Para quem é lojista, ter um bom controle do estoque não é um trabalho fácil.

Cuidar da quantidade certa de itens no inventário, garantir que elas estejam no lugar certo, ver se tem mercadorias encalhadas no estoque – ou pior, cuidar para que nenhum item importante fique em falta: todas estas preocupações são constantes.

Para resolver essas encrencas, ter um sistema de controle de estoque pode ser uma solução.

Mas como saber que sua empresa precisa de um? Como ele pode resolver este problema?

O que é um sistema de controle de estoque?

Um sistema de controle de estoque cuida de toda a trajetória dos itens dentro do estoque da empresa, do momento em que ele chega do fornecedor até sua venda.

Toda a movimentação do produto dentro da loja passa por esse controle.

Com uma solução desse tipo, informações como onde um produto está, ou há quanto tempo ele está parado no estoque – sinal para reduzir preço ou fazer uma promoção! – tem fácil acesso.

Com um controle de estoque integrado à um sistema de gestão integrado (ERP), sua empresa ganha tempo para tomar decisões mais rápidas – e isso quer dizer menos desperdício e mais economia para seu negócio.

Do depósito à prateleira da loja

Cuidar de um estoque vai muito além de garantir que nenhum produto esteja em falta. Para que tudo funcione bem, os dados devem ser precisos, do depósito até a prateleira da loja.

Saber quantos são, quais são e onde estão os produtos é uma preocupação diária de quem trabalha em um depósito, por exemplo. Com um sistema de controle de estoque, é possível saber precisamente onde está cada item.  Quando integrado com um sistema de gestão, o controle de estoque começa no momento em que os itens chegam do fornecedor.

É possível “puxar” as informações de compra para conferir se os pedidos foram entregues corretamente, evitando uma tremenda dor de cabeça.

Depois que ele chega do fornecedor, o software fica responsável por centralizar todas as informações dos produtos, como data de recebimento, data de validade (em caso de perecíveis), seu valor de compra, e onde ou como ele será armazenado.

Quais outras aplicações de um sistema de gerenciamento de estoque?

Peguemos como um exemplo uma loja de sapatos que lida com muitos itens de diferentes modelos, tamanhos e cores.  Para que não haja confusão, nem perda de tempo, cada produto pode ser cadastrado no sistema com um lugar específico.

No caso de redes com filiais ou franquias, então, não ter uma solução dedicada a este tipo de controle é loucura! Pense na economia de tempo e agilidade de atendimento que um sistema integrado de gestão pode entregar.

Se um determinado produto está em falta em uma loja, a solução pode rapidamente localizar outro estabelecimento da rede que ainda o tem, sem que a loja vendas por falta de produto.

 

Sistema de controle de estoque cake erp

Módulo de gerenciamento de Estoque do Cake ERP

Por falar em falta de produtos, um sistema de controle de estoque é a solução ideal para evitar que esse tipo de situação aconteça:

Ele permite que você cadastre indicadores para apontar o momento em que uma mercadoria está acabando nas prateleiras ou no estoque.

Além disso, ele pode identificar quais as lojas que estão performando melhor com determinado produto, indicando que eles possam ser remanejados de uma unidade para outra.

Em caso de picos sazonais de venda, o software pode identificar automaticamente as mudanças de padrão e ajustar o ritmo de compras para que nada falte. Com os indicadores certos, o sistema de controle de estoque pode ser o melhor amigo do departamento de compras.

Planilhas nunca mais!

A gente sabe como as planilhas ainda são muito utilizadas para fazer o controle de estoque no varejo. Aqui no nosso site até disponibilizamos para você baixar uma Planilha de Controle de Estoque.

Entretanto, também sabemos como simples planilhas possuem várias desvantagens, principalmente porque podem gerar erros e confusão ao lidar com as informações do inventário.

Com um sistema de controle de estoque é possível aposentar este modelo ultrapassado e fragmentado. Ao integrar a gestão do estoque com um ERP, então, as possibilidades só aumentam, e sua empresa só tem a ganhar, com mais rapidez, segurança nas informações e confiança na hora de tomar decisões.

Maximizando o giro de estoque

Em outro texto, explicamos como funciona o giro de estoque e como calculá-lo é importantíssimo para medir a saúde financeira do varejo.

Um sistema de controle de estoque bem implementado é uma grande ferramenta para aumentar seus giros de estoque, vendendo e movimentando seus produtos ao máximo.

Um bom exemplo é o uso de relatórios, como os de curva ABC (ou análise de Pareto), que classifica a importância dos produtos dentro do estoque, baseando-se na demanda.

Assim fica mais fácil saber quais os itens que tem mais ou menos saída nas lojas, ajudando a manter os níveis de estoque sempre ajustados, comprando mais ou menos quando for necessário, assim como ajuda a saber quando é hora de fazer aquela promoção.

Qual o sistema de gestão ideal para sua empresa?

O mercado oferece uma variedade de soluções de controle de estoque, das mais completas às mais simples. Todos eles contam com recursos úteis, que podem ajudar diferentes tipos e tamanhos de empresas.

Mas e daí, como escolher o melhor?

Bem, nessas horas é importante conhecer a fundo seu negócio e saber quais são as necessidades mais importantes. Isso vai ajudar a saber que tipo de solução é a mais indicada.

Sua empresa tem várias unidades, tem e-commerce, ou não possui uma estrutura própria de TI? Então talvez seja mais indicado você ter um sistema na nuvem, que permite acesso rápido, prático e descentralizado.

Se você ainda usa sistemas “velhos” (alô planilha) para fazer o controle de estoque e pedidos? Pense então na possibilidade de ter uma solução de gestão mais abrangente, um ERP que cuide tanto do estoque, quanto das compras e do financeiro para, assim, conseguir otimizar toda a gestão do seu negócio.


O Cake ERP é um software de gestão na nuvem que ajuda sua empresa a acompanhar e organizar todas as etapas de seu negócio. Compras, estoque, gestão financeira e vendas: é uma solução completa que centraliza suas informações com segurança e agilidade.

Experimente grátis o Cake ERP e veja na prática como você pode controlar melhor seu estoque e economizar mais.

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]