Muita coisa mudou e muita coisa vai mudar no consumo e no varejo. É notável a aceleração em tecnologias que antes pareciam um pouco distantes para serem implementadas.

Seja por necessidade ou por oportunidades, grande parte destas mudanças vieram para ficar. Mas isso não significa que o que nossas operações anteriores estavam todas equivocadas.

O fato é que as lojas que não investiram em melhorias e em novos canais, certamente

Perderam em vendas no período pandêmico e agora terão que correr atrás do prejuízo.

Sabemos que o ano de 2020 não é dos melhores. Mas, mesmo assim, há uma oportunidade que ganhou ainda mais destaque neste ano para o comércio: as vendas on-line. 

Isso não significa que sua loja física está ultrapassada, mas é preciso dar atenção as formas de transformar a experiência dos consumidores na sua jornada de compra.

Muitas lojas físicas passaram a oferecer serviços de compra através de e-commerce e entrega domiciliar, o que pode ser uma boa alternativa para a sua loja física ter mais sucesso nas vendas em qualquer período.

Separamos algumas dicas para você ficar de olho e estar preparado para entregar aos seus clientes o que há de melhor. Sempre!

Loja Fisíca x Loja virtual

As lojas físicas que não dispunham de e-commerce, tiveram muitas dificuldades em momentos em que estiveram impedidas de abrir as portas, fazendo com que o crescimento dos canais online tivesse uma aceleração acima do previsto. Com a volta das atividades a normalidade, a as lojas físicas tendem a disputar clientes com as lojas virtuais, cabendo aos lojistas saberem vender as suas vantagens em cada canal.

Lembre-se que, a loja física tem a vantagem da experiência de compra e a loja virtual comodidade, então comece deixando bem claro aos consumidores todas as vantagens do seu canal de venda. A loja virtual pode investir em Marketing sensorial, por exemplo. Já a loja virtual, pode se destacar, se tiver uma boa logística de entrega, já que em ambas as lojas o consumido tende a comprar por impulso, ou seja, não vai querer esperar muito para ter o seu produto em mãos.

Auto atendimento

Certamente este será o próximo desafio do varejo, principalmente no varejo físico. A opção de compra com auto atendimento, tende a se tornar uma prática comum das lojas, seja por redução de custos com funcionários, como pela comodidade. As grandes redes de varejo já estão de olho nestas soluções e, em seguida, elas devem entrar no radar das pequenas.

Já existem soluções prontas para serem utilizadas no sistema das lojas, onde o cliente com o próprio celular pode selecionar os produtos e fazer o pagamento, cabendo a loja só separar e entregar ou ao fazer uma conferência automatizada dos itens. Veja como funciona:

1- Cliente lê/bipa QR Code para abrir aplicação web no celular e identificar a loja;
2- Escolhe os itens para a sua sacola (bipando);
3- Realiza o pagamento no próprio celular;
4- Ao finalizar transação, recebe orientações para retirada dos produtos, ou faz uma conferência de itens.

Logística

A logística certamente é o grande desafio para todos os grandes do varejo, o que deve influir também nos pequenos que possuem e-commerce ou vendem via marketplace.

Grandes empresas como Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza tem investido pesado em ampliar seus centros de distribuição para que as mercadorias vendidas tenham cada vez mais agilidade nas entregas, que é o que o consumidor quer. Para os pequenos, é importante conhecer como estas empresas operam para que se faça a escolha certa na hora de decidir qual a empresa deve atender ao suas lojas online nas entregas, para não ter surpresas e acabar perdendo clientes por falhas.

Comércio local

Isso já era tendência antes e se intensificou no período em que vimos muitos pequenos negócios fechando as portas nos períodos de crise ou no período de restrições a abertura das lojas.  A comoção para com os pequenos deve se ampliar, fazendo com que os consumidores procurem, seja por empatia ou por segurança, fazer as suas compras em lojas mais próximas da sua casa, do trabalho ou dentro do seu caminho diário. A vantagem para os pequenos lojistas é que os consumidores devem preferir estar em ambientes mais “conhecidos” e com o atendimento personalizado, o que para maioria dos grandes, só se consegue via automação. Aposte no seu conhecimento sobre o cliente e transforme a experiência dele em única.

Meios de pagamento

Com a chegada do PIX, há uma possibilidade a médio prazo dos boletos caírem em desuso. As carteiras digitais, pagamentos por aproximação, aplicativos e meios que facilitam a vida do consumidor, tendem a ter um espaço ainda maior no dia a dia dos consumidores e dos lojistas. A sua loja está preparada?

Já existem soluções com PIX integradas a ERPs, o que facilita este processo, mas também existes soluções de venda móvel, que acaba com filas no caixa, ou até mesmo facilitam a venda de produtos por terceiros (sacoleiras), o que também é uma vantagem para a experiência do consumidor.

Conclusão

Lembre-se sempre que quem conhece o seu cliente é você. É claro que inovar é preciso, mas nada substitui o atendimento personalizado e mais próximo que só você poderá fazer, portanto incentive os seus funcionários a buscarem sempre o atendimento mais personalizado possível para que os clientes se sintam acolhidos tanto no físico como virtual. Seja rápido nas respostas e sempre trate os clientes com toda a atenção possível.

[gs-fb-comments]