Confira o guia de linguagem e estratégias desenvolvido pela Social Miner para o dia dos namorados.
A data mais romântica do ano está chegando e a pergunta que não quer calar é: dá para amar a distância? Afinal, em tempos de distanciamento social, quem não divide o mesmo teto com os “respectivos” vai ter que ser criativo. Aliás, criatividade é uma coisa que as marcas também vão ter que usar, se quiserem se destacar aos olhos do consumidor e serem as escolhidas para presentear durante o evento.
E se você precisa de uma mãozinha, a gente pode ajudar. Nosso time de Consumer Insights estudou os históricos de campanha e organizaram um guia, com sugestões de linguagem e estratégias adequadas para o período.
A base analisada
Para este guia, analisamos 68 comunicações sazonais correspondentes ao período do Dia dos Namorados, lançadas entre 14 de maio e 14 junho de 2019. Vale destacar que os segmentos de Beleza, Moda e Acessórios e Livraria concentram 82% das campanhas avaliadas, representando aproximadamente 25% dos clientes considerados no estudo e 77% do engajamento registrado no período.
Os períodos de maior engajamento
Com a preocupação de garantir que o presente chegue a tempo para a comemoração, grande parte dos consumidores deve iniciar as buscas por ofertas com antecedência. Por exemplo: em 2019, o engajamento — que aqui é mensurado pela taxa de cliques (CTR) nas campanhas — atinge seu maior pico a cerca de 18 dias do evento, entre 25 e 27 de maio, e depois, no dia 30. Esse volume, no entanto, vai se tornando menos expressivo à medida que a data se aproxima.
Mas vale destacar que, se no ano passado o Dia dos Namorados caiu numa quarta-feira, em 2020 ele acontecerá na sexta-feira. Então, das duas, uma: podemos nos preparar para uma semana inteira com tendência de menor engajamento ou investir em boas promoções e condições de entrega a fim de impulsionar as conversões na reta final da sazonalidade.
O que usar na comunicação
Awareness é tudo
As vezes é preciso dizer o óbvio. E o Dia dos Namorados é um destes casos: as comunicações que mencionam diretamente a data apresentaram um incremento médio de 21,5% na taxa de lique (CTR) em relação às campanhas que não citavam o evento. Com a aproximação da data, é possível que o uso do termo “Dia dos Namorados” tenha atraído mais atenção do público, o que se reflete no engajamento e melhor performance das campanhas.
No entanto, vale pontuar que apenas citar o evento, não é suficiente para garantir os melhores resultados. O ideal é reforçar a mensagem, combinando tanto fatores emocionais quanto benefícios financeiros.
Conectados pela emoção — e pelos benefícios
O simples uso de termos com apelo emocional já pode significar um incremento médio de 20% no CTR das campanhas. Mas tem como ficar melhor. Então, na dúvida, aposte na dobradinha “emoção + benefícios financeiros” para atingir os 26,9% de incremento médio no CTR. Vale combinar termos como “mozão”, “crush” e similares com promoções como “X% off”. Mas fique atento: usar algo mais genérico — a exemplo de “seu amor”, “ele”, “ela”, “dele”, “dela” — é menos eficaz.
Imagens que falam mais que palavras
Se você é daqueles que se comunica com o mozão através de emojis, vai entender bem essa tendência: eles podem gerar um incremento médio de 9,5% no CTR em relação às campanhas em que não aparecem. Chocante né? Então senta porque tem mais: smiles e corações (😍) chegam a 30,1% de incremento no CTR. Porém, sem incentivos financeiros claros, os resultados podem
não ser os mesmos.”
Estratégias que não podem ficar de fora
O e-commerce é alternativa mais prática para o consumidor neste momento. Essa é a chance da sua loja provar que a experiência online não deixa em nada a desejar para os estabelecimentos físicos. E o que aproxima mais as pessoas da sua marca? O contato, pessoal e humanizado. Por isso é tão importante usar os recursos de comunicação dos quais dispõe — ferramentas de notificações, chats, plataformas de atendimento, redes sociais — para orientar e ajudar seu consumidor a encontrar o que procura.
Auxilie
Você pode criar campanhas que anunciem produtos de acordo com suas especificações, como o preço, tamanho ou modelo: uma com foco em vestidos, outra em calças ou suéteres; uma segmentação para itens de tamanho G a GG; ou de artigos até R$100. Assim, como um vendedor na loja física, você auxilia os usuários a encontrar algo bacana, dentro do que ele planejava, e que caiba no seu bolso.
Informe
Está planejando ações macro, à exemplo de “frete grátis para compras acima de R$X”? Ou tem uma política de trocas e devoluções especial para esta data, uma vez que os presentes vão para um terceiro? Então use seus canais de comunicação para deixar o consumidor que chega ao site ciente dessas vantagens. Afinal, são um diferencial que pode ser determinante na hora da compra.
Vá além da venda
Uma marca pode transmitir seu posicionamento através das ações mais simples. Por exemplo: consciente do afastamento social em que vivemos atualmente, que sem dúvida vai fazer com que muitos casais passem esse Dia dos Namorados à distância, sua empresa pode demonstrar compreensão e empatia ao oferecer serviços simples, como a customização de cartões para acompanhar a entrega dos pedidos; oferecer prazos estendidos para troca de produtos, uma vez que quem compra muitas vezes não será a pessoa que vai receber o item; ou até disponibilizar embalagens especiais, que deem ao produto aquela cara de presente.
Quer ter acesso a outros conteúdos como esse?
[gs-fb-comments]