Você já ouviu falar sobre marketing sensorial? A estratégia utiliza dos cinco sentidos para criar percepções sobre o ambiente de sua loja física e, em alguns casos, até mesmo no varejo digital.

Ao aplicá-la, você não apenas ganha um forte diferencial de marca, como também fornece aos seus clientes experiências, literalmente, memoráveis.

Entenda melhor sobre o que se trata essa tática e confira como aplicá-la em seu negócio para uma comunicação eficiente com seus consumidores e, claro, potencializar as suas vendas!

O que é o Marketing Sensorial

marketing sensorial

Você já deve ter entendido que o Marketing Sensorial utiliza da experiência para se destacar e gerar diversos benefícios para a sua loja, certo?

Na prática, a estratégia, que também é conhecida como Brandsense, utiliza de ações que exploram e despertam o tato, o olfato, o paladar, a visão e a audição, atingindo o subconsciente para estimular o avanço na jornada de compra pelo cliente, auxiliando na lembrança e no reconhecimento da marca.

A importância do marketing sensorial para o varejo

A experiência de interação que um cliente possui junto a uma marca é decisória para as associações e, consequentemente, para o reconhecimento e lembrança que faremos dela no futuro.

Nesse sentido, o marketing sensorial apoia a estratégia de marketing para o ganho de competitividade frente aos concorrentes, transformando experiências de compra em contatos memoráveis, que influenciará na lembrança de sua empresa ou produtos no momento de compra.

Alguns pontos demonstram claramente a importância da estratégia para o varejo:

O que o seu cliente vivencia vale mais do que o que a sua empresa fala para ele

marketing sensorial

Não adianta dizer que a sua empresa é sustentável, incluir isso no discurso da marca, no seu site e participar de programas de sustentabilidade se, ao finalizar uma compra, você entrega o seu produto em sacolas plásticas não recicláveis.

A experiência que você proporciona a ele contará muito mais do que o que você diz a ele!

Sentidos aguçam sensibilidade e estabelecem conexões emocionais

Os nossos sentidos determinam as nossas experiências no dia a dia. Quando estamos gripados, não conseguimos sentir bem o cheiro da comida e, em alguns casos, menos ainda o gosto. O resultado em ter dois dos cinco sentidos afetados é: não importa se você comerá uma maçã ou o seu prato favorito!

Em contrapartida, quando você come o seu prato favorito e consegue saboreá-lo, uma série de lembranças são vivenciadas quase que como um filme, não é mesmo? É exatamente essa a relação dos sentidos na nossa vida e, exatamente por isso, eles podem ser tão bem explorados em uma estratégia de marketing.

Certamente, os sentidos que serão utilizados para proporcionar uma experiência de marketing sensorial em sua loja tendem a variar conforme o tipo de produto que você comercializa e as oportunidades de interação que você tem com o seu consumidor.

Contudo, independentemente de qual seja ele, é certo que, se positivo, será também inesquecível!

É muito mais fácil convencer alguém pela experiência, use o marketing sensorial

Aqui, cabe também um exemplo para entendimento sobre como o marketing sensorial contribui para convencer seus clientes a comprar ou acreditar em algo pela experiência.

Suponhamos que você precise de um produto de limpeza. Você logo pensa, em tudo arrumado e, claro, naqueles cheiros específicos que te remetam a isso, certo?

Agora, imagine que ao comprar um produto de limpeza, durante sua utilização você identifique um odor forte, que não favoreça o ambiente da forma como era imaginado. Você voltaria a comprar esse produto?

É exatamente isso que o marketing sensorial proporciona! Ao permitir um contato com o seu produto ou características que remetam a ele, seu posicionamento, valores, causas, dentre outros itens passíveis de associação, você permite ao consumidor vivenciar sua marca, gerando credibilidade que impulsionam vendas.

Como os cinco sentidos podem ser explorados em sua loja com o marketing sensorial

Com alguns exemplos, já deve ser possível imaginar a amplitude de possibilidades para trabalhar o marketing sensorial em sua loja. Para dar uma mãozinha, relacionamos melhor como cada um dos sentidos pode ser explorado, te ajudando a definir ações que favoreçam o seu negócio:

Visão

Este, talvez, é um dos sentidos mais importante para o varejo. Afinal, visualizar o que se pretende comprar é premissa para fechar o negócio – ou vai dizer que você costuma comprar algo que nunca viu antes?

Mas não apenas a visualização do produto em si é impactada aqui. Nas compras on-line, por exemplo, muitas vezes esse sentido é aguçado por imagens. Por isso é dito com tanta frequência sobre a importância de investir nelas para e-commerce.

Além disso, nesse sentido também são incluídos cores, formas e aspectos visuais que ajudem no reconhecimento e associação das marcas. Layout, embalagens e tudo que tenha o apelo desse sentido.

Olfato

O cheirinho de uma página de livro, de um carro novo, de uma roupa nova, de uma fragrância específica de uma loja… Quem nunca suspirou com isso, não é mesmo? E isso é aplicável no varejo independentemente do setor. Na área alimentícia, então, ele pode aguçar ainda mais o desejo.

Alguns cheiros se tornam tão característicos que são lembrando por onde você for. Quem já teve contato e não reconhece o cheiro de uma Melissa (loja de sandálias femininas)?  Impossível – se não conhece, vale conhecer para entender o que falamos!

Audição

Quem não tem uma música para chamar de sua? As marcas também têm! Existe uma indústria específica para desenvolver playlists direcionadas, que atendam a diversidades como perfil de público e até mesmo momento de compra.

Não em vão, em algumas lojas de roupas você entra no provador e se sente em uma passarela! Já em outras, você tem a sensação de tranquilidade. Pois é… Nada disso é aleatório. Marketing sensorial aplicado!

Paladar

Não há como negar que o varejo alimentício ganha pontos utilizando esse sentido na estratégia. Sabores únicos, jamais copiados, como o de uma Coca-Cola, é um forte exemplo. Contudo, não somente essa parte da indústria se beneficia!

A experiência gustativa pode estar na recepção de seus clientes com um café ou espumante, por exemplo. O impacto de lembrança, nesse caso, pode vir sobre a gentileza prestada. A marca Reserva, por exemplo, é sempre citada por fornecer cerveja ao seu cliente.

Há também as empresas que se beneficiam desse sentido de forma mais sutil. A marca Imaginarium, por exemplo, distribuiu paçocas Amor (marca) para seus clientes no mês de junho com um co-branded.

Já a marca Camiseteria, que é on-line, costuma enviar balinhas com embalagens customizadas junto aos pedidos. Vale aproveitar da imaginação e, claro, das parcerias!

Tato

Assim como a visão, o tato tem um forte poder na decisão de compra em uma loja física. Ele está relacionado a forma que você, literalmente, experimenta o produto. Sente o tecido de uma roupa, verifica a maciez de um colchão, sofá, etc.

Viu como o marketing sensorial é uma estratégia incrível para o varejo? Agora, cabe usar a imaginação e entender como aplicá-lo a seu favor!

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]