Hoje, quando alguém busca por um produto ou serviço, o primeiro lugar que procura é no Google. Se a sua empresa estiver cadastrada de forma correta no Google Meu Negócio, o consumidor vai encontrar todas as informações que mais importam sobre você logo de cara: endereço, telefone, horário de atendimento, fotos, ofertas, site e avaliações de clientes!

Como você já deve saber, o Google é a principal fonte de pesquisas de consumidores de todos os setores É o local no qual as pessoas buscam mais informações sobre um produto que ouviram falar ou querem encontrar quem realize determinado serviço. 

Assim, estar presente na plataforma e cadastrar informações relevantes e corretas da sua empresa é fundamental para ser encontrado, conquistar a confiança dos consumidores e aumentar as vendas.

 

Como funciona o Google Meu Negócio

Existem várias ferramentas para fazer a sua loja vender mais, mas o Google Meu Negócio merece destaque, porque além de ajudar a promover a sua marca, ele é gratuito! 

Por meio dela, quem já foi até a sua loja pode incluir fotos e comentários sobre seu negócio. Se isso já acontece, é porque sua página na plataforma já foi criada. Nesses casos, você vai precisar reivindicar o acesso, comprovando que a loja é sua, para gerenciar a página. Dessa forma, você pode personalizar e administrar sua presença no Google.

Se você está se perguntando “por que a minha loja não aparece no Google?”, fique tranquilo, pois você pode criar um perfil no Google Meu Negócio para começar a ser visto.

Entender o funcionamento dessa ferramenta é essencial para conhecer os motivos de fazer parte dela. Para ajudar você nisso, a seguir apontamos cinco benefícios que mostram a importância de fazer a sua loja aparecer no Google:

 

1. Aumento da presença online e alcance

O principal motivo de ter a sua loja no Google Meu Negócio é aumentar a sua presença na maior plataforma de busca do mundo, o Google, e assim alcançar mais pessoas, o que significa novos clientes.

Você não precisa abrir uma loja virtual para se fazer presente nesse espaço porque as pessoas não usam a internet apenas para procurar sites. Elas procuram lojas físicas que desejam visitar. O Google é a lista amarela da nossa época. Aliás, ninguém mais usa essas listas, elas não são mais impressas.

Para você ter ideia da relevância, uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil mostrou que, em 2020, o país chegou a 152 milhões de usuários conectados à internet. Um aumento de 7% em relação a 2019. Isso significa que, 81% da população com mais de 10 anos têm internet em casa e a maioria acessa por meio de celulares.

Esses consumidores recorrem ao Google quando desejam encontrar empresas que possam atender suas necessidades e desejos, a fim de acharem produtos e serviços. Também é no Google que as pessoas verificam a reputação de uma empresa ou produto.

Quanto melhor avaliada ou quanto antes a loja aparecer na pesquisa, mais confiabilidade as pessoas terão na sua marca, resultando em mais ligações telefônicas e visitas à loja, bem como ao seu site, se tiver.

 

2. Aproximação com os clientes

Como as pessoas podem deixar avaliações e comentários sobre o seu negócio na ferramenta, você vai ter uma resposta dos seus clientes sobre estarem satisfeitos ou não com seus serviços e produtos. Ao controlar o Google Meu Negócio, você também pode responder a essas interações.

Para as interações ruins, se existirem, essa é uma oportunidade única de entender o problema e se mostrar gentil em resolvê-lo. Seu comentário como empresa também aparece para todos, que vão notar que você se preocupa. Sobre os elogios, é claro, você terá a oportunidade de interagir com eles também!

Você, que é dono de loja, já sabe a importância de ter um relacionamento próximo com o consumidor para aumentar as vendas e também fidelizar clientes, não é mesmo? Então não pode perder a chance de interagir por mais esse canal. 

Além do mais, as pessoas têm atuado com localismo, ou seja, buscando comprar de negócios locais, de quem está mais próximo. Por isso estão dispostas a experimentar o que encontram na internet.

 

3. Disponibilidade de informações aos consumidores

Você pode nutrir a sua página no Google Meu Negócio com informações completas, transmitindo transparência aos consumidores. 

Você pode mostrar o que torna a sua loja especial. Informe se oferece retirada ou entrega, publique ofertas especiais, inclua fotos dos seus produtos e forneça informações práticas como mapa para ir até você, seu site, horário de funcionamento, telefone, enfim, tudo que o cliente precisa para se relacionar com o seu negócio.

 

4. Envolvimento dos clientes com a marca

Além de comentar na sua página, as pessoas também podem tirar fotos, gerando um histórico de interações. Esse é um recurso muito legal da plataforma, porque além de texto, quem está buscando conhecer você melhor verá fotos de produtos e do seu espaço, o que passa ainda mais segurança sobre o negócio.

Esse engajamento acontece de forma totalmente orgânica, ou seja, natural. A pessoa gostando da loja e dos produtos vai acabar realizando alguma publicação, tanto no Google quanto nas redes sociais, associando a marca. Dessa forma, você passa a ter consumidores que comunicam a marca por você.

É por essa razão que é fundamental estar no controle dessa ferramenta, para poder interagir e acompanhar essa movimentação.

 

5. Monitoramento de dados

Falando em movimentação, ao estar no controle do Google Meu Negócio da sua loja, você terá acesso a dados bastante interessantes. 

A plataforma disponibiliza diversos resultados sobre a performance da sua loja na página. Você poderá entender mais sobre:

  • Como seus clientes pesquisam sobre o seu negócio
  • Quantos fizeram contato, pois a ferramenta oferece ligação direta da página com o telefone da loja, então quem tem um celular na mão já pode ligar
  • Quantos pediram a rota pelo mapa
  • De onde essas pessoas são

 

Viu só? Sem gastar um centavo, você estará promovendo a sua marca e obtendo dados ricos sobre como quem se interessa por você se comporta. E entender o comportamento do seu consumidor ajudará na tomada de decisões, incentivando campanhas e mudanças necessárias para o negócio lucrar mais!

 

Como faço para minha loja aparecer no Google

Agora que a importância de aparecer no Google ficou clara, você pode estar se perguntando como ativar o Google Meu Negócio. É muito simples! Como citamos, existem dois caminhos: criando um perfil ou reivindicando um perfil existente.

 

Como criar um perfil no Google Meu Negócio

Em simples passos, você conseguirá criar o seu perfil:

  1. Acesse o gerenciador de perfis de empresas. Caso você não tenha uma conta Google, precisará criar uma para para administrar o perfil da sua loja, o que também é gratuito.
  2. Logado em uma conta Google, na página do gerenciador de perfis de empresas você poderá pesquisar pelo seu negócio. Se não encontrar a sua empresa, você deve clicar em “Inclua sua empresa no Google”.
  3. Na página seguinte, você começará a criar o perfil da sua empresa: informe o nome da sua loja e a categoria do seu negócio. Você poderá adicionar ou alterar itens depois. Clique em “Próxima”.
  4. A seguir, você vai precisar responder a uma pergunta: “Você quer adicionar um local que os clientes podem visitar, como uma loja ou um escritório?”. Clique em “Sim” e “Próxima”.
  5. O próximo item será adicionar o endereço da sua loja, com bairro, cidade, estado e CEP. É preciso preencher primeiro “Estado” para liberar “Cidade”.
  6. Na próxima página, será solicitada a confirmação de que essa é a sua empresa. Inclusive, caso você não tenha encontrado a sua loja e o Google descobrir algo semelhante, ele vai avisar e você poderá reivindicar, se for o caso. Se nenhuma das alternativas for a sua loja, escolha “Nenhuma das opções”.
  7. A seguir, vai abrir um mapa para que você aponte onde sua empresa está. Você poderá dar zoom e apontar o local com a maior precisão que conseguir.
  8. Depois, poderá informar se sua loja faz entregas ou visitas para clientes.
  9. Também poderá informar seus dados de contato, telefone e site, ou pular essa etapa, que pode ser respondida depois.
  10. Por fim, o Google fará uma verificação. Aparecerá a seguinte mensagem: “o e-mail Google cadastrado poderá gerenciar Sua Loja após a verificação. Isso pode levar alguns minutos”. Apenas contas autorizadas poderão fazer edições no perfil criado.

 

Enquanto espera, você pode inserir outras informações como horário de funcionamento, permitir que clientes enviem mensagens e também adicionar uma descrição da sua loja e fotos para que as pessoas saibam mais sobre você. 

O Google pode convidar para criar um domínio próprio, caso não tenha site, ou para participar do Google Ads, que é por onde podem ser feitos anúncios, mas que nesse caso são pagos. Se a sua intenção é apenas aproveitar o serviço gratuito, pule essas etapas.

Com a conta verificada, você terá acesso total ao gerenciador do perfil da sua loja, em que aparece uma tela inicial com todas as informações importantes e outros tópicos:

  • Postagens: para criar ofertas especiais por um determinado período de tempo que serão visualizadas pelas pessoas que encontrarem sua loja no Google.
  • Informações: nessa aba você pode editar todas as informações referentes a sua loja.
  • Insights: onde você pode ver como os clientes pesquisam pela sua empresa.
  • Avaliações: onde encontra quem avaliou sua loja e pode responder aos comentários.
  • Mensagens: se tiver habilitado essa função, os clientes podem conversar com você por meio de um chat.
  • Fotos: você pode incluir um logo, uma capa e imagens e vídeos da sua loja e dos seus produtos. A ferramenta já segmenta as áreas das fotos, dando ideias do que você pode fotografar ou filmar.
  • Produtos: aqui você pode adicionar produtos e mostrar itens do seu estoque.
  • Serviços: adicione serviços que sua empresa oferece, a plataforma já vai sugerir alguns.
  • Site: a ferramenta cria um site de forma automática para você, que pode ser usado ou não. Se já tiver um, basta alterar o endereço.
  • Usuários: se desejar, você pode adicionar outras pessoas para gerenciarem a página da sua loja no Google Meu Negócio com você. Essas pessoas precisam ter contas Google também e podem ser definidas como proprietários como você ou administradores, com alguns controles a menos.

 

Como reivindicar um perfil no Google Meu Negócio

Se acontecer de a sua empresa já ter sido cadastrada na plataforma por alguma outra pessoa que hoje a gerencia, você pode solicitar a propriedade desse perfil.

Se você não encontrar um link chamado “Reivindicar esta empresa” ou “É o proprietário desta empresa” no perfil, é porque você já é o proprietário. No seu perfil, porque estará logado na sua conta Google, procure o selo “Você gerencia o perfil desta empresa”.

Para encontrar o perfil da empresa que deseja, faça o seguinte:

  1. Acesse o mesmo gerenciador de perfis de empresas para criar um perfil que citamos no passo 1 anterior.
  2. Digite o nome e o endereço da empresa e selecione ela nos resultados da pesquisa.
  3. Encontre sua empresa na Pesquisa Google ou no Maps.
  4. No perfil da empresa, clique em “Reivindicar esta empresa”.
  5. Depois, clique em Continuar.

 

Você vai receber uma mensagem confirmando que outra pessoa já verificou o perfil. Se você tiver autorização para administrá-lo, pode solicitar acesso ao proprietário atual:

  1. Clique em “Solicitar acesso”.
  2. Preencha o formulário.
  3. Clique em “Enviar”.

 

O proprietário atual do perfil vai receber um e-mail solicitando que entre em contato com você. Você também deve receber um e-mail de confirmação.

Depois que você faz essa solicitação, o atual proprietário do perfil tem três dias para responder. Para verificar o andamento do seu pedido, basta fazer login no perfil da empresa ou clicar no link do e-mail de confirmação. Aí podem acontecer três situações:

  • Pedido aprovado: você recebe uma notificação por e-mail e pode começar a gerenciar o perfil da sua empresa!
  • Pedido recusado: você recebe uma notificação por e-mail e ainda pode sugerir edições no perfil. Além disso, você também pode contestar a solicitação recusada.
  • Pedido sem resposta: caso não tenha retorno após três dias, você pode reivindicar o perfil abrindo o e-mail de confirmação original, encontrando sua solicitação de propriedade e seguindo as instruções para fazer a verificação. Se preferir, você pode entrar no perfil da empresa e procurar o botão “Reivindicar” ou “Verificar” no painel, pois a opção de reivindicar nem sempre está disponível.

 

O novo proprietário ou administrador do perfil poderá gerenciar todos os recursos após sete dias. Antes disso, se tentar excluir ou cancelar a exclusão do perfil, remover outros proprietários ou administradores, transferir a propriedade principal para si ou para um terceiro usuário, vai receber uma mensagem de erro.

Ao excluir a própria conta nos primeiros sete dias, o novo proprietário é removido do perfil. Tudo isso para garantir que algum mal-intencionado não vá deletar a página da loja.

É bem simples levar sua loja para o Google Meu Negócio, não é? Ao gerenciar o perfil da sua loja, você só tem a ganhar: mais visibilidade para antigos e novos clientes e mais informações sobre como as pessoas interagem com a sua marca. Boas vendas!