Como anda a experiência de compra de seus clientes? Apesar de receber pouca atenção de grande parte dos gestores e empreendedores, o frente de caixa (PDV) pode ser fator decisivo na experiência de consumo dos seus cliente, impactando no fechamento da venda e até mesmo na satisfação dos consumidores.

Segundo um levantamento realizado pela Federação das Câmeras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP), as filas para atender clientes dificultam as vendas para 90% dos varejistas. O principal ponto de atrito que gera o alerta neste índice é justamente o momento de finalização da compra, durante o pagamento no PDV.

O que é frente de caixa ou PDV

Apesar do frente de caixa ser conhecido também como PDV, é preciso entender bem os conceitos para que não haja confusão.

PDV, como você certamente já sabe, é a sigla para Ponto de Venda. Em sua amplitude, ele não se restringe às lojas e estabelecimentos comerciais, apesar de ser mais comumente usado neles.

Um PDV pode ser qualquer ponto de vendas de produtos, desde gôndolas no supermercado, um balcão ou mesmo um estande em um evento. Já no contexto dos lojistas, o PDV ou frente de caixa, é o processo ou momento de fechamento de uma compra pelo cliente.

A interpretação neste caso pode ser considerada quase como literal, já que é o onde o seu consumidor finaliza seu atendimento pagando pelo produto na frente do caixa de sua loja.

A relação entre o frente de caixa e a satisfação do consumidor

O bom atendimento é um dos fatores-chave de sucesso de qualquer estabelecimento comercial. Segundo o estudo “O futuro da experiência do cliente no Brasil – Tendências para 2018”, este é um dos fatores considerados importantes ou muito importantes para 80% dos entrevistados.

Para que você tenha ideia sobre a relevância deste fator para o consumidor, uma pesquisa realizada pela Accenture Strategy levantou que, em 2017, foram perdidos 401 bilhões de reais pelas empresas brasileiras, juntas, devido ao mau atendimento.

Você sabe quanto deste montante representa a perda no seu negócio? Bastante provável que não.

Segundo o levantamento da FCDLESP com lojistas, que citamos no início do texto, 78% dos entrevistados afirmaram que o tempo de espera pode levar o cliente a desistir de finalizar a compra. E, convenhamos, se o cliente não levou o produto que desejava no momento em que estava disposto a comprar de você, a probabilidade que ele retorne ou faça uma boa recomendação de sua loja reduz drasticamente.

 

Ou pior: eles podem, além disso, ainda falar mal sobre o seu negócio!

frente de caixa

Neste contexto, é possível ver claramente a relação entre o frente de caixa e a satisfação de seu consumidor. Negligenciar este ponto de contato e a experiência que seu consumidor está vivenciando no fechamento da compra é perda de clientes – e dinheiro- na certa.

A falta de agilidade na finalização do atendimento prejudica as vendas e a imagem do seu estabelecimento. A única saída é dar a devida atenção à otimização do processo e, para isso, a automação comercial é, sem dúvidas, a melhor opção.

Além da capacitação dos profissionais de atendimento e vendas de sua loja, é preciso considerar a tecnologia como aliada ao frente de caixa. Isso significa contar com equipamentos que proporcionem mais agilidade aos atendentes.

Assim, a finalização da negociação é acelerada, as filas são reduzidas, as vendas concluídas, a satisfação de seu cliente é ampliada e novas oportunidades de comercialização direta (cliente atual) e indireta (indicações e recomendações) são conquistadas.

Como otimizar o processo de atendimento na finalização da venda

Atenção a alguns pontos considerados, relativamente, simples são suficientes para mudar a percepção, a experiência e a satisfação de seus clientes no frente de caixa:

 

Disponibilize formas de pagamento diversificadas

Oferecer possibilidades diversificadas nas formas de pagamento é algo fácil de ser resolvido e que pode já impactar consideravelmente a operação na hora do fechamento da venda. Isso evitará submeter clientes a filas ou reduzir o tempo de espera no caixa.

 

Qualifique sua equipe para atender melhor e mais rápido

frente de caixa

O fator humano ainda é uma das grandes causas das filas em lojas e estabelecimentos comerciais em geral.

Além do investimento em treinamentos e cursos de atualização, é importante que a equipe esteja preparada tecnicamente e com os recursos adequados para seguir a operação no frente de caixa sem impactar na qualidade do atendimento e, consequentemente, na satisfação de seus clientes.

Neste sentido, é válido analisar o processo de fechamento das vendas, identificando gargalos e ferramentas que podem contribuir para a agilidade e eficiência. A tecnologia, aqui, tende a contribuir bastante.

No chamado new retail, ou novo varejo, a tendência é eliminar cada vez menos os pontos de contato entre clientes e varejistas, automatizando processos de pagamento por meio de totens ou novos formatos que não exigem a mediação de um atendente.

No Brasil a prática ainda é tímida, sendo as soluções de frente de caixa – PDV as mais utilizadas para auxiliar na otimização do atendimento final.

Invista em tecnologia para ganhar agilidade no atendimento

Como falamos, a tecnologia é hoje indispensável para as empresas que buscam eficiência e qualidade para proporcionar uma boa experiência aos clientes.

Contar com um software ERP especializado para empresas varejistas pode contar pontos. Com o apoio de módulos de Vendas e Frente de Caixa (PDV), você tem mais controle sobre a operação do negócio de uma forma geral, além de minimizar erros e agilizar a execução do fechamento da venda – o que impacta na redução de filas e na satisfação do cliente.

O Cake ERP tem a solução de frente de caixa ideal para o seu negócio. Simples e intuitivo, ele propicia agilidade no atendimento para que seus clientes tenham uma experiência impecável. Por isso, contempla também uma operação offline, o que permite a realização de vendas e a emissão de cupons e notas fiscais mesmo sem conexão com a internet.

A solução possui sincronização automática, permite consultas de vendas, produtos e clientes, vendas com desconto ou acréscimos, possui integração com solução TEF para transações financeiras e tudo o que você e seus vendedores precisam para fazer muitas vendas atendendo melhor e aumentando a satisfação de seus clientes.

Aproveite para conferir o nosso guia de funcionalidades e descubra porque o Cake ERP é o sistema de gestão mais adequado para o seu estabelecimento!

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]