Para os interessados ​​no futuro dos meios de pagamento, os últimos dois anos foram muito proveitosos. Um número significativo de inovações surgiram, muitas das quais estão sendo elaboradas há muito tempo. Sua disponibilidade no mercado produzirá, no longo prazo, efeitos duradouros e profundos para clientes e fabricantes.

A maioria dessas mudanças está intimamente relacionada à mudança tecnológica. Elas renovam completamente a experiência de pagamento, que passa a ser cada vez mais “invisível”. Hoje, basta tocar com o dedo ou olhar para uma câmera para pagar sua refeição ou pedir um táxi.

Daí a obrigação dos varejistas seguirem o exemplo e, além de adotar as novas tecnologias, propor métodos de pagamento inovadores adaptados a essas novas tendências.

Sem dúvidas, nos próximos anos teremos um grande avanço das formas de pagamento realizadas em aparelhos móveis. Para se convencer disso, basta observar o último iPhone lançado pela Apple. Ele tem um novo recurso de identificação facial, que também permite a autenticação de transações de compra via Apple Pay. As empresas não investiriam tanto em recursos com pouca usabilidade.

E não foram apenas as tecnologias que mudaram. Há também uma mudança comportamental. Os “famosos” Millennials juntamente com a geração “Z” começaram a fazer parte da população economicamente ativa, isto é, com sua própria fonte de renda. Estima-se que nos Estados Unidos esses consumidores representarão 40% dos consumidores em 2020.

Esses novos consumidores possuem hábitos completamente ligados à cultura digital e são ainda mais exigentes. Estima-se que a geração “Z” será a primeira a ter uma carteira digital, exigirá uma experiência omnichannel completa e terá um nível de demanda maior do que os “millennials”.

Confira a seguir algumas soluções que constituirão o futuro dos meios de pagamento:

Pagamento com um sorriso

futuro dos meios de pagamento

Sorria e está pago! “Smile to pay” é o nome do recurso que o Alibaba está testando atualmente na China, na cadeia de restaurantes KFC. A Ant Financial, braço de finanças do grupo chinês de comércio eletrônico, desenvolveu essa tecnologia.

O princípio é o seguinte: para validar uma compra em um quiosque de autoatendimento do restaurante, basta selecionar sua conta Alipay e posicionar o seu rosto conforme indicado. Uma câmera 3D escaneia vários pontos de verificação no rosto do cliente para autenticá-lo. Em seguida, basta digitar o seu número de telefone para finalizar a transação. E pronto! Não precisa da sua carteira nem do seu smartphone!

 

Pagamento por meio de um bot

A transformação da experiência de compras está acelerando a experiência do cliente e torna-la cada vez mais omnichannel. Os chatbots estão emergindo como novas interfaces “naturais” de comunicação e, de maneira quase invisível, estão multiplicando o processo de pagamento.

Até agora usado para aplicativos de atendimento ao cliente, os bots agora são vistos como novas oportunidades de vendas on-line. O grupo Ingenico desenvolveu uma solução de comércio de conversação com uma funcionalidade de pagamento integrado, compatível com todos os métodos de pagamento (Visa, Mastercard, Paypal, Alipay, etc) e com a maioria das plataformas de troca de mensagens (Messenger, Line, Telegrama, WeChat, Kik, Slack, etc.).

A experiência do consumidor totalmente integrada e toda a jornada do cliente podem, portanto, ser realizadas a partir de um sistema de mensagens. Esse, provavelmente, será o futuro dos meios de pagamento para e-commerce.

 

Pagamento por comando de voz

futuro dos meios de pagamento

Segundo a Opus Research, em 2020, teremos mais de meio bilhão de dispositivos com tecnologia sendo utilizados para autenticar usuários em uma vasta gama de aplicações.

Bem-vindo ao mundo da biometria da voz! Por meio de comandos simples, você conseguirá fazer compras e também efetuar o pagamento. Essa é outra tendência para o futuro dos meios de pagamento no e-commerce.

Nos Estados Unidos, essa tecnologia já se encontra em plena expansão. Plataformas de pagamento móvel como Zelle, Venmo e PayPal estão permitindo cada vez mais que seus usuários usem comandos verbais para realizar transações financeiras.

Até bancos tradicionais, como o Wells Fargo e Capital One estão aderindo à tecnologia de pagamento por voz. Eles equipando seus aplicativos móveis com interfaces de voz que permitem que os usuários executem uma ampla gama de funções bancárias por meio de comandos verbais.

 

Autenticação biométrica

Com aplicativos móveis como o Apple Pay e o Android Pay abrindo caminho para a autenticação biométrica, é evidente que essa tendência terá lugar no futuro dos meios de pagamento.

Algumas empresas digitais já estão atualizando seu software para oferecer suporte à autenticação biométrica como meio de pagamento. A biometria evolui das funções de identificação básica e do reconhecimento facial para o reconhecimento mais complexo da íris, mapeamento de veias e análise de batimento cardíaco. Todas estas tecnologias irão apresentar uma possibilidade para sistemas de pagamento biométrico no futuro.

Em comparação com os métodos de pagamento tradicionais, a autenticação biométrica é projetada para aumentar significativamente a eficiência, a segurança e a precisão. A Visa já estabeleceu, por meio de pesquisas com consumidores, que a maioria deles considera a ideia de autenticação biométrica mais atraente.

 

Pagamentos com wearables

futuro dos meios de pagamento

Os wearables referem-se a acessórios tecnológicos que você pode usar em seu corpo, como relógios inteligentes, fones de ouvido sem fio,  pulseiras, anéis, etc. Eles podem fazer muitas coisas, desde monitorar sua frequência cardíaca até receber notificações do seu telefone, e um número cada vez maior permite pagamentos.

Esses dispositivos inteligentes usados para pagamento contêm um chip NFC (Near Field Communication), que é como uma versão simplificada do Bluetooth. Este chip se comunica com o chip no leitor de cartões nos pontos de venda, permitindo que eles verifiquem uns aos outros e façam a transação.

Essas são algumas das formas de pagamento que estão por vir. O futuro dos meios de pagamento ainda tem margem para muitos outros recursos tecnológicos. O crescente desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT) e da Inteligência Artificial ainda trará muitas novidades nesse segmento, que permaneceu estático durante muito tempo.

Por isso, as empresas devem procurar, desde já, adotar soluções que possam se adequar à nova realidade dos meios de pagamento. Os softwares de gestão baseados em serviços (Software as a Service – SaaS) são uma excelente alternativa, visto que eles conseguem incorporar diversas novidades tecnológicas, conforme elas vão surgindo e amadurecendo.

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]