Se a sua empresa vende sapatos, tênis, sandálias e artigos relacionados em um estabelecimento físico ou na internet e você quer atrair mais clientes, colocar em prática ações eficazes de marketing para loja de calçados é essencial.

O primeiro passo, naturalmente, é definir as diretrizes básicas de posicionamento da empresa no mercado, criar um plano estratégico e, é claro, as personas do negócio, isto é, estabelecer os perfis de clientes ideais. Só então, com esse direcionamento, os gestores podem escolher canais para investir e desenhar estratégias para obter um bom retorno sobre o investimento.

Neste artigo, indicamos 9 maneiras de fazer um bom marketing para loja de calçados, entre ações online e offline. Se você tem interesse no assunto, prepare-se para excelentes insights e acompanhe!

1. Crie campanhas de links patrocinados

marketing

De acordo com o Ubersuggest, ferramenta para pesquisa de palavras-chave, a expressão “loja de calçados” gera cerca de 18.100 pesquisas mensais no Google Brasil. Se você já tem algum conhecimento em Search Engine Optimization (SEO), sabe que, para alcançar os primeiros resultados no buscador, pode levar alguns meses. No entanto, se você dispõe de orçamento para investir em anúncios, talvez não precisa esperar nem algumas horas!

Investir nos links patrocinados do Google Ads é uma excelente maneira de alcançar um público que, muitas vezes, já está procurando por produtos para comprar e, portanto, é um ótimo canal de marketing para loja de calçados. A Zattini e a Passarela, por exemplo, veiculam anúncios e, assim, aparecem no topo do buscador.

O Google Ads ainda tem outras opções de anúncios, como a exibição em blogs e as estratégias de remarketing, que direcionam conteúdos para aqueles usuários que já buscaram por uma palavra-chave específica ou mesmo que já acessaram páginas de produtos no site da empresa.

social commerce

2. Incentive fidelizações e indicações

Grandes lojas de sapatos, como a Netshoes, oferecem cupons de desconto válidos para a primeira compra no site. Essa é uma excelente maneira de incentivar consumidores indecisos a finalizar a aquisição.

Um benefício agregado é que muitos desses novos clientes podem voltar a comprar na sua loja e, como você já deve saber, vender para um cliente antigo é muito mais fácil e barato. Por isso, é muito importante também oferecer descontos e vantagens adicionais para consumidores fiéis à marca.

A Netshoes, por exemplo, costuma emitir um cupom de desconto logo após a compra para que o cliente volte a adquirir produtos posteriormente.

Os programas de indicação também são ótimas maneiras de atrair um público com menos custo. Para otimizar o processo e beneficiar a todos, você pode oferecer brindes, vantagens ou descontos.

3. Invista em estratégias de marketing offline

marketing offline

Não ignore o poder do marketing tradicional que, em alguns nichos e para alguns públicos, pode funcionar até melhor do que ações online.

Existe a possibilidade de investir em anúncios em jornais, revistas de bairro, TVs e rádios regionais e até imprimir panfletos para distribuir em estabelecimentos frequentados pelas personas da empresa — caso você esteja fazendo marketing para uma loja de calçados física.

Você também pode participar, patrocinar ou mesmo organizar eventos e fazer parcerias com marcas que fazem sentido para a estratégia de posicionamento da sua empresa, o que parece ser uma excelente maneira de incentivar o marketing boca a boca. Você concorda?

4. Invista nas mídias sociais

De acordo com pesquisas, 66% da população brasileira utiliza redes sociais, principalmente, o YouTube — que, aliás, é a maior rede de pesquisa após o Google —, Facebook, WhatsApp e Instagram, embora esta última parece ser a atual preferida dos consumidores de internet.

Por meio de mídias sociais, empresas podem engajar com sua audiência, responder a dúvidas e até oferecer seus produtos e serviços. Utilize esses canais para deixar a sua companhia em evidência, de acordo com suas estratégias.

Nas mídias sociais, procure conhecer todas as funcionalidades e utilizar funções importantes, como hashtags e etiquetas de localização. Para ganhar mais seguidores e possíveis clientes, considere também fazer um sorteio. Geralmente, as marcas pedem que o público curta uma foto, siga o perfil e marque amigos na seção de comentários.

E por que não fazer parcerias também nas mídias sociais? Os influenciadores podem te ajudar no alcance de público e na divulgação dos calçados. Em troca, você poderá ter que pagar ou enviar algum produto, transação conhecida como permuta. Ao trabalhar com essas pessoas, é interessante disponibilizar um cupom de desconto. Assim, fica mais fácil mensurar o resultado da ação e incentivar a compra por novos clientes.

Outra excelente fonte de novos clientes nas mídias sociais são os anúncios. No Facebook Ads, você encontrará opções excelentes para segmentação e, assim, poderá alcançar um público-alvo específico, de acordo com gênero, interesses e até a localização — que pode ser limitada a alguns quilômetros de distância da loja física.

5. Inscreva sua loja no Google Meu Negócio

google meu negócio

Essa ferramenta gratuita é imprescindível para aqueles que têm uma ou mais lojas físicas, para que o estabelecimento apareça no Google Maps e nos resultados do buscador, o que é excelente para o SEO local.

Além disso, o usuário pode encontrar, no buscador, o endereço e outras informações importantes da loja, como avaliações de clientes, fotos, endereço, horário de atendimento, site, e-mail e telefone.

6. Envie e-mails para sua base de contatos

Embora tradicional, enviar e-mails ainda costuma trazer bons resultados. Você pode enviar cupons de desconto para clientes fiéis, novidades sobre lançamentos e até mensagens automáticas sobre uma compra.

Utilize, para o envio das mensagens, softwares especializados como o LeadLovers ou MailChimp, nos quais é possível criar listas e segmentar mensagens, o que permite o envio de e-mails personalizados para as personas, de acordo com o tipo e a marca de calçado que utilizam, por exemplo, dado que pode ser observado com base em compras anteriores.

7. Produza conteúdo de qualidade

Embora anúncios apresentem resultados mais rápidos, a maioria dos internautas clicam em links orgânicos, na página de resultados do Google. Investir na produção de conteúdo, por isso, é uma excelente estratégia de marketing para lojas de calçados, afinal, o seu cliente em potencial pode buscar por palavras-chave de topo de funil, quando ainda não está interessado em fazer uma compra, apenas conhecer mais sobre algum assunto relacionado.

Você pode criar um blog no site da empresa e produzir conteúdos sobre os produtos com os quais trabalha. Se a sua empresa é especializada em tênis para corrida, por exemplo, você pode dar dicas sobre o esporte e divulgar eventos.

Produzir conteúdo de qualidade e relevante para as personas também é uma excelente maneira de posicionar a marca como uma autoridade no mercado. Se você notar, essa estratégia de marketing é utilizada por algumas lojas de calçados.

Não sabe por onde começar para produzir conteúdo? O Ubersuggest pode te ajudar na pesquisa por palavras-chave e o Buzzsumo e Google Trends indicam assuntos que despertam a atenção do consumidor.

8. Organize a sua loja

marketing para loja de calçados

Outra maneira de atrair o cliente por meio de estratégias tradicionais é caprichar na organização e apresentação da loja, sobretudo, da vitrine. No ponto de venda, garanta que a decoração esteja de acordo com o estilo do público-alvo e, em datas comemorativas, faça algumas mudanças interessantes.

Se você tiver um e-commerce, dê importância à agilidade do site, responsividade em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, e à facilidade de navegação.

Outra maneira interessante de fazer marketing para loja de calçados: omnichannel. Se possível, permita que o consumidor seja atendido da mesma maneira, em diferentes canais.

Você poderá precisar, para isso, de um sistema gerencial com integração entre lojas física e virtual, o que facilita a emissão de notas fiscais, a atualização automática de estoque e a unificação cadastral da clientela.

9. Promova as novidades no WhatsApp Business

As listas de transmissão da versão do WhatsApp para empresas são excelentes para estratégias de marketing para lojas de calçados. Por meio da funcionalidade, você pode enviar mensagens para vários contatos, de uma só vez, desde que essas pessoas o tenham adicionado à lista de contatos ou se o seu perfil for verificado.

Além de disponibilizar o horário de funcionamento, endereço, e-mail e site da empresa, você pode cadastrar mensagens automáticas, até para quando você está ausente, e marcar seus contatos com etiquetas, que o ajudam a categorizar os clientes de acordo com seus critérios.

Agora que você já conhece 9 grandes sugestões de marketing para loja de calçados, coloque-as em ação na sua empresa. Crie um plano estratégico que defina os recursos para cada uma das atividades, considere as limitações de tempo e dinheiro da companhia e desenvolva campanhas excelentes, de bom retorno sobre o investimento.

Este artigo lhe foi útil? Você conhece empreendedores que atuam no ramo? Ajude a outros varejistas compartilhando o texto nas suas mídias sociais.

Também recomendamos para você!

social commerce

 

[gs-fb-comments]