Escolher o sistema certo para administrar seu negócio é um passo crucial para o sucesso de empreendimento.

De fato, faz toda a diferença contar com uma ferramenta que atenda a demandas específicas da sua atividade comercial, pois, somente assim, você terá um suporte completo aos seus processos operacionais e também à tomada de decisões.

Em outras palavras, se você vai utilizar um sistema para sua loja de calçados, você precisa, antes, avaliar se ele é capaz de oferecer todos os recursos que você precisa para gerir sua atividade e facilitar todos os processos que necessitam de um suporte de um software.

Isso significa que, uma solução pode ser ótima para um restaurante ou um pet shop, por exemplo, mas ser insuficiente para gerir de maneira eficaz lojas de outros segmentos.

Para que você não tome decisões erradas e precise perder tempo e dinheiro testando diferentes sistemas, preparamos algumas dicas de como escolher o sistema certo para uma loja de calçados, da gestão à frente de caixa. Confira!

1.Escolha um sistema completo

Uma loja de calçados pode ser dividida em diferentes células, que concentram diferentes processos. Por exemplo, você precisa gerir seu estoque, realizar compras, efetuar pagamentos, calcular comissão dos vendedores, controlar suas finanças, emitir cupons fiscais, receber pagamentos e muito mais.

O ideal é que você conte com uma solução que suporte todos esses processos. Caso contrário, você precisará trabalhar com diferentes fornecedores e interfaces, além de sistemas que podem não “conversar” entre si, gerando uma série de dificuldades.

Nesse sentido, um sistema ERP faz toda a diferença. Isso porque ele é composto por módulos que possuem total integração.

Com esse tipo de ferramenta, quando você compra novos produtos para serem revendidos, por exemplo, no momento da entrada da nota fiscal, automaticamente já é registrado uma obrigação com seus fornecedores e também a entrada de itens no seu estoque.

Ou seja, a utilização de um sistema que integre todas as suas operações é um grande diferencial para sua loja de calçados. Além de permitir otimizar seus processos, agregando velocidade e precisão, ele contribui para uma gestão mais eficaz.

Com um sistema ERP certo, você consegue ter uma visão completa e atualizada da sua loja de calçados a qualquer momento. Isso significa que você sempre terá informações valiosas e seguras para tomar as melhores decisões para o seu negócio.

2.Priorize soluções que ofereçam PDV integrado

Sua frente de caixa (PDV) deve ser mais do que apenas uma caixa registradora. Ele deve funcionar de maneira semelhante ao resto do seu ERP, fornecendo informações relevantes para a equipe da loja, incluindo (mas não se limitando a) histórico de compras, informações úteis sobre o cliente, detalhes do produto e disponibilidade de estoque.

Para que sua equipe tenha acesso a tudo isso, seu PDV precisa ser capaz de “falar” com seu ERP, de preferência em tempo real, a qualquer hora do dia.

Imagine, por exemplo, se você tiver que ter um sistema exclusivo para sua frente de caixa, sem integração com seu ERP. Ao final de cada dia, ou em períodos determinados, você precisará transportar as informações das vendas para sua contabilidade e também para seu controle de estoque.

Isso, além de demandar trabalho e tempo, pode gerar uma série de erros, seja de digitação ou importação incompleta de informações. Ou seja, além de dificultar a operação, pode fazer com que você tome decisões equivocadas, baseadas em dados incompletos, desatualizados ou errados.

No entanto, não basta que o sistema ERP tenha uma solução de frente de caixa. É fundamental que alguns requisitos sejam atendidos, tais como:

  • Emissão de cupons fiscais de acordo com a legislação vigente;
  • Layout intuitivo, que permita atendimento ágil e eficiente;
  • Consultas inteligentes, que permitam, por exemplo, ver produtos mais e menos vendidos, vendas por cliente, perfil do cliente, etc;
  • Sincronização automática com o sistema ERP; dentre outros.

Todos esses recursos, além de permitir que sua operação seja mais eficiente, contribuem para uma melhor gestão, baseada em informações relevantes que podem ajudar a traçar metas, bem como estratégias para aumentar as vendas.

3.Utilize sistemas que ofereçam suporte ao e-commerce

Se você ainda não tem um e-commerce de sua loja de calçados, está na hora de começar a considerar essa ideia.

Hoje, empresas de todos os tamanhos estão encontrando nas lojas online uma forma de vender mais e atender às demandas dos consumidores que, cada vez mais, utilizam os meios digitais em suas atividades do dia a dia, incluindo as compras.

A pandemia da covid-19 foi um fator que potencializou ainda mais essa tendência de mercado. De fato, as políticas sanitárias e a necessidade de isolamento social fez com que muitas pessoas mudassem seus hábitos e incorporassem as compras online em suas rotinas.

Diversos estudos apontam que a principal forma de consumo para os próximos anos será o e-commerce. Vale ressaltar, por exemplo, um levantamento realizado pela Rakuten Advertising, o qual revelou que, no Brasil, 86% dos entrevistados priorizaram as compras feitas por meio de dispositivos eletrônicos como  notebooks e smartphones.

Além disso, é importante acompanhar outros indicativos do mercado, que mostram o crescimento do e-commerce ano após ano. Em 2020, impulsionadas pela pandemia, as vendas online no varejo cresceram 75% em relação ao ano anterior, de acordo com o relatório da Mastercard SpendingPulse.

Portanto, se você deseja que sua loja de calçados prospere e cresça, é fundamental prepará-la para a era digital. Logo, é fundamental contar um sistema que esteja preparado para essa realidade.

Isso significa que o sistema para sua loja de calçados deve oferecer, por exemplo, integração com plataformas de e-commerce

Assim, todas as transações ocorridas na sua loja online são automaticamente registradas em seu sistema de gestão e permite que você tenha um controle eficaz de toda sua operação.

>> Aproveite a oportunidade e veja como vender pelo Instagram e Facebook sem precisar gastar mais com e-commerce!

4.Prefira um sistema que ofereça suporte a uma abordagem omnichannel

O varejo se transformou ao longo dos anos e está mudando continuamente à medida que novas tecnologias, sistemas e canais são lançados. 

Um conceito importante de varejo hoje é omnichannel, que é mais do que apenas uma palavra da moda – agora é considerado um modo de vida para os varejistas.

De forma resumida, omnichannel é a ideia de oferecer aos clientes experiências perfeitas, independentemente do canal utilizado por eles.

Isso significa permitir, por exemplo, que, em sua loja de calçados, escolha os itens que deseja e realize o pagamento online, sem a necessidade de pegar filas. Ou ainda, realizar a compra online e apenas retirar na loja.

Ou seja, uma abordagem omnichannel permite que seu cliente alterne entre os canais físicos e digitais, de forma fluída e sem a necessidade de recomeçar os processos “do zero”.

Portanto, é importante que seu sistema ERP ofereça suporte a todos a esses processos, garantindo que você possa gerir com eficiência as possibilidades de uso dos seus canais físicos e digitais.

Um bom sistema ERP para lojas de calçados deve oferecer, por exemplo, uma gestão unificada de estoque, para garantir uma experiência de compra perfeita aos seus clientes.

Considere o seguinte exemplo: em seu estoque resta apenas um par de um modelo de sapato femino de numeração 37, que também está sendo vendido em sua loja online. Certo dia, uma cliente efetua a compra desse sapato em sua loja física. 

Sem uma gestão de estoque unificada, provavelmente esse item continuará disponível em seu site, até que alguém efetue a baixa manualmente. Agora imagine que, minutos depois de efetuar a venda, o item continue disponível em seu site e outra cliente efetue a compra online com a opção de retirar o produto em sua loja uma hora depois. 

Quando ela chegar ao seu estabelecimento, você não terá mais o item disponível e terá que explicar toda a situação para a cliente, que já se deslocou até sua loja. 

Certamente, ela não terá uma experiência de compra positiva, o que pode levá-la a fazer comentários negativos sobre sua loja e dificilmente voltará a comprar de você.

Por isso, é fundamental contar com um sistema que integre canais online e físicos em uma abordagem centrada, que capacite sua loja de calçados a empregar estratégias omnichannel de sucesso.

5.Verifique se o sistema oferece relatórios gerenciais 

Os relatórios gerenciais oferecem informações valiosas que podem ajudar você a melhorar a gestão de sua loja de calçados. 

Portanto, é fundamental que seu sistema seja capaz de munir você com relatórios e gráficos como:

Análise de despesas

Permite que você avalie como o dinheiro de sua loja está sendo gasto ao longo do tempo, por tipo de despesa e, consequentemente, permite que você possa atacar determinados pontos onde é possível economizar.

Também ajuda você a identificar desvios em determinados períodos e pontos de atenção.

Considere, por exemplo, que sua loja de calçados tem um gasto mensal com produtos de limpeza em torno de R$ 200,00. Se, em determinado mês, você perceber que houve um aumento não justificado, é possível investigar para identificar as causas e, assim, implementar controles para que isso não volte a acontecer.

Vendas por vendedor

Se sua loja de calçados possui diversos vendedores, você pode facilmente analisar as vendas de cada um deles e identificar quais estão se destacando e quais estão deixando a desejar.

Assim, você pode entender os motivos com cada um deles e implementar medidas, como treinamentos, para que todos possam apresentar grande desempenho.

Vendas por cliente

Saber quais clientes mais gastam em sua loja de calçados é uma informação muito importante para sua loja de calçados. 

De fato, é nesses clientes que você deve concentrar seus maiores esforços de fidelização, para garantir que eles continuem com você por um longo período.

Picos de venda

Saber quais épocas sua loja vende mais ajuda você a tomar diversas decisões estratégicas. Por exemplo, você deve preparar seu estoque para que não venham a faltar produtos e até mesmo avaliar a necessidade de contratar vendedores temporários.

Produtos mais e menos vendidos

Saber quais são os produtos mais vendidos é essencial para sua estratégia de vendas e determina, inclusive, como sua loja deve ser organizada.

Esses produtos, certamente, merecem um lugar de destaque, mas também devem ser disponibilizados em um lugar que faça com que seu cliente se locomova pela sua loja, a fim de avistar outras coleções e acessórios.

Já os produtos menos vendidos, podem ser utilizados em ações promocionais, para que não fiquem “encalhados” em estoque, apenas ocupando espaço.

Gráfico de Receita/Despesa

Para garantir a saúde financeira da sua empresa, é fundamental que você acompanhe indicadores, como a evolução da relação entre receita e despesa.

Se você perceber, por exemplo, que sua despesa está aumentando e sua receita está se mantendo no mesmo patamar ou diminuindo, talvez seja necessário tomar medidas para reduzir os gastos, para que sua loja não entre no vermelho.

Conheça o Cake ERP – um sistema sob medida para sua loja de calçados

Agora que você já sabe algumas dicas para escolher o melhor sistema para loja de calçados, aproveite para conhecer uma solução que atende a todos os requisitos apresentados anteriormente.

Trata-se do Cake ERP, um sistema moderno e inovador que atende oferece suporte a todos os processos de uma loja de calçados – da gestão à frente de caixa. 

Além de ser um sistema completo, com módulos de gestão financeira, de vendas, de compras, de estoque, o Cake ERP ainda possui solução para frente de caixa, integração com e-commerce e uma série de relatórios que vão dar a você informações valiosas sobre a sua operação.

Essa solução possui diferentes planos, com recursos que se adequam à sua necessidade e preços justos.

Além disso, o Cake ERP é uma solução baseada em nuvem, o que significa que todos os seus módulos e recursos são acessados pela Internet. Assim, além de ter ganhos em mobilidade, você não precisa adquirir equipamentos, como servidores, para implementar essa solução na sua loja de calçados.

Ainda não está convencido de que o Cake ERP é o sistema ideal para sua loja de calçados? Então, clique aqui e teste grátis por 10 dias! 

[gs-fb-comments]