Durante o ano, existem diversas oportunidades de incremento de receita para os varejistas. Aumentar as vendas em datas comemorativas é uma delas. Contudo, para ter sucesso e explorar todo o seu potencial é necessário ter muita organização e planejamento.

Hoje, reunimos algumas táticas e dicas para que você possa aproveitar todo o potencial destas oportunidades, comunicando de forma adequada e se sobressaindo frente a concorrência. Tome nota e prepare-se para colher bons resultados!

 

Elabore um calendário com as datas que priorizará investimento e planeje-se

aumentar as vendas em datas comemorativas

Antes mesmo de pensar em aumentar as vendas em datas comemorativas, é importante saber exatamente quais delas contemplar para priorizar os investimentos e planejar quais ações serão realizadas para estimular as compras por seus clientes atuais e potenciais.

A dica é elaborar um calendário, incluindo os dias mais importantes para o varejo que

estejam correlacionados ao perfil do seu público-alvo. Para isso, calendários na internet podem ajudar na primeira definição, mas vale também considerar datas importantes para a sua própria loja.

O natal, por exemplo, é a data que gera maior movimentação no setor varejista, e atende a todos os públicos: crianças, adultos e idosos.

Já o Dia das Mães, que é o segundo momento do ano que mais gera vendas, pode não ser adequado para o seu negócio como prioridade caso você tenha uma loja de artigos infantis, por exemplo. Contudo, neste cenário, pode ser interessante usar do momento para estreitar relações, já que as mães são o público que efetivamente realiza compras.

Por isso, o seu calendário deve ser elaborado contemplando como aumentar as vendas em datas comemorativas direto ou indiretamente.

 

Elabore campanhas de divulgação com apelo para cada uma das datas

A forma como você comunica seus produtos ou serviços é decisiva para aumentar as vendas em datas comemorativas. Por isso, é recomendada a criação de campanhas de comunicação que explicitem o apelo ao dia em questão.

Imagens, discurso e ofertas precisam ser pensadas para gerar a lembrança da data no consumidor e para que ele associe a possibilidade de compra em seu estabelecimento comercial.

Seu ponto de vendas, site, redes sociais e e-mail marketing precisam contemplar estas campanhas com a devida antecedência, garantindo que no momento de compra, seu cliente se lembre de você.

 

Defina ofertas e promoções que te façam ser destaque frente a concorrência

aumentar as vendas em datas comemorativas

Nada de aproveitar as ofertas e promoções que você já realiza durante o ano. Isso não criará o senso de urgência e necessidade necessários para aumentar as vendas em datas comemorativas.

Pode soar estranho querer realizar uma promoção justamente nas épocas onde todos recorrem às compras involuntariamente, mas esta pode ser uma excelente forma de você se destacar dos concorrentes.

Cupons de desconto, vale presente, brindes para estimular o aumento do ticket médio, frete grátis, parcelamentos diferenciados… Existem diversas vertentes para a abordagem. O importante é focar em um objetivo para delinear a melhor estratégia em sua loja.

 

Trabalhe com a previsibilidade de estoque

Pouco adiantará investir em ações de marketing e vendas se você não estiver preparado para absorvê-las. Por isso, com o apoio do seu calendário, avalie como está seu estoque, o que repor, as tendências da época e o que pode ser adquirido com antecedência para uma melhor margem de lucro.

Vale ressaltar que aumentar as vendas em datas comemorativas pode não estar associado a vender para mais pessoas apenas, mas também vender em maior quantidade para um mesmo cliente (aumento do ticket médio) ou até mesmo ter esta margem de lucro, que falamos a pouco, maior.

Neste sentido, o trabalho de previsibilidade de estoque, levando em consideração as vendas dos anos anteriores, pode ser um grande aliado para não deixar faltar mercadoria em sua loja neste momento oportuno.

Com o auxílio de um software ERP você poderá levantar quantidades e itens de maior saída para tentar ser mais certeiro nesta previsibilidade. Isso ajudará você a não realizar investimentos desnecessários que se tornarão itens sem giro no estoque.

 

Conheça bem quem é o seu consumidor para aumentar as vendas em datas comemorativas

aumentar as vendas em datas comemorativas

Identificar o perfil de seus consumidores segmentando as comunicações e recomendações de compra conta muitos pontos a seu favor. Neste sentido, você pode, por exemplo, selecionar compradores de determinados produtos estratégicos para a sua loja e impactá-los com indicação de produtos correlacionados ou similares.

Uma dica que pode ajudar bastante a aumentar as vendas em datas comemorativas são as recomendações de itens atrelados aos dados que você possui deles. Por exemplo, uma loja de roupas pode enviar as novidades de calças tamanho 38 para a sua base de clientes que utilizam esta numeração.

O diferencial é a personalização da oferta, usando os dados que você possui para gerar informações que irão alavancar suas vendas.

 

Conte com o apoio de tecnologias para automatizar processos de vendas

Com os avanços tecnológicos, há hoje diversas formas de automatizar processos de vendas. Uma delas é o uso de chatbots, que além de auxiliar no atendimento ao cliente 24 horas, 7 dias por semana, ainda pode fazer o trabalho de um vendedor on-line.

Há também recursos avançados de mídias Out Of Home (fora de casa), que conseguem impactar clientes que passam em frente à sua loja física, estimulam que eles entrem no estabelecimento e podem, inclusive enviar recomendações enquanto seu cliente está na loja.

Parece coisa do futuro, mas é mais presente do que nunca!

 

Não negligencie a experiência de seus clientes

aumentar as vendas em datas comemorativas

Atendimento de qualidade é importante. Bons produtos também. Contudo, todos estes itens fazem parte de algo maior: a experiência do cliente em sua loja – seja ela física ou on-line.

Para aumentar as vendas em datas comemorativas e fidelizar seus consumidores para outras oportunidades, é importante que você esteja atento aos detalhes. Como são os seus processos atuais, o que seus clientes acham deles e como você poderia melhorá-los a fim de gerar uma impressão favorável à compra, à fidelização e, é claro, às recomendações de seus produtos a novos clientes em potencial.

Aumentas as vendas em datas comemorativas não é uma tarefa difícil, já que existe uma demanda já latente no mercado. O grande desafio está em se destacar dos concorrentes. Por isso, planeje bem como será a sua estratégia e não deixe de contemplar todos os pontos que trouxemos. Boas vendas!

 

Também recomendamos para você!