terá uma boa experiência e você poderá aumentar seus resultados.

Por fim, não se esqueça de manter uma boa reputação no mercado. É ela que levará sua marca a conquistar novos clientes e vencer a grande concorrência.

Também recomendamos para você

Este texto foi escrito pelo blog parceiro Neo Assist

 

[gs-fb-comments]