Controlar o estoque da sua loja de calçados pode ser a chave para aumentar as suas vendas e, consequentemente, a sua lucratividade. Se essa afirmação lhe parece estranha ou soa como uma novidade, talvez você esteja precisando analisar todos os seus processos e rever a forma como você está tocando o seu negócio.

 

Continue a leitura para entender a importância de controlar o estoque de sua loja de calçados e, mais importante, descubra os meios de como realizar essa atividade vital para o futuro de seu negócio!

 

Por que ter controle de estoque é tão importante?

No varejo, o estoque é coisa importante a ser considerada. E não é para menos: a atividade de uma loja gira em torno de vender os seus produtos. Por isso, você precisa garantir que não falte mercadoria, pois, isso causa sérios problemas. Ao mesmo tempo, você deve evitar as compras em excesso.

 

Analisando superficialmente, essa parece ser uma tarefa fácil, mas não é. E se torna ainda mais complexo em uma loja de calçados.

 

Imagina a quantidade de modelos, numerações e cores que você precisa lidar diariamente. Gerenciar todas essas variáveis de forma objetiva é a receita para que sua loja melhore os resultados e tenha sucesso no mercado.

 

Confira algumas vantagens de controlar o estoque da sua loja de calçados!

 

Aumenta o número de vendas

controlar o estoque da sua loja de calçados

Você já parou para imaginar quantas vendas você perde por dia por não ter o item que seu cliente procura? Pois isso pode ser evitado se você controlar o estoque da sua loja de calçados de forma eficaz.

 

Utilizando as ferramentas certas, você consegue analisar quais modelos, cores e tamanhos de calçados possuem maior demanda e, assim, efetuar as compras de estoque de forma mais precisa.

 

Além disso, por meio de relatórios gerenciais, você consegue avaliar a posição em tempo real de cada item que você possui em sua loja. Assim, quando você perceber que o produto pode esgotar, você já pode entrar em contato com seus fornecedores para garantir que você não fique sem estoque.

 

Além disso, se você possui uma boa equipe de vendas, a chance de que o cliente leve outro produto além daquele que ele estava procurando aumenta muito.

 

Melhora a satisfação do cliente

Para um cliente, não há nada mais frustrante do que entrar em uma loja de calçados e não encontrar o item que ele procura. Pior ainda é quando ele vê o produto, mas a loja não tem na sua numeração, ou na cor de sua preferência. Se isso acontece mais de uma vez, dificilmente ele voltará a entrar na sua loja.

 

Por isso, ter todos os produtos disponíveis é essencial para garantir a satisfação do cliente. Quando isso acontece, ele se sente valorizado e certamente lembrará de sua loja quando necessitar comprar um novo calçado.

 

Além disso, quando você oferece tudo o que o cliente está procurando, você tem muito menos chances de perdê-lo para a concorrência, visto que ele não precisará ir até outra loja em busca de algum produto.

 

Evita compras desnecessárias

controlar o estoque

Estoque em excesso é uma das piores maneiras de gastar o seu dinheiro. Isso, porque o seu investimento não rende, congestiona e complica a organização de seu espaço físico, aumenta as chances de furto ou avaria e você ainda pode ter problemas com fluxo de caixa para pagar seus fornecedores.

 

Em outras palavras, produtos em excesso significa dinheiro parado e desvalorizando ao longo do tempo. Isso é válido especialmente em lojas de calçados.

 

Como as fabricantes estão sempre lançando novos modelos, se você não vende os produtos de uma coleção rapidamente, você corre o risco de ficar com eles por muito tempo em seu estoque. Muitas lojas acabam realizando promoções e vendendo quase a preço de custo, o que significa perda de lucratividade.

 

Controlar o estoque da sua loja de calçados irá permitir que você faça compras de forma inteligente, garantindo um estoque quase que sob medida para a sua demanda.

 

Como controlar o estoque da sua loja de calçados?

Existem diferentes medidas que devem ser tomadas para que você consiga controlar o estoque de sua loja de calçados. Confira!

 

Adote um sistema de controle de estoque

Muitos donos de loja ainda insistem em tentar controlar o estoque da sua loja utilizando planilhas eletrônicas ou sistemas “caseiros” limitados.

 

O estoque é o coração de uma empresa varejista e, como tal, merece investimento e atenção especial. Por isso, é essencial investir em um sistema ERP completo, que integre estoque, compras, vendas, contas a receber e contas a pagar.

 

Somente dessa forma, você conseguirá gerenciar seu estoque de forma profissional e inteligente e, assim, usufruir de todas as vantagens listadas anteriormente.

 

Mantenha seu espaço físico organizado

controlar o estoque

Além de ter um ótimo sistema para controlar o estoque da sua loja de calçados, você precisa manter o seu espaço físico organizado e padronizado.

 

Isso, dentre outras coisas, facilita a localização das mercadorias, agiliza o atendimento e melhora os procedimentos internos que visam a impedir furtos e avarias.

 

Realize inventários periódicos

O inventário é uma tarefa mandatória para qualquer empresa que possua estoque e não é diferente para uma loja de calçados.

 

Periodicamente, você precisa averiguar se as quantidades físicas estão de acordo com as registradas no sistema. Se isso não for feito, corre o risco de você deixar de realizar compras achando que tem as unidades suficientes para atender a sua demanda e acabar tendo uma surpresa desagradável.

 

Calcule o giro dos seus calçados

1

Para definir a quantidade ideal para o seu estoque, você precisa analisar qual a sua demanda de numeração, modelos e marcas. Você consegue determinar isso mais precisamente realizando o cálculo do giro de estoque de seus produtos.

 

Essa atividade pode ser realizada facilmente, utilizando uma sistema de controle de estoque que seja ideal para a sua loja de calçados.

 

Conheça o Cake ERP

Se você procura um sistema ideal para controlar o estoque da sua loja de calçados, você deveria conhecer o Cake ERP.

 

Trata-se de uma  solução de gestão on-line, baseada no conceito SaaS (Software as a Service), o que significa que, em vez de efetuar pagamentos elevados com licenciamento e atualizações, você efetua pequenos pagamentos mensais ou anuais e passa a contar com excelentes ferramentas para gerir o seu negócio.

 

Dentre nossas funcionalidades, contamos com uma solução completa para controle de estoque, que conta com as seguintes opções:

  • Inventário: Processo de comparação entre estoque sistema e estoque físico, gerando os devidos ajustes de estoque.
  • Consultas: Consultas por fornecedor, marca, produto, local de estocagem, código.
  • Locais de Estocagem: Criação de locais de estoque além do estoque padrão “Loja”.
  • Transferência e Romaneio: Processo de transferência entre locais de estocagem, gerando romaneio das transferências.
  • Controle de Estoque: Acompanhamento de todas as movimentações do estoque.
  • Etiquetas: Emissão de etiquetas de forma flexível com código de barras nos padrões “EAN-13” e “CODE-128”.

 

O Cake é o sistema de gestão online, com inteligência e melhores práticas de mercado, feito para o varejo e franquias.

 

Confira os nossos planos e nossas soluções para sua loja de calçados. Aproveite e faça o teste grátis!

 

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]