O que acontece se você não gerencia o estoque?

O que acontece se você não gerencia o estoque?

O monitoramento adequado das entradas e saídas dos produtos que estão na sua loja é de extrema importância para a saúde do negócio. Se você gerencia o estoque, além da avaliação do giro das mercadorias, tem em mãos informações-chave para planejar ações e aumentar a competitividade da sua empresa.

Não controlar seu estoque (ou não ter uma ferramenta para isso) pode causar danos irreversíveis na gestão do seu negócio. E para você evitá-los, nada melhor que conhecê-los, certo? Então vamos lá!

 

1) Comprar itens desnecessários

O controle de itens no estoque vai determinar, sobretudo, a quantidade e o momento das compras que você deve fazer dos seus fornecedores.

O desconhecimento da quantidade de produtos que estão estocados pode levá-lo a adquirir mais produtos sem a real demanda, deixando alguns desses itens encalhados. E estoque parado é dinheiro perdido, concorda?

 

2) Perder mercadorias ou vendas

Sem um gerenciamento você sempre terá dúvida entre comprar produtos para garantir a venda ou não comprar para evitar custos. Algumas mercadorias, especialmente as perecíveis, poderão ultrapassar o prazo de validade e até mesmo sair de comercialização.

Se você comprar menos do que certos períodos demandam, poderá perder oportunidades de venda. Um dos grandes desafios do empreendedor é levantar um estoque que se mantenha compatível com as vendas do negócio.

 Loja de sucesso em 30 dias

 3) Sofrer furtos e desvios

Sem o controle de entradas e saídas, nada vai garantir que você esteja protegido de furtos.

Isso é importante principalmente para lojas ou quiosques localizados em pontos de grande circulação de pessoas.

 

4) Não conseguir identificar problemas

Como ter um panorama das falhas de gestão e outros problemas se não possui registros do seu estoque? Impossível, né?

Não haverá como saber se existem erros de contagem ou digitação nas entradas dos produtos. Nem se há fraudes e extravios de artigos ou se as movimentações que geram notas fiscais são registradas.

 

Agora que você já sabe o que terá que enfrentar sem uma gestão correta do seu estoque, que tal trabalhar para evitá-la?
Um sistema de gestão como o Cake ERP auxilia você a fazer o controle de estoque de ponta a ponta, sem a necessidade de quebrar a cabeça com planilhas e cadernetas. Teste grátis por 30 dias.

Compartilhar: