O início de uma nova estação é sempre uma boa oportunidade para renovar os ares de sua loja e, assim, atrair mais clientes e aumentar as vendas.

No entanto, quando se fala da primavera, essa mudança é ainda mais especial.

Isso porque, ao contrário das outras estações, a primavera é cheia de energia e emoção que vem do desabrochar e brotar da natureza. 

Logo, você deve usar essa energia para alimentar seu processo criativo enquanto projeta um novo leiaute e tema de design para sua loja.

A preparação para a primavera é um ótimo momento para “arejar” sua loja e fazer as coisas boas e frescas para a próxima temporada. É uma ótima oportunidade para você se livrar de produtos de baixo desempenho, limpar todos os cantos e recantos e melhorar o apelo visual, dentre outras iniciativas.

E, então, já sabe como preparar sua loja para a primavera? Se a resposta for negativa, não precisa se preocupar. Confira nossas dicas!

  1. Comece liberando espaço

Uma nova estação é o momento perfeito para renovar seu catálogo de produtos, trocar as coleções e conectar sua loja com as novas tendências.

Portanto, você precisa de espaço físico para acomodar todas essas novidades. Para lojas do segmento de vestuário e calçados, por exemplo, esse é o momento perfeito para realizar as liquidações de inverno.

Assim, você consegue aumentar a circulação na sua loja, conectar-se com clientes novos e antigos e, ao mesmo tempo, abrir espaço em seu estoque.

Mesmo os setores não vendem produtos sazonais, como os mencionados anteriormente, podem aproveitar esse momento para realizar liquidações. Nesse caso, você deve priorizar os descontos em produtos com baixo giro de estoque. Em outras palavras, aqueles que estão “encalhados”.

Você deve aproveitar a presença do cliente na loja para encantá-lo com um atendimento de excelência. Também é um bom momento para informar que, em breve, sua loja estará com muitas novidades.

  1. Capriche na decoração com tema de primavera

Independentemente do segmento do seu negócio, há sempre uma forma de dar um toque primaveril ao seu ambiente.

Você pode, por exemplo, dar maior ênfase às cores ou adicionar itens decorativos que façam referência à estação.

Se sua loja possui vitrine, esse é o local perfeito para dar o toque da estação. Isso porque ela é o primeiro canal de contato físico com o cliente e, graças a seu impacto visual, ela é responsável por até 75% das decisões de compra, segundo o Sebrae.

Por isso, nada melhor do que deixá-la no clima da primavera. Você pode, por exemplo, utilizar um esquema de cores vivas, como vermelho, violeta, laranja, amarelo, apenas para citar algumas.

Supondo que sua vitrine tenha manequins, considere alterar o tipo ou sua posição com determinada frequência. Isso porque, caso os clientes se deparem com uma mesma configuração repetidas vezes, certamente eles vão passar a ignorá-la, reduzindo o seu potencial de atração.

Você ainda pode utilizar itens decorativos que remetam à estação, como flores. 

  1. Considere mudar o design de sua loja

Se o seu orçamento permitir, considere a aquisição de novos acessórios para mudar o leiaute de sua loja. 

Use sua imaginação para criar um ambiente convidativo, mas o mais importante é garantir que os acessórios sejam estáveis ​​e possam ser usados ​​para uma variedade de mercadorias.

Você também pode, por exemplo, criar pontos focais, temáticos de primavera, onde você pode adicionais novos produtos ou aqueles que estão em oferta. A ideia é orientar a jornada de seus clientes enquanto eles navegam pela sua loja.

  1. Valorize o marketing sensorial

O marketing sensorial é quando uma empresa usa muitos sentidos diferentes para criar uma impressão positiva para uma marca.

Essa estratégia envolve encontrar maneiras criativas de atender às necessidades e desejos dos clientes e causar uma impressão duradoura por meio de ferramentas de marketing exclusivas que podem desencadear estímulos sensoriais. 

Os seres humanos tomam decisões usando muito mais do que apenas seu sentido visual. A percepção sensorial se estende ao paladar, ao tato, ao olfato e ao som, que desempenham um grande papel nos sentimentos.

Na verdade, sua personalidade e identidade de marca podem ser moldadas tanto pelo aspecto sensorial do que você faz quanto pelo preço, serviço ou qualquer outro aspecto.

Portanto, não se prenda somente ao visual de primavera, invista também sons ambientes, aromas, fragrâncias, etc. 

Embora o visual e o áudio sejam as ferramentas sensoriais mais comuns usadas no marketing moderno, é uma boa ideia pensar em toda a experiência sensorial do cliente.

Faça algumas pesquisas básicas com sua equipe para ver como você pode relacionar os vários sentidos de seus clientes com a primavera.

  1. Faça da chegada da primavera um evento especial

Você já deve ter ouvido que a propaganda é a alma de qualquer negócio. Portanto, além de preparar a sua loja para a primavera, você também deve divulgar que essa mudança de estação será especial.

Essa abordagem é mais comum no segmento de vestuário, com a chegada das novas coleções, mas pode ser implementado por qualquer loja.

Faça seu público-alvo saber que a chegada da nova estação também trará mudanças em seu estabelecimento.

Nos primeiros dias da primavera, você pode dar um ar festivo à sua loja, tornando o início da estação uma data especial.

Isso ajuda a aguçar a curiosidade dos consumidores que, instintivamente, relacionam comemoração com boas oportunidades de compra.

Você pode usar, por exemplo, cartazes, letreiros ou painel de led anunciando a comemoração do início da primavera. Você também pode utilizar o sistema de som de sua loja para realizar o chamamento para que os consumidores venham conhecer as novidades.

Também é uma boa ideia utilizar as redes sociais para criar um clima especial em torno da nova estação e para divulgar a chegada de novos produtos e as promoções.

  1. Crie metas e acompanhe os resultados 

Todas as iniciativas para preparar a sua loja para a primavera tem como principal objetivo impulsionar as vendas.

Por isso, é importante que você tenha metas a serem alcançadas, a fim de delimitar os seus investimentos.

Isto é, o retorno esperado deve compensar o investimento que você está fazendo para preparar a sua loja para a nova estação.

Portanto, você deve estabelecer metas realistas e trabalhar em conjunto com sua equipe de vendas para alcançá-las.

Para manter seus vendedores motivados, você pode fazer melhorias na política de comissões.

Além disso, você pode realizar treinamentos visando a melhorar o atendimento e, assim, encantar seus clientes.

Finalmente, é fundamental que você acompanhe as suas vendas, de forma tempestiva, a fim de garantir que suas metas serão alcançadas.

Se, nas primeiras semanas os resultados ficarem abaixo do esperado, você pode revisitar sua estratégia, verificando o que não está funcionando como planejado e como é possível reverter a situação.

  1. Prepare seu estoque para vender mais

A chegada da primavera é um momento de renovar o seu estoque, cujo volume deve estar alinhado com sua expectativa de vendas.

Isso significa que suas compras devem ser baseadas em suas metas para a estação.

Gerir o estoque de maneira eficaz é uma etapa fundamental para garantir o sucesso de sua estratégia de vendas, por isso, demanda muita atenção.

Em suma, você deve trabalhar para garantir a disponibilidade de produtos e evitar o excesso de estoque.

Isso porque, a indisponibilidade de algum item do seu estoque pode gerar frustração aos clientes que forem até seu estabelecimento e não encontrarem o que procura. Além de perder uma venda, você também terá que lidar com um sentimento negativo do cliente em relação à sua marca, o que pode fazer com que ele não volte mais ao seu estabelecimento.

Por outro lado, o excesso de estoque é prejudicial para o seu fluxo de caixa. Em suma, os produtos “encalhados” representam dinheiro parado, que poderia estar sendo utilizado na sua atividade.

Para calcular o volume ideal de cada produto, é recomendável que você se baseie no seu histórico de vendas. 

Com o auxílio de um sistema de gestão, você pode, por exemplo, analisar o giro de um produto e, assim, determinar com mais precisão qual o volume ideal, considerando suas projeções de aumento de vendas.

Também é importante que você acompanhe as vendas em tempo real, para avaliar a necessidade de reposição de cada produto e, assim, garantir que eles estejam sempre disponíveis.

  1. Ofereça um atendimento ágil

Com toda a preparação para a primavera, obviamente você espera um aumento do fluxo de clientes na sua loja.

Pessoas circulando em seu estabelecimento é um aspecto interessante e convidativo para os demais consumidores. Porém, você deve se preocupar com as filas.

Da mesma forma que lojas vazias são pouco convidativas, grandes filas e demora no atendimento podem ser frustrantes e afastar a clientela.

Portanto, é fundamental que sua loja consiga ter um atendimento ágil e eficaz, para que todos os seus esforços possam ser convertidos em vendas.

Para isso, você deve, por exemplo, contar com um time de atendentes condizentes com o seu volume de vendas e bem treinados para realizar os processos de forma ágil.

Nesse sentido, também é fundamental contar com uma solução de frente de caixa (PDV) eficaz, ágil e intuitiva, que permita aos atendentes realizarem todas as etapas da finalização de vendas de forma rápida.

É importante também que sua loja esteja preparada para aceitar diferentes métodos de pagamento, para agilizar o atendimento e oferecer ao cliente a opção que melhor lhe agrada, garantindo uma melhor experiência de compra.

  1. Tenha uma gestão eficaz

Preparar a sua loja para a primavera envolve muito mais do que decoração. Você também precisa avaliar a viabilidade de investimentos, considerando o retorno esperado para o seu negócio.

Também é preciso planejar suas compras, controlar seu estoque, calcular comissões, acompanhar as vendas, conciliar os diferentes meios de pagamento. Enfim, uma série de atividades gerenciais fundamentais para o sucesso de seu negócio.

Nesse sentido, contar com um sistema de ERP faz toda a diferença. Com uma boa solução, você passa a contar com todas as informações que precisa para embasar as suas decisões estratégicas, de forma simples e rápida.

Com alguns cliques, você pode, por exemplo, verificar quais produtos possuem pouca rotatividade e podem entrar na liquidação de inverno. Ou ainda, avaliar o giro de cada mercadoria, para planejar suas compras de forma mais assertiva.

Um bom sistema de gestão também pode automatizar o cálculo de comissões, economizando seu tempo para que você se dedique a atividades de maior valor agregado.

Um sistema ERP ainda ajuda a controlar o estoque de maneira mais assertiva, visto que permite o acompanhamento de suas vendas em tempo real. Você ainda pode acompanhar o histórico de vendas de um produto, o desempenho de cada vendedor, etc.

Sem dúvidas, com um bom sistema de gestão, você economiza tempo e esforços, além de melhorar o seu fluxo de trabalho, otimizar a produtividade e obter dados quantitativos e qualitativos confiáveis para embasar suas decisões estratégicas.

Conclusão

Preparar sua loja para a primavera é uma excelente estratégia para atrair mais clientes e potencializar as suas vendas.

No entanto, para obter sucesso, é necessário ir além do apelo visual. Além de criar uma atmosfera primaveril, trabalhando todos os sentidos, também é preciso tomar uma série de decisões estratégias, que envolvem ações como definição de metas, cálculo do retorno do investimento, gestão de estoque, dentre outras.

Por isso, a utilização de um sistema ERP é altamente recomendável, pois ele permite conectar todas as operações de sua loja, otimizando o fluxo de trabalho, melhorando a produtividade e oferecendo informações relevantes para as tomadas de decisões.

Nesse sentido, vale destaca o Cake ERP, uma ferramenta de gestão completa, que se adéqua às suas necessidades.

O Cake ERP oferece diversas funcionalidades, como gestão de vendas, de compras, de estoque, financeira, dentre outras.

Além disso, essa solução também conta com uma ferramenta de frente de caixa (PDV) rápida e intuitiva, para que você consiga agilizar o atendimento em sua loja.

Vale ressaltar que o Cake ERP é uma solução baseada em nuvem, o que significa que você não precisa se preocupar em fornecer uma infraestrutura de TI local para sua implementação. Tudo pode ser acessado pela internet, a partir de qualquer lugar.

Quer conhecer mais sobre o Cake ERP? Então, faça um teste grátis por 10 dias!

[gs-fb-comments]