Recentemente, publicamos um artigo aqui no blog com dicas para quem deseja entrar no ramo, mas talvez você já seja empreendedor há algum tempo e deseja aumentar as vendas na sua loja de calçados.

A preocupação com a receita e lucratividade, sem dúvida, é inerente a todo dono de empresa privada, afinal, só com rentabilidade a companhia pode manter as contas em dia, realizar investimentos e garantir a saúde financeira, o que permite a competitividade de mercado.

Neste texto, compartilhamos 7 dicas para te ajudar a aumentar as vendas na sua loja de calçados por meio de ações que envolvem marketing, gestão de pessoas e até decoração. Confira!

Crie uma loja virtual

e-commerce

Se você gerencia um estabelecimento que atende estritamente pessoas da região, em teoria, aumentar as vendas na sua loja de calçados é tarefa simples: basta expandir a abrangência e oferecer produtos para todo o Brasil na internet.

Além de aumentar as oportunidades de vendas, já que trabalhará com um público mais numeroso, estará oferecendo mais comodidade aos seus atuais clientes, que poderão comprar sem precisar ir à loja.

Grandes redes varejistas trabalham com plataformas próprias e robustas, relativamente caras, no entanto, há opções mais baratas, como a Tray, a GenComm e a Vnda. Alguns planos podem custar menos que R$ 100,00 por mês!

Se optar por este caminho para aumentar as vendas na sua loja de calçados, uma boa estratégia — e uma grande tendência do varejo —, é investir no omnichannel, isto é, na integração entre múltiplos canais de vendas e atendimento.

É importante, ainda, garantir que a loja seja responsiva, isto é, que proporcione boa navegação em smartphones, tablets e outros dispositivos mobile, pois a maioria dos brasileiros utilizam um celular para fazer compras online.

Defina um posicionamento de mercado

A Nike, de acordo com o Top of Mind 2017, é a marca de calçados mais lembrada pelos brasileiros, especialmente pelos jovens. Para a empresa, qualquer pessoa é um atleta e essa mensagem é associada ao futebol, ou melhor, à “pelada” em seus comerciais, inclusive, com a presença de atores jovens.

Isso significa que os profissionais de marketing da Nike fazem um bom trabalho, de acordo com sua estratégia de posicionamento de mercado.

Se você tem uma loja de calçados que vende, exclusivamente, tênis esportivos, pode ser interessante focar na paixão das pessoas por esportes, como faz a Nike. No entanto, se você comercializa sapatos sociais, concentrar-se em questões profissionais é, provavelmente, uma melhor ideia.

Seja qual for o seu nicho, certifique-se de que o seu público tenha a sua marca como uma importante referência, que pense nela de imediato quando precisarem de um produto que você vende.

Aliás, marcas fortes costumam vender com margens de lucro mais satisfatórias e fidelizar clientes com mais facilidade, devido ao compartilhamento de uma proposta de valor.

Foque nas personas

personas

Além de conhecer o público-alvo, defina personas para o seu negócio, isto é, crie personagens fictícios com idade, gênero e interesses que representam um cliente ideal. Entenda que tipo de roupa usa, quais conteúdos prefere consumir, estilo de sapatos e marcas preferidas.

Se você mantém um histórico de compras em seu software de gestão, este é o primeiro lugar que você deve procurar por informações para montar o seu mix de produtos. Avalie quais calçados são mais comprados, numerações, cores e marcas, por exemplo. Pergunte aos vendedores o que é muito procurado e a loja não tem para oferecer. Assim, você conseguirá atender melhor os desejos e necessidades do cliente que realmente quer comprar de você.

Um benefício associado é a melhoria nos argumentos de venda. Ao invés de oferecer produtos aleatoriamente, os vendedores poderão indicar calçados de acordo com os interesses dos clientes.

Invista em campanhas de fidelização

Conquistar um cliente novo costuma ser mais caro do que vender para um cliente antigo. Por isso, se você já tem uma base de consumidores, uma excelente ideia para aumentar as vendas da sua loja de calçados é criar incentivos para que essas pessoas façam compras regulares.

Você pode conseguir isso, por exemplo, por meio da oferta de brindes, descontos e exclusividade em promoções. Assim, ao mesmo tempo que você aumenta seu potencial de lucro, cativa as pessoas que dão preferência ao seu negócio.

Vale a pena também considerar criar campanhas de indicação para incentivar seus clientes a indicar a loja para amigos e familiares, o que pode ser feito por meio da oferta de descontos em conjunto. Assim, sua empresa fica mais conhecida de uma maneira bem econômica.

Invista em marketing digital

social

Embora seja recomendado investir também em mídia offline, como sugerimos em nosso artigo sobre marketing para loja de calçados, apostar nas soluções digitais é uma excelente decisão. Por meio das mídias sociais, por exemplo, seu público pode conectar-se a sua marca diariamente, o que contribui muito para a lembrança de marca.

No Facebook, você pode, por exemplo, criar uma fan-page para divulgação, atendimento e até mesmo para utilizar como canal de vendas. A plataforma de anúncios da rede social também é excelente, pois permite veicular campanhas bem segmentadas, de acordo com as personas nas quais sua empresa foca.

Em outras mídias, como o Instagram, YouTube e Pinterest, você pode usar a criatividade para divulgar não só novas coleções, mas compartilhar conteúdo sobre, por exemplo, tendências de moda e combinação de looks.

A criação de um blog também é uma decisão interessante. Além de contribuir com o crescimento do setor, por meio do conteúdo, você poderá atrair consumidores pelo Google.

As estratégias de remarketing também podem ser eficazes. Sabe quando você visita uma loja virtual e, em seguida, começa a receber anúncios em blogs, aplicativos e até mesmo no e-mail? Anúncios como esses podem te ajudar a vender para aquele consumidor que visitou o seu e-commerce em um momento que não estava preparado para comprar seus calçados.

Vale apostar também no e-mail que, além de ser um bom canal de comunicação, podem ajudar no envio de novidades sobre o mundo da moda, coleções e, naturalmente, descontos exclusivos para encantar a clientela.

Melhore a qualidade do atendimento

Não deixe de treinar sua equipe de vendas para garantir o melhor atendimento possível ao consumidor. Sua equipe deve mostrar boa vontade, saber como atender bem às demandas e como abordar e sondar o cliente.

Considere também criar um bom sistema de remuneração para a equipe. A habilidade e vontade de trabalhar dessas pessoas são essenciais para seus resultados, portanto, se você quer aumentar as vendas da sua loja de calçados, não deve negligenciar reconhecimentos e bonificações.

Organize bem as vitrines e a sua lojaaumentar as vendas na sua loja de calçados

O seu cliente precisa se sentir bem e confortável em sua loja e, para isso, o ambiente deve estar claro, organizado, limpo e ser espaçoso o suficiente para experimentar os calçados.

A decoração da sua loja integra a estratégia de posicionamento da marca e ajuda a atrair o público-alvo que você quer. A vitrine é um importante elemento que, segundo pesquisa do Sebrae-SP, pode aumentar as vendas em até 40%.

Na internet, você encontra algumas referências interessantes. Algumas vitrines investem em uma decoração temática ou exibem descontos progressivos, por exemplo, para atrair o consumidor. Você pode tentar diferentes estratégias, mas cuidado para não poluir o espaço com produtos demais ou expor calçados em falta no estoque!

O consumidor brasileiro gosta de comprar pares de sapatos e, para empreendedores do ramo, essa realidade é muito vantajosa. Se você quer aumentar as vendas na sua loja de calçados, siga as dicas aqui apresentadas, e mantenha-se sempre atualizado a respeito de novas demandas e soluções. Se você estiver preparado para atender aos desejos e necessidades do cliente,  já tem quase tudo o que precisa para o sucesso.

Agora, que tal entender melhor como integrar suas vendas online e offline? Aproveite que está aqui e leia nosso artigo sobre omnichannel.

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]