CONTEÚDO ATUALIZADO EM 31/08/2020

 

A má gestão de estoque, independentemente do tamanho da sua empresa, pode levá-la à falência! Para os pequenos empreendedores, a dificuldade é ainda maior, já que, muitas vezes, eles não têm mão-de-obra suficiente para esse trabalho.

 

Uma coisa é certa: um estoque bem organizado é uma forma de fidelizar clientes. Afinal, assim, é possível cumprir prazos de entrega, evitar a indisponibilidade de produtos, entre outros problemas.

 

Para ajudar você a manter o estoque da sua empresa sempre em dia, publicamos este artigo! Confira e siga as dicas que apresentamos!

 

Controle e registre entradas e saídas

É importante saber, em tempo real, quantos produtos estão disponíveis e mensurar a demanda por cada um deles. Basicamente, é fazer o cálculo do estoque de segurança.

 

Isso evita, principalmente, dois problemas: a perda de vendas por falta de mercadoria e compras, em excesso, de artigos que não têm tanta saída.

Atenção para produtos perecíveisestoque

Itens com prazo de validade merecem mais atenção! Tome cuidado para não abarrotar seu estoque com produtos perecíveis sem ter certeza que a saída deles é boa.

 

Compre apenas o que sabe (ou prevê, após análises) que vai vender em um prazo de tempo estipulado por você, para não perder dinheiro e não levar multas devido a produtos vencidos.

Mantenha a organização física do estoque

Para garantir que mercadorias sejam facilmente encontradas no estoque, mantenha locais específicos para cada produto e identifique-os.

 

Além de facilitar a separação, a prática ajuda a inibir furtos e facilita a realização de inventários.

Calcule a previsão da demanda

Com o controle de entrada e saídas de seu estoque, faça uma estimativa de demanda de cada produto. Assim, você reduz o risco de ficar sem produtos — imagine como isso pode ser um problema em datas comemorativas! —, ou com produtos encalhados.

Planeje e negocie suas compras

Se você tiver uma estimativa de produtos e quantidades que precisa comprar, fica mais fácil fazer um planejamento e negociar valores e entregas com seus fornecedores.

 

Por exemplo, você pode conseguir descontos nos produtos que sempre têm saída, devido ao volume e frequência das compras, e aproveitar para repassar esse valor em promoções, atraindo e fidelizando ainda mais o público!

 

 

Estabeleça processos no controle de estoque

Para evitar falhas, defina rotinas claras de como utilizar as ferramentas de controle de estoque.

 

Sempre que um produto for vendido, certifique-se de dar baixa no estoque, atualizando a quantidade. Isso evita que você fique com diferentes níveis de mercadorias nas suas planilhas de controle.

Utilize um sistema de gestão

Para facilitar sua vida e ajudar você a aplicar todas as dicas anteriores, considere utilizar um sistema de gestão, que tem como uma das funcionalidades, um módulo de gerenciamento de estoque. Um grande benefício desses sistemas é a integração entre áreas, como Compras e Vendas.

 

Ou seja, sempre que você ou a sua equipe vender ou comprar algum produto, o sistema automaticamente atualiza a quantidade em estoque. Já pensou que maravilha não precisar fazer isso manualmente?

 

Seguindo essas dicas, você vai conseguir ter uma ótima gestão de estoque dos seus produtos e evitar todos aqueles problemas clássicos que podem acabar com o seu negócio!

 

Se você conhece lojistas que precisam ler essas dicas, aproveite para compartilhar este artigo com eles ou elas por e-mail, pelas redes sociais ou pelo WhatsApp!

 

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]