Menos custo, mais eficiência e como chegar a isto por meio de uma boa logística para e-commerce

Não é por que o e-commerce tem vantagens econômicas em relação a lojas físicas, como reduzidos custos de manutenção e operação, que deve ser entendido como um modelo de negócio fácil.

É bom lembrar que, se existem fatores mais simples no comércio eletrônico, em relação ao varejo físico, existem também pontos que requerem muita atenção para não resultarem em prejuízo.

Um deles, a logística para e-commerce: ou você a gerencia muito bem, mirando a otimização, eficiência e redução de custos, ou as chances de o negócio atravessar dificuldades serão grandes.

social commerce

Mas calma, não vamos iniciar o ano falando no que é difícil: ao invés disso, vamos encarar tais desafios como oportunidades de solução. Gerenciar a logística para e-commerce de maneira a reduzir custos e melhorar a eficácia de todos os canais – diferentes fornecedores, canais de distribuição variados, praças diversas – é possível.

 

Veja como:

Conheça a rede de fornecedores

Saber quem são, onde estão e qual é o trajeto que realizam carregando suas mercadorias é o primeiro passo no trato com fornecedores de e-commerce. Faça um mapeamento destes itens e a gestão de sua logística para e-commerce terá dado um importante passo à frente.

Entregas x Estoque

Esta dupla não anda separada. Afinal, só as práticas de estoque e manuseio respondem por 37,4% dos gastos do e-commerce, segundo pesquisa da ABComm.

É preciso saber qual o tempo médio entre a saída de um produto de seu estoque e a chegada à transportadora, bem como o prazo entre todas as etapas percorridas no trajeto até o destinatário final e as incidências de possíveis atrasos.

Isso tudo ajudará a gerir melhor a logística para e-commerce e os próprios estoques, já que permitirão melhorar o planejamento de reposições, compras, distribuição por praças etc.

Olho no cliente

Esta é uma máxima que vale para todos os tipos de comércio, sejam físicos ou virtuais.

Mas no e-commerce pode ser aplicada com ainda mais profundidade, já que entender quem são os consumidores, onde estão e o que preferem comprar a cada período do ano ajuda a organizar a logística para e-commerce, melhorando a programação de compras, a distribuição dos lotes, o abastecimento dos estoques, o mapeamento dos fornecedores e entregas.

Amplie as opções

Ainda pensando no cliente, é preciso entender quais fatores determinam a compra ou a desistência dela.

Muitas vezes, o frete acaba definindo o abandono do carrinho – por questões de preço, prazo, incerteza quanto à transportadora, entre outros pontos.

Se perceber que seu público age desta forma, melhore suas tratativas com fornecedores de entrega, estudando diversificação nas opções de transporte, ouvindo das empresas de cada região o que funciona melhor para estes locais, adotando novos formatos, como lockers, pick-up store e pick-up point. Boa gestão de logística para e-commerce requer também constante atualização.

Negocie

O cálculo do custo de estoque e entrega deve levar em conta muitos fatores, incluindo a comunicação com o fornecedor, expedição dos produtos, recepção de mercadorias, distribuição ao cliente final, entre outros.

O processamento do pedido requer atenção redobrada, já que, no comércio eletrônico, precisa levar em conta margens estreitas de segurança para imprevistos no transporte, em função do lead time que, se demorado, pode resultar em desistência do consumidor.

Neste caso, a logística para e-commerce requer negociação com os fornecedores, não apenas em se tratando de preço, mas também em relação a condições de entrega e qualidade de serviço.

Liberte-se

Se o seu e-commerce usa apenas uma transportadora, será refém desta para suas entregas. Tenha mais de uma opção, trabalhe com transportadores variados. Desta maneira, além de aumentar seu poder de negociação, ampliará também as oportunidades de contornar eventuais problemas em entregas. Flexibilidade e margens de negociação vêm da variedade de fornecedores e são também palavras de ordem no planejamento de logística para e-commerce.

Invista em tecnologia

Há diversas tecnologias disponíveis para auxiliar no gerenciamento da logística para e-commerce e de muitos outros pontos deste tipo de negócio. Se sua preocupação é com os gastos de curto prazo que tais investimentos podem trazer, é importante lembrar que, no médio e longo prazo, os ganhos trazidos superam estes custos iniciais, agregando inteligência e eficiência a todos os pontos da empresa.

Gestão de estoque (Warehouse Management System, ou WMS), que ajuda a gerir e reduzir custos de armazenagem e mão de obra, além do prazo de despacho e entrega de mercadorias, bem como sistemas de gestão (ERP), que melhora a gestão de ponta a ponta do e-commerce, são grandes pedidas para entrar em 2019 com um modelo eficiente, econômico e rentável de negócio.

Arrume a casa

Entretanto, mesmo a mais avançada das tecnologias não trará os resultados esperados se for aplicada a uma operação desorganizada. Analise seu negócio, veja que processos precisam ser melhorados, integrados, e mapeie tudo o que precisar de aprimoramentos.

Expedição e recepção de mercadorias, armazenagem de produtos e insumos, custos de todas as áreas, eficiência de entrega: tudo isso tem de passar pela ponta do lápis para que não apenas a gestão de logística para e-commerce, mas o gerenciamento geral da operação, funcione da maneira desejada, resultando em custos enxutos e lucros crescentes.

Repense constantemente

Tudo o que é analisado, medido, pode ser gerenciado. O que não quer dizer que isso seja uma palavra final: é preciso manter constante avaliação dos processos de negócio, certificando-se de que, se houver necessidade, mudanças sejam feitas. Na logística para e-commerce, na gestão de outros setores, em todo o modelo: revisar e gerenciar são termos de ordem.

Resultados

É importante pautar os resultados do e-commerce em indicadores de desempenho (KPIs), cuja análise ajuda a controlar processos, ações, sistemas, informações, pessoas. Logística para e-commerce é um processo abrangente, e a análise de KPIs pode torna-lo, se não mais fácil, mais preciso e eficaz.

Também recomendamos para você!

social commerce

[gs-fb-comments]