As vendas on-line são um mercado promissor. Segundo estudo realizado pela Forrester Research, sob encomenda do Google, a previsão é que até 2021 o varejo digital atinja um total de R$85 bilhões em comercialização de produtos, considerando as vendas por e-commerce ou marketplace.

Com isso, cresce também o interesse em abrir novas lojas on-line ou de transformar digitalmente o varejo físico, o que leva a diversas dúvidas sobre como começar nesse mercado. Por isso, hoje vamos esclarecer as diferenças entre as duas modalidades, apontar suas vantagens e auxiliar a aproveitar essas projeções a favor do seu sucesso.

O que é e-commerce e suas vantagens

 

e-commerce ou marketplace

Um e-commerce nada mais é que a modalidade do varejo onde as vendas ocorrem em um site proprietário. Ele compreende à loja exclusiva da marca, comercializando exclusivamente os produtos de curadoria ou produção dela.

Para definir a melhor estratégia de investimento inicial entre e-commerce ou marketplace, é preciso considerar alguns pontos. Por isso, elencamos algumas das vantagens em optar pela primeira delas:

 

Autonomia nas decisões

Por se tratar de um negócio próprio, o empreendedor tem total autonomia para as diversas decisões que precisa tomar na condução da empresa. Isso engloba a definição de estratégias, investimentos, priorizações, promoções, datas comemorativas, público, curadoria de produtos, etc.

social commerce

Tráfego exclusivo

Uma outra vantagem do e-commerce frente aos marketplaces está na exclusividade. Ao atrair tráfego ao seu site, você tem um público totalmente direcionado aos produtos que sua loja comercializa.

Com isso, mesmo que não realize uma venda direta neste acesso, você conseguirá aproveitar de algumas táticas para capturar o contato desta pessoa (lead) para estimular compras, se relacionar e até mesmo reforçar sua marca com ela.

 

Identidade visual em destaque para reconhecimento de marca

Em um e-commerce, toda a identidade visual, linguagem e outros atributos de reconhecimento são alinhados à sua marca. Com isso, você consegue reforçá-la ao público conquistado, que levará ao aumento de confiança nela para novas compras.

 

Políticas de relacionamento próprias

O relacionamento com o cliente é um ponto de grande vantagem para quem opta pelo trabalho com um e-commerce em vez de um marketplace. As políticas e processos são seus, garantindo que seu cliente será atendido da forma como você acredita que deve ser, tanto na tratativa quanto no tempo de resposta.

 

Entendendo o marketplace e seus diferenciais

Já o modelo de marketplace compreende em uma loja on-line multimarcas. É como se fosse um shopping, como os físicos, no ambiente virtual, trazendo diversas opções de marcas e variedade em produtos.

Pode ser que, ao ler esta descrição, você pense num primeiro momento que o modelo não soe muito atraente devido à competitividade. Contudo, ele pode ser muito estratégico dependendo de seu objetivo ou momento de negócio.

Dentre as vantagens destacam-se:

 

Baixo investimento inicial

Enquanto no e-commerce você precisa investir na plataforma proprietária e outros custos de operação inicial, no marketplace tudo o que você precisa para começar é arcar com a taxa de adesão do intermediador, além do percentual de participação sobre as vendas realizadas por lá.

 

Forte trabalho de marketing

Se você está em dúvidas entre iniciar os trabalhos digitais de sua loja em um e-commerce ou marketplace, um ponto importante a considerar é o seu conhecimento sobre estratégias de marketing e sua capacidade de investimentos nelas.

Quando não se tem muita verba disponível para atuar nas frentes recomendadas para impulsionar os negócios, o marketplace se torna uma opção mais viável e rentável. Isso porque eles atuam para o recebimento de um grande volume de tráfego, tanto orgânico quanto pago, tornando-se uma excelente vitrine para os seus produtos.

 

Atração de nova audiência para sua loja

Devido ao grande volume de tráfego gerado pelos marketplaces, sua marca ganha bastante em visibilidade, justamente pelo alto investimento em estratégias de marketing. Com isso, você realiza vendas, mas também ganha novos clientes que, satisfeitos com suas compras, poderão em outros momentos comprar diretamente de sua loja.

Mas e aí, entre e-commerce ou marketplace, por onde começar?

Como você viu nos argumentos e vantagens listadas, ambos os modelos de negócio (marketplaces ou e-commerces) trazem em suas especificidades grandes oportunidades para impulsionar suas vendas.

Nesse sentido, não existe certo ou errado, mas sim a necessidade de uma análise sobre sua estrutura atual, disponibilidade, conhecimento, investimento e outros fatores de negócio para decisão.

O mais indicado, no mundo ideal, é que você não opte entre investir num e-commerce ou marketplace, mas sim utilize a estrutura e os benefícios de cada um para aproveitar dos benefícios de cada um deles.

Aqui, é importante ressaltar que o marketplace pode ser considerado um canal de aquisição, não somente uma estratégia inicial para que você comece a vender on-line. Ou seja, mesmo que você tenha um e-commerce, pode utilizá-lo para impulsionar as vendas aproveitando a força de marketing e o tráfego que ele possui para conquistar novos clientes.

Uma vez que esses novos consumidores vivenciem uma experiência satisfatória por meio da compra no marketplace, tanto na operação logística quanto do produto comercializado, ele poderá buscar diretamente por sua marca para novas compras, utilizando o seu e-commerce diretamente.

Contudo, caso opte exclusivamente pela atuação no e-commerce, é importante ter em mente que você precisará de recursos de tempo, conhecimento e financeiros para conseguir uma representatividade de tráfego tão intensa quanto a que os marketplaces oferecem – justamente pela diversidade de lojas e produtos que nele estão, já que essas marcas arcam com taxas que apoiam a manutenção e os investimentos no site.

Alguns deles, inclusive, trazem opções de investimento à parte, como o pagamento por áreas em destaque tanto no site quanto nas demais estratégias, ampliando as possibilidades de ter mais visibilidade frente aos seus concorrentes no marketplace.

Além disso, enquanto no e-commerce você precisará aguardar o desenvolvimento do seu site para iniciar as vendas no ambiente digital, no marketplace você pode iniciar a qualquer momento. Basta seguir as especificações do site escolhido.

Com todas estas dicas, agora ficou fácil escolher entre e-commerce ou marketplace para que você possa iniciar os investimentos de sua loja no ambiente digital, não é mesmo?

Também recomendamos para você!

social commerce

[gs-fb-comments]