CONTEÚDO ATUALIZADO EM 14/07/2020

 

Você já ouviu falar em ROI (Return on Investment)? A sigla, que em tradução livre significa Retorno sobre o Investimento, representa uma fórmula que surgiu para acabar com a dor de cabeça dos empreendedores que não mensuram o sucesso de suas ações.

 

Geralmente utilizada para acompanhar o resultado de estratégias de marketing, a fórmula do ROI determina se uma campanha foi bem sucedida, considerando o valor do investimento e o retorno financeiro que gerou.

 

Essa informação é útil não apenas para que o empreendedor saiba se o investimento valeu a pena, mas também para que ele tenha informação confiável no processo de tomada de decisões gerenciais.

 

Se você ainda não sabe como mensurar o resultado dos seus investimentos, acompanhe este artigo! Ao final, você saberá como calcular o ROI na prática e, se criar o hábito, poderá otimizar a sua gestão, investindo mais estrategicamente. Vamos lá?

 

Como calcular o ROI

O cálculo para obter o ROI é muito simples e talvez você nem precise de uma calculadora, embora softwares como o Google Analytics ou um sistema gerencial facilitem e otimizem a análise.

 

Você só precisa subtrair do ganho obtido em determinada campanha, o valor do investimento inicial e, em seguida, dividir o resultado por esse mesmo valor.

 

O número obtido indica o retorno do investimento e deve ser positivo. Caso seja negativo, os ganhos não foram suficientes para pagar o aporte financeiro e, portanto, a campanha não foi bem sucedida.

 

A fim de expressar o ROI em percentual, como costumam fazer empresas e softwares, você ainda deve multiplicar o resultado por 100.

 

Vamos entender melhor esse cálculo? A seguir, apresentamos a fórmula do ROI e a aplicamos em uma situação fictícia.

A fórmula do ROI e um exemplo prático

Esta é a fórmula que você deve utilizar para o cálculo:

ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial x 100

 

ROI

Vamos supor que o João tem uma loja de sapatos no interior de São Paulo e que, após ler um artigo sobre marketing, fez um anúncio no Google Ads para promover uma nova coleção a potenciais clientes na região.

 

João investiu R$ 1.000,00 no anúncio e vendeu R$ 5.000,00 em calçados com essa campanha. Ele sabe disso por que criou um cupom de desconto específico e registrou tudo em seu sistema.

 

Para calcular o retorno, João aplica os seguintes dados à fórmula do ROI:

 

ROI

 

 

O resultado mostra que o retorno que o João teve foi de 4 vezes ou de 400% o valor que ele investiu nos anúncios. Excelente, não é?

 

Além de comprovar que os anúncios no Google Ads foram eficazes, o João pode utilizar essa informação para planejar melhor e otimizar os investimentos em marketing no futuro.

Algumas considerações sobre o cálculo do ROI

 

É importante notar, no entanto, que é preciso considerar todos os custos com o investimento. Se João tiver uma equipe interna ou contratar uma agência de marketing para configurar suas campanhas, por exemplo, ele terá gastos extras que influenciam no resultado.

 

Esses custos devem ser considerados no investimento para que o indicador seja mais confiável.

 

É importante também considerar a origem das vendas. Você deve utilizar no cálculo do ROI de uma campanha apenas a receita gerada por estas. Se o João tivesse incluído as vendas que já faz na loja física, o número não representaria bem o ROI dos anúncios do Google Ads, concorda?

 

Agora você já sabe como calcular o retorno sobre os investimentos da sua empresa e, assim, pode otimizar a sua análise, o seu planejamento e a sua gestão. Anote a fórmula em um pedaço de papel e brinque com os números para testar seu novo conhecimento, mas não minimize a importância de acompanhar o indicador com consistência, utilizando planilhas ou algum software.

 

Gostou deste artigo e acredita que pode ser útil para outros empreendedores? Então compartilhe-o com seus colegas por e-mail, WhatsApp ou em seus perfis nas redes sociais.

Também recomendamos para você

[gs-fb-comments]