Antes da era da internet, donos e gerentes de lojas podiam treinar sua equipe e administrar seus estabelecimentos com um foco quase exclusivo em uma coisa: vender. Para os varejistas, a menos que fosse uma marca de luxo que cobrasse um preço premium, a experiência do cliente era, muitas vezes, uma consideração secundária. Agora não é mais. Para enfrentar a concorrência do e-commerce, este fator é fundamental para atrair clientes para loja.

Obviamente, manter uma loja física é mais custoso do que manter uma loja on-line. Mas isso não significa que você deva abrir mão de seu estabelecimento convencional. Atualmente, os clientes valorizam uma experiência omnichannel

Isso significa que, eles valorizam a facilidade de consultar preços, disponibilidades e obter informações sobre os produtos na internet. Contudo, eles não abrem mão da oportunidade de ter um contato físico para experimentar, tocar e ver com os próprios olhos.

Esses são alguns dos fatores que constroem uma boa experiência de compra e sua loja física exerce papel fundamental.

Veja a seguir algumas dicas de como transformar a compra física numa experiência inesquecível para os consumidores e, assim, atrair clientes para loja!

Atrair clientes para loja: capriche na fachada de sua loja

Uma forma de atrair clientes para loja física é tornar seu espaço atraente. Você pode adotar diferentes estratégias, tudo vai depender do seu público-alvo. Por isso, é muito importante saber o perfil de seus clientes, suas preferências, o que os atrai.

Você pode, por exemplo, ter uma fachada com grafites, se seu público for mais jovem e urbano ou algo mais sóbrio se for pessoas de mais idade.

Se seu estabelecimento possuir vitrines, ela também é fundamental para atrair clientes para loja. Crie um ambiente envolvente, que o público-alvo queira conhecer seu espaço e seus produtos.

Ofereça um ótimo atendimento

Qual é a única coisa que as pessoas não conseguem em compras on-line? Atendimento ao cliente face a face. É claro que as avaliações on-line e os chats de atendimento podem fornecer informações aos compradores para ajudá-los a tomar uma decisão de compra, mas nada melhor do que interagir com uma equipe de vendas.

Por isso, esforce-se para oferecer um atendimento de alto nível em sua loja. Lembre-se que cordialidade e simpatia são os atributos mínimos. É preciso que sua equipe conheça os produtos a fundo e que esteja verdadeiramente disposta a ajudar o seu cliente.

Treine seus vendedores para que eles se envolvam com os clientes sendo ouvintes ativos, certificando-se de que eles realmente entendam as necessidades dos consumidores. Acima de tudo, eles precisam fornecer informações honestas, mesmo que signifique dizer ao cliente que sua loja não possui um produto adequado à sua procura naquele momento.

Construir um relacionamento é mais importante do que fazer uma venda imediata. A confiança fará com que consumidor retorne várias vezes e ainda recomende sua loja aos amigos, ajudando-o, assim, a atrair clientes para loja.

Envolva todos os cinco sentidos

atrair clientes para loja

Uma vantagem que um estabelecimento tradicional de varejo tem sobre uma loja on-line é que a experiência de compra é mais do que visual. Torne mais fácil para os clientes verem e tocarem seus produtos. Certifique-se de que sua loja tem um aroma agradável e não subestime o valor de ter a música de fundo certa.

Você não quer embalar seus clientes para dormir, ao mesmo tempo, você não quer expulsá-los. Estudos apontam que a música correta aumenta em até 35% o tempo de permanência do cliente na loja. Dentre outras coisas, isso faz com que eles circulem mais pelo seu estabelecimento e tenham contato com mais produtos. Essa é, sem dúvida, uma forma de aumentar seu ticket médio.

Da mesma forma, cuide para que a temperatura da sua loja não esteja nem muito quente, nem muito frio. Essas duas condições farão com que seu cliente saia muito rapidamente de seu estabelecimento.

Esforce-se para criar uma experiência de cliente omnichannel que transcenda os limites de apenas fazer compras e torne a visita à sua loja de varejo um evento que faça valer o esforço extra para sair de casa e visitar você.

Abrace sua competição

Só porque você possui ou opera uma loja tradicional não significa que você não deve estar preparado para abraçar a internet. Você será imprudente caso não o faça. Sim, você deve ter, no mínimo, canais de mídia social para se comunicar com seus clientes, além de garantir que sua loja seja facilmente localizada no Google Maps e em outros buscadores on-line. Mas, você pode ir muito além com pouco investimento em tempo ou dinheiro.

É relativamente fácil abrir um e-commerce para complementar seu espaço de varejo. Como um comerciante local, você tem algumas vantagens que muitos varejistas on-line não terão. Uma delas é que seus clientes já saberão quem você é e estarão familiarizados com sua excelente reputação.

Outra é que o foco na criação de uma experiência de compra perfeita entre seus negócios on-line e off-line pode oferecer vantagens regulares aos clientes, como entrega no mesmo dia dos itens que eles decidem comprar depois de chegar em casa. Mesmo a retirada na loja pode ser suficiente para separá-lo das grandes marcas.

Ao ter uma presença tanto na internet quanto no mundo real torna-se mais fácil atrair clientes para loja, visto que seu estabelecimento pode ser encontrado em buscas on-line. Além disso, seus clientes antigos podem continuar comprando de você no modo com o qual se sintam mais à vontade no momento.

Atrair clientes para loja: adote novas tecnologias para rastrear, entreter e informar os clientesatrair clientes para loja

Você pode tornar sua loja mais moderna, por exemplo, colocando telas com  infoentretenimento para os clientes se distraírem enquanto aguardam na fila. Os anúncios podem até ser negociados em conjunto com outros comerciantes de varejo, possivelmente criando um fluxo de renda extra.

Você também pode fornecer acesso Wifi gratuito. Isso, além de ser uma forma de atrair clientes para loja, pode ser um meio para coletar dados valiosos que poderão ser utilizado pela sua equipe de marketing. Incentive seus clientes a fazer login pelas redes sociais. Assim, você terá acesso às suas preferências e poderá criar campanhas exclusivas e direcionadas. As possibilidades são muitas.

Você também deve fazer uso da tecnologia para melhorar o gerenciamento de sua loja. Com um sistema de gestão de estoque, por exemplo, você pode garantir que não sofrerá com falta de mercadorias em seu estabelecimento. Isso, dentre outras coisas, ajuda a manter sua imagem positiva frente aos consumidores e impede que você perca vendas.

Um sistema de gerenciamento também é útil para que você conheça seus produtos com maior margem de contribuição e, assim, criar estratégias para aumentar suas vendas.

A internet adicionou um novo componente no varejo que modificou completamente a interação com os consumidores. Mesmo assim, os estabelecimentos físicos não vão acabar. No entanto, os varejistas precisam implementar novas técnicas para atrair clientes para loja e fornecer uma ótima experiência de compra é a melhor delas.

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]