Ao planejar abrir uma empresa, o nome é uma das primeiras coisas que o empreendedor ou a empreendedora considera. Antes de registrar o negócio e solicitar o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), é preciso batizar a empresa, ou seja, criar a sua razão social, também conhecida como Nome Comercial, Firma Empresarial e Denominação Comercial.
Embora seja possível alterar a Razão Social depois da criação da empresa, o ideal é investir o tempo necessário para encontrar o nome ideal logo no início. Afinal, se você se arrepender da escolha, você terá mais gastos e poderá ter que emitir novos documentos e certificados.
Portanto, se você ainda está na fase inicial da empresa, dê atenção ao assunto e leia este artigo até o fim. Você entenderá o conceito de Razão Social, porque é diferente do Nome Fantasia e como escolher um bom título para a sua nova instituição. Vamos lá?
O que é razão social?
A Razão Social de uma empresa é o seu “nome de batismo”, ou seja, o título pelo qual esta é reconhecida perante instituições governamentais, autoridades, fornecedores e parceiros comerciais.
Aparece, portanto, em qualquer documento legal, como contratos, escrituras, notas fiscais e em contas bancárias de Pessoa Jurídica.
O Nome Comercial é único para cada empresa, mesmo entre franquias. Geralmente, é composto por:
- um nome específico, escolhido pelo empreendedor e/ou seus sócios;
- indicação de atividade econômica; e
- a sigla que indica a natureza jurídica da empresa.
Independentemente do porte e da natureza jurídica da empresa, a Razão Social é obrigatória. A única diferença é que nos casos de empresas individuais (Microempreendedores Individuais, Empresários Individuais e Empresas Individuais de Sociedade Limitada), o título é constituído pelo nome do empreendedor ou da empreendedora (ou por abreviações de seus sobrenomes).
As demais naturezas jurídicas permitem a escolha de um nome que represente a empresa, geralmente ligado ao Nome Fantasia. É o caso da NL Informática (NL Informática LTDA), Netshoes (Netshoes Comercio LTDA) e Marisa (Marisa Lojas S.A).
O Nome Fantasia é o título que identifica a empresa perante seus clientes e aparece em folhetos, nas redes sociais, na frente do estabelecimento, em campanhas de marketing e no site.
Como escolher o nome de uma empresa?
Ainda que não exista a obrigatoriedade de relação entre os nomes Comercial e Fantasia, é interessante escolher uma Razão Social que evite confusões entre fornecedores e clientes e que mantenha uma congruência entre a marca (como a empresa é conhecida) e seus documentos oficiais.
Uma boa dica, portanto, é seguir um mesmo processo de escolha da Razão Social e do Nome Fantasia.
Um (ou mais) brainstorming pode te ajudar a chegar ao nome que vai te deixar orgulhoso ou orgulhosa e atrair clientes para a empresa.
A ideia é escrever diversos nomes relacionados à empresa e ao seu posicionamento de mercado. Você pode fazer isso por conta própria ou com a ajuda de sócios, amigos e familiares.
Nesse primeiro momento, escreva apenas possibilidades — sem julgamentos! Evite se ater aos detalhes e deixe a criatividade fluir. Você pode escrever palavras que tenham a ver com a empresa ou que não tenham nada a ver com o nicho e, ainda assim, fazer muito sucesso!
Após escrever, de preferência, dezenas, centenas ou mesmo milhares de palavras, comece a construir termos com base em derivações, uniões de vocábulos e sinônimos, até encontrar o nome ideal.
E por falar nisso, existem algumas “regras” básicas que você deve considerar. Em geral, é melhor que o nome seja curto. Primeiro, porque vai, ainda, unir-se aos outros termos (atividade econômica e natureza jurídica) e, segundo, por que facilita a criação de artes, banners e outros materiais de marketing.
É importante também evitar nomes muito parecidos com o de outras marcas ou de personagens porque, geralmente, essas palavras têm direitos autorais.
Além disso, é importante que o nome da empresa seja criativo, chamativo e único. Escolha um apelido de fácil lembrança e pronúncia. Um Nome Fantasia pode contribuir com o fracasso ou sucesso da empresa, portanto, capriche!
Como registrar a razão social de uma empresa?
Após escolher o nome da sua empresa, adicione as palavras relacionadas à atividade econômica e a sigla da natureza jurídica. Assim, você terá uma possível Razão Social!
No entanto, é interessante manter outras opções no papel, pois como comentamos anteriormente, este nome deve ser único. Se já existir outra empresa com a mesma denominação no seu estado, você não poderá utilizá-lo.
Por isso, considere os melhores nomes e faça pesquisas em buscadores como o Google. Se você encontrar resultados de empresas que já utilizam esses termos como Nome Comercial ou Nome Fantasia, não vale a pena prosseguir com o registro, concorda?
Aliás, se quiser saber como o Google pode te ajudar a obter resultados de marketing em sua região, leia nosso artigo sobre SEO Local.
Pesquise, ainda, o nome no site www.registro.br, que registra domínios no Brasil, e nas redes sociais. Isso porque, provavelmente, você terá que construir a presença da sua marca na internet e, portanto, é bom evitar nomes que já tenham sido reservados por outros usuários.
Após fazer essas conferências e certificar-se de que o caminho está livre e que a sua empresa terá um nome único e inconfundível, é hora de buscar seu registro na Junta Comercial ou em um cartório.
Se o resultado da análise de viabilidade for favorável, você pode formalizar a Razão Social. No entanto, é interessante, ainda, buscar pelo nome no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual). Assim, você elimina opções relacionadas a marcas registradas.
A Razão Social é, portanto, o nome que caracteriza qualquer empresa em documentos oficiais, como contratos e notas fiscais. Embora não seja necessariamente semelhante ao Nome Fantasia, que é como um “apelido” por meio do qual o mercado conhece a empresa, é interessante que o título seja associável. Assim, um bom caminho para batizar a instituição é fazer um brainstorming de ideias e pesquisar a viabilidade na internet e em órgãos governamentais antes de registrar a empresa.
Você quer saber como fazer isso? Então confira o artigo ‘Guia: Como registrar e legalizar minha empresa‘ aqui no blog.
[gs-fb-comments]