A transformação digital tornou as pessoas cada vez mais conectadas e ajudou a diminuir distâncias geográficas e culturais. Hoje, diversas datas especiais e festas, como Valentine’s day, Halloween, Black Friday, populares principalmente nos Estados Unidos, têm ganhado cada vez mais força por aqui.

Para os varejistas, esse fato é uma ótima oportunidade para movimentar as lojas e, assim, vender mais! Na próxima semana, dia 14 de fevereiro, será comemorado o Valentine’s day e, embora já esteja em cima da hora, ainda há tempo para preparar o seu estabelecimento!

Continue a leitura e descubra algumas dicas para não perder essa oportunidade!

O que é Valentine’s day?

valentine's day

Valentine’s day ou dia de São Valentim é a data em que muitos lugares do mundo, incluindo Estados Unidos e os países europeus, celebram o dia dos namorados.

Há diferentes versões a respeito da data de celebração, bem como a respeito da história por trás da canonização de Valentim.

Existem duas versões mais aceitas sobre a escolha da data. Uma defende que 14 de fevereiro foi escolhido, porque trata-se do primeiro dia oficial em que a data foi declarada, em 496 pelo papa Gelásio.

A outra defende que essa foi a data em que Valentim foi decapitado por ordens de um imperador romano.

Quanto ao motivo da canonização de São Valentim, também existem muitas versões. Uma das mais aceitas afirma que Valentim era um padre que serviu durante século III em Roma. Quando o imperador Cláudio II decidiu que homens solteiros eram melhores soldados do que aqueles com esposas e famílias, ele proibiu o casamento de homens jovens.

Valentim, percebendo a injustiça do decreto, desafiou Cláudio e continuou a realizar casamentos para jovens amantes em segredo. Quando suas ações foram descobertas, Cláudio ordenou que ele fosse morto.

Independente da razão da escolha da data e do motivo da canonização, hoje essa data é celebrada como um culto ao amor, na qual os namorados expressam seu carinho com saudações e presentes.

Como aproveitar o Valentine’s day para vender mais?

Depois de um pouco de história, chegou a hora de saber como utilizar essa data para vender mais.

No Brasil, o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho. A escolha dessa data deve-se a dois fatores: Primeiro, que esse é um mês em que as vendas costumavam ser baixas e essa foi uma tentativa de aquecer o comércio. Segundo, porque junho é o mês de Santo Antônio, o santo casamenteiro e, por isso, foi possível fazer uma correlação com a data.

No entanto, embora tenhamos uma data oficial do dia dos namorados por aqui, cada vez mais brasileiros têm comemorado as duas datas.

Pode-se dizer que a principal razão para isso são as redes sociais, que conectam pessoas de origem ou que moram em diferentes países, o que acaba por “globalizar”, inclusive, datas comemorativas.

Vale lembrar também que a cultura norte-americana exerce grande influência no Brasil e no mundo, o que faz que suas comemorações sejam recebidas e seguidas por aqui.

Independente do motivo, essa é mais uma data para o calendário especial do varejo que as empresas precisam ficar de olho.

Veja a seguir algumas dicas de como preparar a sua loja para o Valentine’s day:

Prepare a sua vitrine

Uma decoração que faça alusão a data é essencial para lembrar ao consumidor que ela está chegando. Como ainda não é uma comemoração enraizada em nossa cultura, é preciso que muitos sejam lembrados de que ela se aproxima.

Por isso, capriche na vitrine e crie uma atmosfera romântica, com corações, fotos de casais apaixonados, flores, etc.

Não se esqueça de demonstrar produtos que sejam compatíveis com a data e colocar ofertas chamativas para que o cliente se sinta atraído ao entrar em seu estabelecimento.

Dê destaque aos produtos certos

Para se preparar adequadamente para o Valentine’s day, analise quais de seus produtos podem ser mais populares nesta data. Historicamente, categorias como jóias, flores, doces e roupas costumam ter um desempenho muito bom.

Se você ainda não iniciou campanhas, não precisa se preocupar. A maioria das pessoas costumam deixar para comprar o presente em cima da hora.

Portanto, em sua loja, deixe os produtos que tenham mais conexão com essa data em zonas quentes e, sempre que possível, ofereça descontos.

Se você possui um e-commerce, você pode criar uma sessão especial de Valentine’s day, onde serão apresentados os produtos que espera-se vender mais nessa data.

Faça parcerias

Mesmo que você não tenha produtos que, tradicionalmente, estão associados ao Valentine’s Day, ainda assim é possível tirar proveito dessa data.

Você pode fazer parceria com restaurantes, floriculturas, motéis e muitos outros estabelecimentos e oferecer descontos ou cortesias. Essa é uma estratégia que pode beneficiar sua loja e também seus parceiros.

Crie ideias vencedoras para a promoção

valentine's day

Dependendo do segmento da sua loja, você tem diversas oportunidades para atrair clientes. Você pode, por exemplo, criar uma promoção especial para casais.

Outra possibilidade é oferecer um cupom de desconto que poderá ser utilizado em junho, mês em que o dia dos namorados é oficialmente comemorado por aqui.

Você também pode oferecer lembrancinhas, brindes, fazer sorteios de cestas de café da manhã, enfim… seja criativo e trabalhe de acordo com suas possibilidades!

Pense na experiência do cliente

Como varejista, essa busca em direção a experiências deve levá-lo a estratégias omnichannel. Em vez de simplesmente vender para os consumidores, crie uma experiência na qual eles queiram comprar – uma que integre de forma fluída o digital e o físico.

Investir em marketing sensorial pode ser uma estratégia não só para o Valentine’s day, mas sim um diferencial permanente de sua loja.

E lembre-se: movimentar sua loja em datas especiais é importante. No entanto, é essencial que você crie experiências envolventes para encantar seus consumidores e, assim, garantir vendas futuras e, quem sabe, a fidelização.

Agora você já conhece as 5 dicas para gerar maior movimentação na sua loja no Valentine’s day. Datas como essas são de suma importância nas estratégias de negócio pois ajudam a atrair novos clientes e, acima de tudo, vender mais.

Falando nisso, você sabia que, por conta dos feriados prolongados, o varejo deve perder R$ 11,8 bilhões em 2020?

Para não fazer parte dessas estatísticas, você deve aproveitar todas as datas especiais, como o Valentine’s day, e criar ações para alavancar suas vendas o ano inteiro.

O Cake traz postagens semanais em seu blog, onde são apresentadas as novidades e tendências que vão ajudar na condução da sua loja. Além disso, preparamos um calendário especial, para que você não perca nenhuma das datas comemorativas. Clique aqui para acessá-lo e começar a preparar suas estratégias vencedoras agora mesmo!

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]