O que acontece se você não gerencia o estoque?

O que acontece se você não gerencia o estoque?

O monitoramento adequado das entradas e saídas dos produtos que estão no seu estoque é de extrema importância, além da avaliação do giro das mercadorias, oferece informações importantíssimas para um planejamento estratégico e aumento da competitividade no mercado.

Caso você não possua uma ferramenta para gerenciar seu estoque, você pode acabar sofrendo alguns danos, como os que destacamos abaixo:

1) Comprar itens desnecessários

O controle de itens no estoque vai determinar, sobretudo, a quantidade e o momento das compras a serem feitas pelo empreendedor junto aos fornecedores.

O desconhecimento de quantos produtos existem no estoque pode levá-lo a adquirir mais produtos sem a real demanda, deixando alguns desses itens encalhados no estoque. E estoque parado é dinheiro perdido, certo?

2) Perder mercadorias ou vendas

Sem um gerenciamento você sempre terá dúvida entre comprar produtos para garantir a venda ou não comprar para evitar custos. Algumas mercadorias, especialmente aquelas que são perecíveis, poderão ultrapassar o prazo de validade ou mesmo sair de comercialização.

Se você comprar muito menos do que certos períodos demandam, poderá perder oportunidades de venda. Um dos grandes desafios do empreendedor é levantar um estoque que se mantenha compatível com as vendas do negócio.

 Loja de sucesso em 30 dias

3) Sofrer furtos e desvios

Sem o controle de entradas e saídas, nada vai garantir que você esteja protegido de furtos.

4) Não conseguir identificar problemas

 

Como ter um panorama dos erros e problemas se não possui uma documentação do seu estoque? Não tem como, não haverá como saber se existem erros de contagem ou digitação nas entradas dos produtos. Nem se há fraudes ou extravios de artigos, se as movimentações que geram notas fiscais são registradas.

 

Agora que você já sabe o que terá que enfrentar sem uma gestão correta do seu estoque, que tal trabalhar para evitá-los?

Compartilhar: