Você se preocupa em coletar dados mantendo o cadastro de clientes de sua loja sempre atualizado? Pode parecer um detalhe, mas informação é, atualmente, considerado um dos bens econômicos de maior valor – e empresas varejistas de todos os portes podem se beneficiar muito disso.

O nome para um contato humanizado; o endereço de e-mail e número do celular para envio de ofertas e promoções; dados do histórico de compras e interesses para recomendações personalizadas… No post de hoje você aprenderá como tirar proveito do cadastro de seus clientes a favor de sua loja!

Utilize o cadastro de clientes para tomar decisões estratégicas para o seu negócio

cadastro cliente

O cadastro de clientes em volume proporcionará ao seu negócio uma base de dados rica em informações e de grande valor estratégico para a tomada de decisões em sua loja.

Por meio dele você conseguirá identificar os perfis de clientes que possui, suas preferências e hábitos de compras, gerado por meio do conhecimento gerado pela análise destes dados.

Com isso, será possível identificar produtos de preferência. Em estabelecimentos comerciais de revenda de roupas e calçados, por exemplo, você conseguirá identificar até mesmo tamanhos que têm maior demanda de compra.

Assim, será possível ter uma gestão de estoque e decisão de compras para reposição ou novas aquisições mais certeiras, minimizando a aquisição de produtos com pouco giro e dando mais vazão ao capital para investimentos acertados que propiciem o crescimento do seu negócio.

Aproveite os dados de cadastro de clientes para vender mais

Além de auxiliar na gestão de estoque e compras mais inteligentes, ter conhecimento sobre os hábitos de consumo de seus consumidores te ajudará a vender mais!

Com a análise individual do cadastro de clientes, levando em consideração o histórico de compra de um consumidor, bem como seus interesses, é possível ofertar produtos direcionados, conforme suas preferências, aumentando a probabilidade de vendas e até mesmo do aumento de ticket médio.

Esta estratégia é recomendada tanto para lojas físicas quanto virtuais, além de apoiar estratégias de marketing altamente segmentadas.

No varejo físico, com o apoio de um software CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e um dado estratégico de seu cliente, é possível entender em alguns minutos os hábitos de consumo e interesses do consumidor para que seus vendedores o conduzam aos produtos certos, com maior possibilidade de venda.

Isso também valerá para lojas que já atuam no modelo New Retail, utilizando da tecnologia de forma integrada para facilitar a busca dos clientes a produtos, bem como recomendações relacionadas aos seus interesses.

Nos e-commerces os dados de cadastros são ainda mais cruciais, já que não há um ponto de contato e a compra ocorre em formato “self-service”. Com o auxílio de ferramentas, é possível utilizar o login do cliente vinculado ao cadastro, recomendando itens de interesse, estimulando a compra de produtos que foram considerados, porém não adquiridos.

chat bot

Com o apoio de chatbot, por exemplo, é possível proporcionar de forma automatizada estas recomendações, que utilizam da inteligência artificial e da condução da interação para estimular vendas apontando os produtos certos para cada perfil.

Já nas estratégias de marketing, que funcionam independentemente se a sua loja é física ou virtual, o cadastro de clientes propicia uma abordagem direcionada. Além de permitir comunicações diretas personalizadas, incluindo o nome e, assim, gerando mais proximidade do consumidor à marca, você pode desenvolver estratégias em canais de comunicação como:

  • E-mail;
  • Notificações Push;
  • SMS;
  • Campanhas de remarketing; dentre outros.

Ainda é possível usar o poder das segmentações para entregar comunicações ainda mais direcionadas, como por exemplo:

  • Por tamanho ou número;
  • Por compras relacionadas (quem comprou isso também levou aquilo);
  • Por estilo;
  • Por sazonalidade;
  • Por data comemorativa; e outras diversas conforme o tipo de loja que você possui!

Use os dados para estreitar o relacionamento com seus consumidores

Uma outra utilidade do cadastro de clientes é para estreitar o relacionamento junto a eles. Como citamos anteriormente, você pode passar a utilizar o nome dele na comunicação, demonstrando conhecimento e maior proximidade em uma estratégia de humanização.

Em situações de suporte e atendimento, também como o apoio de um software CRM, seus atendentes poderão consultar o histórico dele junto à sua loja para análises e comunicações mais consistentes, considerando contatos anteriores, interações e histórico de compras.

Adotar o cadastro de clientes em sua estratégia de atendimento favorecerá a melhoria da experiência de seu cliente, uma vez que, independentemente do atendente que receber seu contato, ele poderá retomar as tratativas de onde parou, sem precisar que consumidor tenha que explicar todo o caso novamente – e isso é muito válido para empresas que consideram abordagem multicanal e têm vários operadores para tratar inconsistências.

Considere o uso das informações para promoções em sua loja

promoção

As promoções são sempre contempladas em estratégias de marketing por serem atraentes e estimulantes. Elas geram senso de urgência de compra para não perder a oportunidade em questão e, por isso, associá-las ao cadastro de clientes de seu estabelecimento comercial favorecerá ainda mais a estratégia.

Você pode realizar ações promocionais e campanhas considerando diversos estágios e necessidades, como por exemplo:

  • Descontos para primeira compra;
  • Descontos para conversão de carrinhos abandonados;
  • Descontos para clientes que não compram a determinado tempo;
  • Descontos para clientes que compram com certa frequência;
  • Descontos para itens relacionados a outros produtos adquiridos anteriormente;
  • Descontos para compras complementares;
  • Descontos para dar vazão aos produtos sem giro conforme dados do cadastro – liquidação por tamanho, por exemplo.
  • Descontos para aniversariantes;
  • Descontos em datas comemorativas; dentre outras diversas possibilidades.

Os dados solicitados no cadastro de clientes de sua loja tendem a variar conforme o seu segmento. Contudo, é preciso ter cautela, complementando a “ficha” deles com calma, á medida com que forem se relacionando com sua marca.

O ideal é utilizar de ferramentas tecnológicas e ações para ir alimentando este cadastro e utilizá-lo com sabedoria para não banalizar ou amolar o seu cliente com SPAM.

Lembre-se sempre de manter também estratégias para manter o cadastro de clientes atualizados, principalmente os dados de contato – que serão fundamentais para estimular o relacionamento e fomentar as vendas em seu negócio!

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]