Aumentar as vendas é uma meta importante para qualquer negócio. É verdade que, com as atuais condições econômicas, a maioria dos gerentes estão focados em reduzir o máximo possível os custos, mas isso não significa que eles tenham ignorado o objetivo principal, ou seja, o crescimento da receita.

A escolha de um sistema ERP, nesse sentido, pode contribuir significativamente para melhorar o processo de vendas da empresa, aumentando a satisfação do cliente e a produtividade dos funcionários. Tudo isso ajudará você a aumentar a receita e a desenvolver permanentemente sua empresa.

Mas, como exatamente você pode aumentar as vendas com um sistema ERP? Descubra a seguir!

Gestão efetiva de vendasAumentar as vendas

A responsabilidade de aumentar as vendas não é exclusiva do vendedor. É papel do gerente de vendas garantir que a equipe obtenha sucesso e trabalhar todas as áreas que precisam de melhoria.

Com um sistema ERP, o gestor tem acesso rápido e fácil a informações que podem ajudá-lo a melhorar o desempenho de sua equipe de vendas. Ele pode analisar, por exemplo, a quantidade de orçamentos criados, de pedidos efetuados, etc. Assim, ele pode avaliar o desempenho de cada representante e identificar fatores de sucesso e fracasso nas abordagens com o cliente.

Dessa forma, é possível informar todos da equipe de vendas sobre pontos de melhoria e fatores que devem ser evitados ou explorados.

Aplicação automática de políticas comerciais

Para aumentar as vendas é preciso estabelecer relações fortes com os clientes. A implementação de políticas comerciais bem estabelecidas garante a satisfação de seus parceiros e, por outro lado, um melhor controle do fluxo de caixa da sua empresa. Nesse sentido, o sistema ERP fornecerá:

  • Formas complexas de concessão de descontos, dependendo de vários critérios, tais como: grupo de produtos, limites de venda quantitativos ou de valor, tipos de clientes, etc.
  • A capacidade de estabelecer limites de crédito para cada cliente, condições de pagamento e a possibilidade de restringir as vendas a determinados clientes.
  • Um sistema de recuperação automática de políticas comerciais: cálculo automático de preços, dependendo de descontos, atualização de limites de crédito ou inserção do prazo de pagamento.

Assim, você conseguirá oferecer orçamentos competitivos, com base no histórico de transações, e até mesmo oferecer descontos que não prejudiquem a sua margem de lucro a fim de aumentar sua carteira de clientes.

Implementação de um sistema efetivo de comissionamento

A motivação da equipe é um fator essencial para aumentar as vendas. Assim, é recomendável que você implemente uma estrutura de comissão ou de bonificação que atenda às necessidades de seu negócio e que seja vantajoso para seus vendedores.

O sistema ERP ajudará você a definir uma política clara de comissão com base em parâmetros bem definidos.

Tendo disponível no ERP um quadro completo sobre a atividade de vendas, você pode levar em consideração todos os aspectos, como o estabelecimento de limites para concessão de descontos e aplicação de penalidades, caso estes não sejam respeitados.

Integração com e-commerce

Independentemente de você abordar o segmento B2B ou B2C, de fazer vendas consultivas ou transacionais, um portal on-line é uma maneira eficaz de aumentar as vendas.

Dependendo da especificidade do seu negócio, você pode optar por implementar uma loja on-line, um portal B2B ou apenas um canal para geração de leads. Desta forma, você contará com diversos benefícios que o ajudarão a aumentar as vendas, tais como:

  • Acesso aos mais recentes métodos de promoções on-line, tais como: banners, boletins informativos etc. e uma ampla gama de estratégias de marketing: cupons, preços promocionais, descontos quantitativos ou qualitativos, páginas especiais para novos produtos, produtos relacionados, promoções 2 + 1, etc.
  • A possibilidade de abordar novos clientes, aqueles que preferem fazer compras on-line em vez do tradicional.
  • 24/7 disponibilidade, o que significa que você não está mais limitado pelo número de funcionários.

Sistemas ERP modernos possuem integração com lojas on-line, o que é essencial para o correto gerenciamento de estoque. Dessa forma, todos os pedidos dos clientes chegam automaticamente ao seu banco de dados. Além disso, seu e-commerce pode ser atualizado sobre a disponibilidade de produtos em tempo real, o que evita transtornos.

Gerenciamento de vendas e marketing

O sistema ERP oferece maior visibilidade sobre as interações com seus clientes. Dessa forma, com base no histórico de cada um deles, você consegue determinar suas necessidades e preferências.

Dessa forma, sua equipe de marketing pode elaborar campanhas direcionadas com ofertas ou apresentação de novos produtos que podem ser interessantes para cada cliente e, assim, aumentar as vendas.

Além disso, você consegue acompanhar constantemente seu pipeline de vendas e pode influenciar em processos de vendas a fim de corrigir e ajustar as atividades que não trazem os resultados esperados.

Aumento do grau de satisfação dos clientes

Quando compram produtos de você, os clientes querem recebê-los no menor tempo e nas melhores condições. Por isso, é importante garantir que o nível de estoque adequado, além de uma logística eficiente, com tudo o que ela implica.

Com um sistema ERP, você pode monitorar seu nível de estoque, calcular o giro médio de produtos, bem como acompanhar dados críticos, como data de validade, quando aplicável.

Além disso, com um sistema ERP você consegue processar pedidos de forma mais rápida, visto que eles são transmitidos automaticamente. Assim, quando uma venda é efetivada, a equipe responsável pela preparação e entrega do produto já é notificada.

Todos esses fatores fazem com que o cliente receba suas aquisições o mais rápido possível, o que garante a sua satisfação. Esse é um quesito essencial para construir um relacionamento duradouro, além de contribuir para o marketing boca a boca, uma das formas mais efetivas para aumentar as vendas.

Acompanhamento dos resultadosAumentar as vendas

Para criar novas estratégias para aumentar as vendas é preciso conhecer seus pontos fortes e fracos. Isso só é possível por meio de relatórios que demonstrem os resultados históricos alcançados. Com o sistema ERP, você pode gerar diversos relatórios conforme a sua necessidade.

Você pode, por exemplo, verificar quais produtos estão vendendo mais e menos, quais possuem as melhores margens de lucro, quais clientes compram mais, quais deixaram de comprar, etc.

Com base nessas informações, você pode adotar estratégias de marketing efetivas que o ajudarão a aumentar as vendas e, consequentemente, ter mais sucesso em seu negócio.

Cake ERP, uma solução para aumentar as vendas

Como você pode perceber, um sistema ERP é capaz de ajudá-lo, e muito, a aumentar as vendas. Nesse sentido, o Cake ERP é uma solução que conta com todos os recursos necessários para que você tenha sucesso em seu negócio.

Trata-se de uma solução baseada na nuvem, o que significa que você possui total flexibilidade para acessá-lo de qualquer lugar, por meio de diversos dispositivos, basta ter conexão com a internet. Significa também que você não precisa ter um alto custo com a aquisição de licenças, atualizações de software nem gastos com infraestrutura. Você paga apenas uma quantia mensal, de acordo com os serviços necessários para a sua empresa.

Com o Cake ERP, você tem à sua disposição os recursos de gestão financeira, gestão de vendas, gestão de estoque, gestão de compras, emissão de NF-e, integração com e-commerce, frente de caixa – PDV, além de suporte pelo chat.

Ficou interessado? Então, dê o primeiro passo rumo ao aumento de suas vendas. Clique aqui e experimente o Cake ERP gratuitamente por 10 dias.

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]